Alien Weaponry: Vídeo promocional para o álbum de estreia, Tū

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Cunha, Fonte: esteriltipo
Enviar Correções  

publicidade

"Em 1820, o grande chefe da Guerra do Norte, Hongi Hika, partiu da Nova Zelândia para a Inglaterra. Em seu retorno, trouxe consigo a palavra de Deus e centenas de mosquetes (armas). As coisas nunca mais seriam as mesmas..."

... assim começa o vídeo do novo single do Alien Weaponry, "Kai Tangata".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O título literalmente se traduz em "comer gente" e refere-se à antiga tradição maori de comer a carne de seus inimigos após a batalha, a fim de insultá-los. É também um termo antigo para um momento de guerra.

Em sua canção épica de 7 minutos, o trio neo zelandês recria a memória das guerras dos mosquetes do início do século XIX, onde tribos Ngapuhi (do norte), armadas atacaram e dizimaram Te Arawa (Ilha Central Norte). Os vitimados, na época, ainda usavam armas tradicionais (arco/flecha e lanças).

O riff de condução que carrega a canção ecoa nos passos da celebração de guerra, enquanto o coro traça as partes do corpo como uma tatuagem, tradicionalmente usada pelos guerreiros maori. As imagens são de combate brutal entre escravos e brancos lembrando-nos do destino final daqueles desafortunados prisioneiros.

"Algumas pessoas podem achar brutal", diz o vocalista e guitarrista Lewis de Jong. "Mas são coisas que ocorreram de fato mas que ninguém gosta de falar sobre. Não estamos dizendo que é certo ou errado, estamos apenas contando uma parte da nossa história. "

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A música se refere a "nga tohu a Tūmatauenga" (os símbolos de Tūmatauenga - o deus maori da guerra), e é dessa divindade que o primeiro álbum da banda, Tū, leva o seu nome.

"Algumas das músicas do álbum são sobre batalhas ou conflitos", diz o baterista Henry de Jong, que foi o grande responsável pelas letras de Kai Tangata. "Então nós pensamos depois que era apropriado nomear o álbum de Tūmatauenga (o que não ocorreu). Tū também significa permanecer forte e sentir orgulho de si, de representar algo - o que achamos importante como banda e como pessoas ".

O vídeo tem um significado especial para a banda devido aos locais e pessoas envolvidas. Partes do clipe foram filmadas nas Waipu Caves, não muito longe de onde os membros da banda vivem. O resto foi filmado no território tribal Te Arawa dos irmãos de Jong. E muitas das pessoas em destaque no vídeo - incluindo o grupo de kapa haka Te Matarae i Orehu - são membros de sua família (Ngati Pikiao whanau) e de sua tribo (Te Arawa iwi).
 
Referências: Alien Weaponry, Napalm Records




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o LoudwireHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

Humor: as 101 regras para ser um fã da NWOBHMHumor
As 101 regras para ser um fã da NWOBHM


Sobre Ricardo Cunha

Editor no site Esteriltipo - Marketing de Conteúdo.

Mais matérias de Ricardo Cunha no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline