Baterista lembra constrangimento de indução ao Rock and Roll Hall of Fame com o Yes
Por João Renato Alves
Postado em 23 de fevereiro de 2025
Em 2017, o Yes foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame. À época, a banda estava dividida em duas entidades. A que carregava o nome original tinha o guitarrista Steve Howe à frente, com o baterista Alan White como outro homenageado da noite. Também havia o Yes Featuring Jon Anderson, Trevor Rabin and Rick Wakeman.
Yes - Mais Novidades
Alheio a ambas estava o baterista Bill Bruford, outro celebrado da noite. Em entrevista à Rolling Stone, o músico lembrou como, apesar de todos terem sentado próximos, o clima foi de total desprezo de uma parte com a outra. Ele disse:
"Havia uma guerra civil acontecendo, e essa é parte da razão pela qual você não quer passar muito tempo nessas bandas. Sempre há algo assim rolando. Não me lembro muito, exceto que eu apenas disse em relação à parte musical da noite: 'Bem, Alan pode tocar bateria. Eu não quero participar dessa coisa.' Fiquei feliz em comparecer e emprestar todo o entusiasmo que pude ao evento. Mas acho que Jon e Steve estavam se dando muito mal. Até hoje o relacionamento entre eles é estranho. Não sei o que, mas algo aconteceu. De qualquer modo, sou um outsider agora."
Além de não ter participado da performance, Bruford não conseguiu falar durante o discurso do grupo, embora quisesse. "Poderia ter dito algumas palavras se Rick Wakeman tivesse calado a boca. Ele começou e não parou mais. Cerca de 20 minutos depois, as pessoas começaram a dizer: 'Acabem com isso'. Eu me senti realmente mal por Scotland Squire (viúva de Chris Squire, falecido baixista do Yes). Ela tinha levado sua filha, queria dizer algo em nome de Chris, estava pronta. Então, me senti mal quando Rick não parou de falar."
À época, Scotland publicou um manifesto online admitindo que havia preparado um discurso e não pôde falar. No entanto, ela garantiu que estava tudo bem com Rick Wakeman e não o culpava pelo ocorrido.
Alex Lifeson e Geddy Lee, do Rush, foram os responsáveis pelo discurso de indução do Yes. O baixista ainda participou do pocket show junto aos homenageados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
Duff McKagan revela planos do Guns N' Roses; "Não sabemos tocar no automático"
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Hoobastank anuncia turnê pelo Brasil com seis shows
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Roger Taylor não acha que "A Night of the Opera" seja o melhor disco do Queen
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Bruce Dickinson revela dificuldade em conseguir gostar do Batman



A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Memoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas


