Kazagastão: tese de doutorado de brasileiro sobre guitarras
Por Mário Pescada
Fonte: Kazagastão
Postado em 23 de abril de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O programa Kazagastão apresentou uma matéria bem interessante com o pesquisador brasileiro Renato Profeta, que, bem antes de ser pesquisador, é um apaixonado por música.
Depois de se aventurar por algumas bandas de rock de Belo Horizonte como guitarrista, Renato aprofundou-se no mundo acadêmico: diplomado em Engenharia de Áudio pela SAE Institute de Liverpool, bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Técnica de Riga na Letônia e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten na Alemanha.
Agora, para defender um doutorado em inteligência artificial na Universidade Técnica de Ilmenau, na Alemanha, ele teve a ideia de usar sua paixão por guitarras de uma forma bem interessante: uma tese de doutorado que busca analisar e sintetizar sons de guitarras elétricas utilizando técnicas de inteligência artificial.
Segundo Renato, a primeira etapa da pesquisa consiste na construção de um banco de dados de sons de guitarra que será utilizado para "treinar" redes neurais artificiais em busca de encontrar padrões e estruturas escondidas nos sons, que permitam melhor compreender e quantificar características específicas de diferentes modelos de guitarras e diferenciá-los. Em um segundo passo, o estudo pretende sintetizar sons de diferentes modelos de guitarras utilizando as informações obtidas". Traduzindo para o mundo leigo: É possível utilizar algoritmos de inteligência artificial para distinguir entre distintos modelos de guitarras e sintetizar seus sons com qualidade? E como nós humanos percebemos as diferenças entre diferentes tipos de guitarras elétricas?
E onde que eu, leitor/guitarrista/fã de rock, entro nisso tudo? Foi criado um teste on line para quem quiser testar seus conhecimentos para distinguir o som entre uma Fender Stratocaster e Epiphone Les Paul. O objetivo é ajudar a descobrir se diferenciar sons de dois distintos e clássicos modelos de guitarras é uma tarefa fácil ou difícil para o nosso ouvido, experiência e percepção.
Para ajudar e testar seus conhecimentos, basta acessar o link da pesquisa. Também foi criada uma página no Facebook onde ele posta novidades sobre o andamento da pesquisa.
Confira abaixo o vídeo publicado no Kazagastão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps