A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
Por André Garcia
Postado em 29 de agosto de 2022
O Led Zeppelin foi formado em 1968 na Inglaterra a partir das cinzas do Yardbirds, e nos anos seguintes seu nome se tornou sinônimo de rock pesado. Por mais que o versátil Jimmy Page incorporasse os mais diversos elementos no caldeirão musical da banda, sempre se destacava o seu pesado blues rock.
Em 1973 foi lançado "The Houses of the Holy", mas em meio a faixas como "The Rain Song", "Over the Hills and Far Away", "No Quarter" e "The Ocean", uma fez os fãs coçarem a cabeça: o reggae "D'yer Mak'er" (cuja pronúncia se assemelha a Jamaica). Considerada o ponto baixo do álbum, ela passa a sensação de haver alguma coisa de errado. Conforme publicado pela Far Out Magazine, no livro John Bonham: A Thunder of Drums, de Chris Welch, o baixista John Paul Jones relevou o que era: o baterista detestava aquele estilo musical.
"John [Bonham] tinha interesse em tudo, menos jazz e reggae. Ele não chegava a odiar jazz, mas odiava tocar reggae — ele achava muito sem graça. Ele só fazia a mesma batida do começo ao fim." Segundo Jones, o desinteresse de Bonham pelo reggae levou a faixa a ser praticamente sabotada com a falta de groove. A tocando de má vontade, ele não fez qualquer questão de sua a camisa.
"Ela teria ficado boa se ele tivesse se esforçado em sua parte, mas ele não queria saber, então ficou soando horrível", concluiu o baixista
Comprovando ser uma faixa impopular não apenas entre os fãs mas também com a própria banda, "D'yer Ma'ker" está entre as 19 únicas músicas que o Led Zeppelin jamais tocou ao vivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps