A droga pesada que John Lennon e Yoko usaram pelo "que os Beatles faziam com a gente"
Por André Garcia
Postado em 01 de fevereiro de 2025
John Lennon e Yoko Ono formaram um casal que abalou o mundo da música, principalmente por terem levado a culpa pela separação dos Beatles. Eles, que se conheceram numa exposição dela em Londres em 1966, se aproximaram no ano seguinte e começaram a namorar quando ele retornou do retiro espiritual feito pelos Beatles na Índia. Quando o "White Album" (1968) estava em fase final de produção, John já levava Yoko para todo lugar que ia — até mesmo a mixagem do disco (para o desgosto de Paul McCartney).
Assim como aonde um ia o outro ia junto, o que um fazia o outro fazia junto — o que incluía o uso de drogas.
Em 1970 o já ex-beatle John Lennon deu uma extensa entrevista para Jann Wenner, fundador da Rolling Stone, em que ele estava no auge de seu ressentimento com os Beatles.
Conforme publicado pelo livro John Lennon no Céu com Diamantes, de Lúcia Villares, publicado pela Editora Brasiliense em 1982, nessa entrevista ele declarou:
"A gente sofreu tanto por causa de todo mundo… E jogaram tanta bosta em mim e Yoko, principalmente em Yoko. […] Usamos heroína por causa do que os Beatles e seu pessoal faziam com a gente. Mas saímos dessa depois."
"Olha o Paul [McCartney], basta ver os jornais. Primeiro ele cansou de dizer que detestava Yoko, depois começou a dizer que gostava. Para mim é tarde demais. Eu estou do lado de Yoko. Não sei por que ela deveria receber tanta m*rda daquela gente. E George [Harrison], p*rra, insultou ela bem em frente ao escritório da Apple [que nada tem a ver com a empresa do iPhone]. […] [Bob] Dylan e algumas outras pessoas disseram que ela tinha má reputação em Nova Iorque, e George disse que ela emitia 'más vibrações' […] Ringo foi legal [com Yoko, e sua esposa] Maureen também, já outros dois…"
Segundo o site Salon o casal começou a usar heroína depois que Yoko perdeu o filho que esperava de John em novembro de 1968. Só que ele já tinha experimentado meses antes. Ao longo de 1969 aquilo virou um vício para ambos. Eventualmente John confessou o uso da droga, mas garantiu que ele apenas cheirava, que jamais injetou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps