A opinião de Renato Russo sobre "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" de Tolkien
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2025
O escritor J. R. R. Tolkien é amplamente considerado um dos maiores nomes da literatura mundial de todos os tempos e obras como "O Senhor dos Aneis", "O Hobbit" e "O Silmarillion" são as bases de qualquer livro de fantasia escrito depois. Mas o que será que o saudoso Renato Russo, líder da Legião Urbana, pensava sobre ele?
Legião Urbana - Mais Novidades
Em live no canal Pitadas do Sal, Carmen Tereza, irmã de Renato, foi questionada sobre como seu irmão navegava dentro do universo do cinema e literatura. Ela explicou que ele tinha uma espécie de Clube do Livro.
"Sim, ele era um cinéfilo apaixonado. Tanto que dizia: ‘Até uma certa idade, vou fazer música, vou fazer rock and roll. Depois, vou me dedicar ao cinema até uns 60 e poucos anos’. No dia 27, ele faria 65 anos. E, depois disso, queria ir para a escrita. Ele queria escrever livros, viver de forma reclusa e apenas escrever. Ele fazia parte de um clube de cinema chamado ASA. Algumas pessoas que participaram desse clube podem até estar nos assistindo agora, como o Luís Fernando Borges. No grupo, também estavam a atriz Ana Beatriz Nogueira, Denise Bandeira e o Felipe, que na época era diretor do Fantástico. Eles se reuniam, geralmente na casa do meu irmão, para assistir e discutir filmes", disse.
Carmen, então, começou a detalhar o amor de Renato Russo mais especificamente sobre o espectro mais fantástico da literatura. O cantor tinha predileção por assuntos medievais. "Desde muito jovem, ele já imaginava roteiros. Com 16 ou 17 anos, ele tinha histórias completas na cabeça. Uma delas era sobre o mito de Apolo e Dafne. Ele sempre gostou muito dessa temática mitológica, da Idade Média, dos templários, do Rei Artur, de Guinevere. Adorava Roma Antiga, Grécia Antiga, especialmente pelos mitos. Quando a Legião surgiu, ele trouxe referências dessas histórias para algumas músicas. Da mesma forma que fez em ‘Faroeste Caboclo’, ‘Eduardo e Mônica’ e ‘16’, ele pensava em contar histórias através das letras", disse.
Foi então que o jornalista Sal questionou diretamente Carmen: "Ele gostava de ‘O Senhor dos Anéis?’". A irmã retrucou: "Com certeza. Depois que ele faleceu, passei muito tempo no apartamento dele com o Luís Fernando Borges, organizando seus livros e discos. Ele tinha uma coleção incrível. Gostava de Tolkien, de O Hobbit, O Senhor dos Anéis. Lia tudo no original, porque, como falante nativo de inglês, conseguia ler os textos em sua versão original sem dificuldades", concluiu.
Confira a live completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


