Kazagastão: tese de doutorado de brasileiro sobre guitarras
Por Mário Pescada
Fonte: Kazagastão
Postado em 23 de abril de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O programa Kazagastão apresentou uma matéria bem interessante com o pesquisador brasileiro Renato Profeta, que, bem antes de ser pesquisador, é um apaixonado por música.
Depois de se aventurar por algumas bandas de rock de Belo Horizonte como guitarrista, Renato aprofundou-se no mundo acadêmico: diplomado em Engenharia de Áudio pela SAE Institute de Liverpool, bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Técnica de Riga na Letônia e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten na Alemanha.
Agora, para defender um doutorado em inteligência artificial na Universidade Técnica de Ilmenau, na Alemanha, ele teve a ideia de usar sua paixão por guitarras de uma forma bem interessante: uma tese de doutorado que busca analisar e sintetizar sons de guitarras elétricas utilizando técnicas de inteligência artificial.
Segundo Renato, a primeira etapa da pesquisa consiste na construção de um banco de dados de sons de guitarra que será utilizado para "treinar" redes neurais artificiais em busca de encontrar padrões e estruturas escondidas nos sons, que permitam melhor compreender e quantificar características específicas de diferentes modelos de guitarras e diferenciá-los. Em um segundo passo, o estudo pretende sintetizar sons de diferentes modelos de guitarras utilizando as informações obtidas". Traduzindo para o mundo leigo: É possível utilizar algoritmos de inteligência artificial para distinguir entre distintos modelos de guitarras e sintetizar seus sons com qualidade? E como nós humanos percebemos as diferenças entre diferentes tipos de guitarras elétricas?
E onde que eu, leitor/guitarrista/fã de rock, entro nisso tudo? Foi criado um teste on line para quem quiser testar seus conhecimentos para distinguir o som entre uma Fender Stratocaster e Epiphone Les Paul. O objetivo é ajudar a descobrir se diferenciar sons de dois distintos e clássicos modelos de guitarras é uma tarefa fácil ou difícil para o nosso ouvido, experiência e percepção.
Para ajudar e testar seus conhecimentos, basta acessar o link da pesquisa. Também foi criada uma página no Facebook onde ele posta novidades sobre o andamento da pesquisa.
Confira abaixo o vídeo publicado no Kazagastão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Banda de guitarrista do Judas Priest anuncia segundo disco e divulga música nova
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
O que Cazuza quis dizer com "sua piscina está cheia de ratos" em "O Tempo Não Para"
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta
O único disco de rock que Elvis Presley gravou em toda sua carreira, segundo Pete Townshend

Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Capas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa
As regras do Prog Metal
Stratovarius: em turnê pelo Brasil, guitarrista reclama da cerveja local



