Morre Johnny Hallyday, a maior lenda do rock francês
Por Rodrigo Contrera
Postado em 09 de dezembro de 2017
Até hoje muitos se lembram de Raul Seixas. E de quando - e como - ele morreu. Tanto que é um dos posts mais acessados no Whiplash.
Pois ontem faleceu o Raul Seixas francês. Mais, o Elvis Presley francês. O maior ídolo de rock de todos os tempos naquele país tão de bom gosto - que visitei duas vezes.
Fiquei sabendo disso ao entrar no facebook hoje pela manhã e ver uma cerimônia no Champs Elissés. Achei estranho, na hora. É eleição?, pensei. Será que é uma data comemorativa? Não pode ser.
Vi com mais cuidado e reparei na chamada. Johnny Halliday não estava mais entre eles. Caramba, mas francês não faz parada por qualquer coisa, não. Não é que nem norte-americano!
Procurei confirmação e achei. Johnny Hallyday realmente tinha ido embora.
Quem foi Johnny Hallyday? Para saberem, terão que procurar. Eu tenho que admitir: a melhor fonte não sou eu. E não serei eu a fazer o necrológio de um cara dessa envergadura. Eu, não.
Mas por que então estou escrevendo este artigo? Para chamar a atenção? Não, eu conhecia Hallyday. Só não tinha me tocado de seu real porte.
Lembro-me do Hallyday ao assistir o filme "Procurados" (Crime Spree), no qual ele faz o papel de um mafioso durão. O filme é uma comédia franco-norte-americana, nem tão conhecido assim. Mas tem algumas das cenas mais legais que já vi em filme assim (chegando perto em Máfia no Divã).
Hallyday era um cara massudo. Bonito, e de um jeito bem estiloso. Elegante, com um sorriso maroto, e bastante charmoso. Posso dizer que, das cenas do filme, ele participa quase de todas as que se destacam.
A impressão do cara se manteve em minha mente até há bem pouco tempo. Tanto que estava revendo meus filmes de referência e passei por esse, lembrando-me do cantor. Ator, apresentador, etc.
Um sujeito que as menções tratam como um homem duro com coração doce, etc. e tal. Um romântico durão. Uma espécie de último homem. Sei lá.
Fiquei observando a parada no Champs Elisées e meu olhar não parou de se maravilhar com aquilo tudo. Os carros permaneciam parados lá. Uma série de limusines. Com uma multidão acompanhando. A transmissão era ao vivo.
Este site não navega tanto assim no rock internacional, tirando os Estados Unidos e Inglaterra. Por vezes, vemos a Alemanha e os países nórdicos. Mas a França, quase nunca.
Pois termino afirmando. Hoje é um dia de luto para os franceses. Para todos os roqueiros franceses.
Informem-se sobre o Hallyday. Deve ter história a dar e vender.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
King Diamond recebe homenagem da Fundação Dinamarquesa de Artes
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
A razão que levou Humberto Gessinger a decidir não usar mais nome "Engenheiros do Hawaii"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bruce Springsteen

Donna Jean Godchaux, ex-vocalista do Grateful Dead, morre aos 78 anos
Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos
Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, morre aos 74 anos
Em 21/10/1995: Shannon Hoon, do Blind Melon, morre de overdose de cocaína



