Baterista lembra constrangimento de indução ao Rock and Roll Hall of Fame com o Yes
Por João Renato Alves
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Em 2017, o Yes foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame. À época, a banda estava dividida em duas entidades. A que carregava o nome original tinha o guitarrista Steve Howe à frente, com o baterista Alan White como outro homenageado da noite. Também havia o Yes Featuring Jon Anderson, Trevor Rabin and Rick Wakeman.
Yes - Mais Novidades
Alheio a ambas estava o baterista Bill Bruford, outro celebrado da noite. Em entrevista à Rolling Stone, o músico lembrou como, apesar de todos terem sentado próximos, o clima foi de total desprezo de uma parte com a outra. Ele disse:
"Havia uma guerra civil acontecendo, e essa é parte da razão pela qual você não quer passar muito tempo nessas bandas. Sempre há algo assim rolando. Não me lembro muito, exceto que eu apenas disse em relação à parte musical da noite: 'Bem, Alan pode tocar bateria. Eu não quero participar dessa coisa.' Fiquei feliz em comparecer e emprestar todo o entusiasmo que pude ao evento. Mas acho que Jon e Steve estavam se dando muito mal. Até hoje o relacionamento entre eles é estranho. Não sei o que, mas algo aconteceu. De qualquer modo, sou um outsider agora."
Além de não ter participado da performance, Bruford não conseguiu falar durante o discurso do grupo, embora quisesse. "Poderia ter dito algumas palavras se Rick Wakeman tivesse calado a boca. Ele começou e não parou mais. Cerca de 20 minutos depois, as pessoas começaram a dizer: 'Acabem com isso'. Eu me senti realmente mal por Scotland Squire (viúva de Chris Squire, falecido baixista do Yes). Ela tinha levado sua filha, queria dizer algo em nome de Chris, estava pronta. Então, me senti mal quando Rick não parou de falar."
À época, Scotland publicou um manifesto online admitindo que havia preparado um discurso e não pôde falar. No entanto, ela garantiu que estava tudo bem com Rick Wakeman e não o culpava pelo ocorrido.
Alex Lifeson e Geddy Lee, do Rush, foram os responsáveis pelo discurso de indução do Yes. O baixista ainda participou do pocket show junto aos homenageados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida


O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Conceituais: 7 álbuns que fizeram história contando uma história
Pra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos


