Rush: Geddy conta como pais se conheceram num campo de concentração nazista
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 23 de janeiro de 2016
Em entrevista com a Prog, Geddy Lee, do Rush, contou um pouco da história de sua família: "Meus pais se conheceram em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra. Eles eram judeus-poloneses, e nasceram a cerca de 45 minutos distantes geograficamente um do outro."
"Eles tinham 12-13 anos quando começou a guerra, e assim que os alemães invadiram a Polônia eles foram mandados para um campo de trabalhos forçados, onde se encontraram enquanto aguardavam o destino que teriam. Depois ambos seguiram para Auschwitz; ela para o lado das mulheres e ele dos homens. Eles já haviam se interessado um pelo outro mas lá ficaram separados, então meu pai subornava os guardas para levar sapatos de presente para minha mãe, coisas assim".
"Depois de um tempo minha mãe foi transferida para Bergen-Belsen (campo de concentração no norte da Alemanha) e meu pai seguiu para Dachau (campo de concentração em Munique), e eles perderam contato até o final da guerra".
"Quando tudo terminou, meu pai seguiu até Belsen e eles se casaram ali mesmo. Belsen tinha deixado de ser um campo de trabalhos forçados para se tornar o que eles chamavam de 'campo de pessoas perdidas' e após serem libertos meus pais seguiram para os alojamentos alemães, enquanto o campo ardia em chamas, incendiado pelos soldados britânicos no que eles disseram ser necessário para eliminar doenças como o tifo, mas eu acho que eles queriam se livrar de todos os vestígios do que aconteceu ali. Seja como for, meus pais conseguiram vistos de imigração e seguiram para a América do Norte, acabando por se fixar em Toronto pois meu pai tinha uma irmã que já vivia na cidade".
Geddy conta que sua mãe sempre esteve aberta a contar histórias sobre a guerra, mesmo após a morte do pai, falecido quando ele estava com 12 anos de idade. "Perder meu pai foi muito traumático, principalmente para minha mãe, que o adorava demais. Ela nunca superou sua morte, pra ser honesto. A situação em casa ficou muito estressante pois minha mãe tinha que ir trabalhar todo dia enquanto minha avó tomava conta da gente. Eu e meus irmãos estávamos naquela fase de adolescente rebelde, e não havia ninguém que conseguisse segurar a gente. Minha irmã se tornou cada vez mais e mais revoltada, e eu passei a me interessar por outras coisas além da escola".
"Uma das coisas que me chamou atenção foi a música e me interessei em montar uma banda de rock. Então conheci este sujeito maluco chamado Alex Lifeson que foi uma péssima influência para mim - foi ele quem me apresentou à maconha. Nossa família quase se despedaçou e foi muito desgastante para minha mãe. Mas ela é uma sobrevivente e tem um espírito muito forte. E junto com Alex formamos o Rush, então nem tudo foi tão ruim assim".
Um usuário postou nos comentários da matéria que "Red Sector A", do "Grace Under Pressure" de 1984, foi inspirado no que a mãe de Geddy passou durante o Holocausto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fabio Lione detona versão original de música do Angra: "Seria legal dizer que fiz 75% dessa"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Richie Blackmore responde; qual a canção definitiva do Rainbow?
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
O curioso uso que Axl Rose faz do "botão secreto" nos shows do Guns N' Roses
Como Jack Black convenceu o Led Zeppelin a ceder "Immigrant Song" para Escola de Rock
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina


A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
A música do Led Zeppelin que é clássica, mas Geddy Lee odeia: "Muito simples e comercial"



