Dorsia: banda lança ERS-482
Por Solano Alexandre Linck
Postado em 11 de abril de 2016
Em outubro de 2013, a banda Dorsia, então formada por Jonas Germann, o Alemão/Farinha nos vocais, de Santa Cruz do Sul, Leandro Aguilar Neto, o Spetto, na bateria, de Porto Alegre, Wilson de Oliveira, o Billy, no contra-baixo de Estrela, e Solano Alexandre Linck, na guitarra, de Arroio do Meio, finalizava a masterização do segundo álbum. No entanto, antes de divulgação, Alemão/Farinha, não compareceu a um ensaio programado para ajustar o repertório dos novos shows. E nunca mais atendeu aos telefonemas.
Diante da negativa a banda fez testes com outros vocalistas para substituir alemão. Entretanto, questões logísticas e conceituais inviabilizaram a progressão. Com isso, Spetto, também veio a abandonar o barco.
Então, Billy e Solano decidiram regravar todas as linhas de voz do álbum. A gravação foi concluída nas semanas seguintes ao ocorrido. 'Sempre soubemos cantar, mas devido à complexidade dos arranjos, achamos que imprescindível a necessidade de um vocalista. Nunca passou pela nossa mente fazer a dupla função', relataram.
A mixagem com as novas linhas vocais só ficou pronta em março de 2014, principalmente em decorrência do desânimo. 'Por anos deixamos nossa vida pessoal de lado para dedicação a um trabalho artístico, e quando ele fica pronto, não havia mais banda. Tiramos férias dessa rotina louca, para aproveitar um pouco a vida', comentam.
Em meio ao descanso, a dupla conheceu o multi-instrumentista Roger Corotto, de Imigrante, que apostou na amizade e no trabalho da Dorsia. O baterista Augusto Brock, de Arroio do Meio, que já havia tocado na banda nas primeiras formações, foi recrutado para o posto.
Solano e Billy, chegaram a ser convidados para o casamento de Alemão/Farinha em novembro de 2014. No evento, Alemão/Farinha, cogitou a vontade de voltar à Dorsia. Porém, não houve evolução nas negociações.
O ano de 2015 rendeu algumas apresentações e boas aventuras para contar.
Em fevereiro de 2016, Roger Corotto, anunciou o desligamento da banda em busca especialização em Engenharia Mecânica em Frankfurt, Alemanha, a partir de abril. 'Não tenho coragem pra largar investimentos feitos na carreira acadêmica para apostar tudo na música', declarou.
No mesmo embalo, Brock disse que a música pra ele somente era um hobbie, e que não tinha mais o mesmo prazer que antes. 'Na minha empresa tenha a satisfação de ver o crescimento do que é construído, na música não', compara.
Apesar do desligamento, Brock ainda executou os trabalhos de produção de imagem e vídeo da Dorsia. Billy e Solano, seguem o baile agora num projeto de power trio. 'Poderíamos recomeçar as sessões de filmagens do zero, mas tomaria mais tempo, e Brock e Corotto foram importantes no contexto histórico da banda[...] Com um power trio conseguiremos potencializar a essência', complementam.
O nome do álbum ERS-482, remete a estrada que passa no local onde a banda realiza ensaios. O asfaltamento da via iniciado duas vezes em 1998 e 2014, mas não foi concluído. A obra é um dos símbolos do desperdício de dinheiro público e de paciência da população local para realização do maior sonho coletivo da sociedade.
O clipe Funeral, que abre a divulgação do trabalho, é uma homenagem a entes queridos perdidos.
Link Álbum:
https://soundcloud.com/bandadorsia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
Malcolm e Angus Young explicam por que o AC/DC não desistiu após morte de Bon Scott
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Bruno Sutter explica porque abandonou carreira de humorista

Bon Jovi: chocando companheiros de banda com confissão
Chris Cornell: jornalista foi a último show e percebeu algo errado
As regras do Black Metal
História do Rock: dos primórdios aos anos 70
Por que Robert Plant "aprendeu a odiar" maior clássico da banda Led Zeppelin
O apelido irônico que Raul Seixas dava aos Paralamas do Sucesso por não curtir o som



