Crowdfunding: Músicos brasileiros apostam no formato
Por Tahiana D'Egmont
Fonte: Kickante
Postado em 28 de setembro de 2015
Para quem não sabe, crowdfunding ou financiamento coletivo, como é chamado no Brasil, vem se mostrando a melhor alternativa para músicos independentes – novatos ou já consagrados –que precisam de grana para realizar um projeto.
O modelo de economia colaborativa significa que você não precisa de um investidor único e, muito menos, esperar até que seu talento seja reconhecido por uma gravadora. Aliás, muitos artistas preferem continuar independentes para não abrir mão de sua liberdade criativa, muitas vezes oprimida pelos grandes selos.
Artistas do Brasil e também do exterior estão arrecadando fundos através das plataformas de crowdfunding. Você só depende dos seus fãs e daqueles que acreditam no seu som e, em troca, eles recebem alguns benefícios (chamados de recompensas).
Se você ou sua banda querem gravar um novo CD ou DVD, podem fazer a pré-venda do álbum, assim, os contribuidores adquirem o material em primeira mão; se querem gravar um clipe, podem oferecer a participação do contribuidor no vídeo ou um agradecimento nas redes sociais em troca do apoio; e já se for viabilização de show, poderão oferecer ingressos aos contribuidores.
O cantor LOBÃO, com o apoio da sua rede de fãs e engajados em política, realizou uma campanha para a produção de seu novo CD e arrecadou um valor acima da sua meta de R$80.000,00, oferecendo desde download das músicas e CD autografado até pocket shows e patrocínio nos álbuns – conforme o valor da contribuição.
Além disso, o crowdfunding é uma forma da sua banda avaliar a receptividade e a aceitação do público antes mesmo de colocar seu trabalho no ar. Ainda, permite a aproximação do artista com os fãs, criando uma relação mais íntima.
Com a campanha ESTEBAN TAVARES: pré-venda exclusiva!, o ex-FRESNO conseguiu bater sua meta de arrecadação em 157% para a gravação de seu segundo CD, com mais de 1.200 contribuições. Leigo no assunto, ele conta que optou pelo crowdfunding, principalmente, pela questão de manter sua liberdade criativa e também ficar mais próximo de seus fãs, mas que a plataforma foi essencial. Segundo o produtor de Esteban, Carlos Carreiro, "já havia organizado outras campanhas em outras plataformas de crowdfunding, mas a Kickante tem um diferencial humano sensacional. Eles estão conosco, diariamente, orientando, resolvendo imprevistos e nos motivando a continuar".
O músico também optou por expor o orçamento do projeto aos contribuidores. Essa é uma tática para tornar a campanha mais confiável, assim, quem contribuir saberá como o dinheiro vai ser usado. O momento de definir a meta é um dos mais importantes do processo inteiro. Considere todos os gastos – de logística à distribuição - e também os possíveis imprevistos para não ter nenhuma surpresa ruim!
Está esperando o quê? Crie uma campanha de arrecadação para você e sua banda e conte com o apoio de centenas de fãs que acreditam no potencial da sua música!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps