Renato Russo: Familiares se pronunciam sobre leilão de pertences
Por João Paulo Andrade
Postado em 02 de abril de 2018
Conforme publicamos alguns dias atrás, alguns objetos pessoais de Renato Russo serão leiloados no dia 7 de abril em um bazar beneficente promovido pelo Retiro dos Artistas. Leia mais no link abaixo.
Carmem Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo, enviou ao jornalista Sandro Nascimento, da coluna NaTelinha do Uol, uma carta aberta com o título "Desalento". Alguns trechos podem ser lidos abaixo.
"Foi com profunda tristeza, mágoa e indignação, que eu e a minha mãe, Carminha Manfredini, soubemos por um amigo que no dia do aniversário de 58 anos de meu querido e amado irmão, Renato Russo/Renato Manfredini Júnior, haveria um leilão de todos os seus pertences e objetos pessoais, autorizado pelo seu filho Giuliano Manfredini.
A tristeza é muito grande porque esses objetos, ou seja, todo o seu acervo cultural e artístico, foi guardado com muito esmero e carinho pelo seu pai, Renato Manfredini, minha mãe e por mim desde a sua morte em 1996. Cuidávamos de tudo, absolutamente tudo: de uma frase escrita por ele em um papel, de seus diários, de suas roupas, instrumentos, livros, LPS, CDS, móveis e de tantos outros objetos daquele apartamento na Rua Nascimento e Silva. E mantivemos o apartamento com a mesma decoração,mobiliário,objetos,como se ele estivesse morando ainda ali. (...)
Muitos fatos que aconteceram já há alguns anos, não foram levados a público. Na verdade, minha mãe e eu, não queríamos que assuntos familiares fossem divulgados para gerar especulações envolvendo o nome do nosso querido Renato. Infelizmente, não tivemos outra opção a não ser vir a público, pedir ajuda e mostrar nossa profunda angústia e desalento. (...)
Em hipótese alguma somos contra ajudar qualquer instituição.Muito pelo contrário. A minha mãe trabalha com caridade e projetos sociais há quase 45 anos em Brasília-DF. (...)
O que questionamos aqui é o do porquê deste leilão, quando haveria outras alternativas para socorrer o Retiro dos Artistas,que abriga pessoas que merecem todo o nosso apreço, respeito e consideração. Doações, shows beneficentes, ou mesmo como o Renato Russo fez com o seu trabalho solo, 'The Stonewall Celebration Concert'(1994), em que parte dos royalties do disco foram doados à Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, campanha organizada por Herbert de Souza. Há muitas formas de se fazer o bem verdadeiramente. (...)
Como disse Carminha Manfredini: 'É assim que uma pessoa cai no esquecimento, até desaparecer e enfim, morrer...".
Procurado pelo UOL, Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, se pronunciou sobre a carta de Carmen.
"Com todo respeito, não vou comentar assunto de foro íntimo e familiar, mesmo se tratando de missiva irascível por parte de um parente que não tem nada a ver com o legado. E que os 3 mil itens de acervo intelectual e artístico do artista Renato Russo continuam sob a responsabilidade integral do Museu da Imagem e do Som, na cidade de São Paulo."
Pertences de Renato Russo viram motivo de disputa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
As únicas faixas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio escreveu sozinho
Pastora Sarah Sheeva, filha de Baby e Pepeu, afirma que Coldplay é música do capeta
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião de Ozzy Osbourne
Apps do Whiplash.Net para Android e IOS

Renato Russo: após controvérsia, filho explica por que itens foram doados
A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
Por que é errado achar que Renato Russo era supergenial, segundo Dado Villa-Lobos
Cinema: 60 filmes pra quem ama Rock e Metal
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd



