Alien Weaponry: Vídeo promocional para o álbum de estreia, Tū
Por Ricardo Cunha
Fonte: esteriltipo
Postado em 05 de junho de 2018
"Em 1820, o grande chefe da Guerra do Norte, Hongi Hika, partiu da Nova Zelândia para a Inglaterra. Em seu retorno, trouxe consigo a palavra de Deus e centenas de mosquetes (armas). As coisas nunca mais seriam as mesmas..."
... assim começa o vídeo do novo single do Alien Weaponry, "Kai Tangata".
O título literalmente se traduz em "comer gente" e refere-se à antiga tradição maori de comer a carne de seus inimigos após a batalha, a fim de insultá-los. É também um termo antigo para um momento de guerra.
Em sua canção épica de 7 minutos, o trio neo zelandês recria a memória das guerras dos mosquetes do início do século XIX, onde tribos Ngapuhi (do norte), armadas atacaram e dizimaram Te Arawa (Ilha Central Norte). Os vitimados, na época, ainda usavam armas tradicionais (arco/flecha e lanças).
O riff de condução que carrega a canção ecoa nos passos da celebração de guerra, enquanto o coro traça as partes do corpo como uma tatuagem, tradicionalmente usada pelos guerreiros maori. As imagens são de combate brutal entre escravos e brancos lembrando-nos do destino final daqueles desafortunados prisioneiros.
"Algumas pessoas podem achar brutal", diz o vocalista e guitarrista Lewis de Jong. "Mas são coisas que ocorreram de fato mas que ninguém gosta de falar sobre. Não estamos dizendo que é certo ou errado, estamos apenas contando uma parte da nossa história. "
A música se refere a "nga tohu a Tūmatauenga" (os símbolos de Tūmatauenga - o deus maori da guerra), e é dessa divindade que o primeiro álbum da banda, Tū, leva o seu nome.
"Algumas das músicas do álbum são sobre batalhas ou conflitos", diz o baterista Henry de Jong, que foi o grande responsável pelas letras de Kai Tangata. "Então nós pensamos depois que era apropriado nomear o álbum de Tūmatauenga (o que não ocorreu). Tū também significa permanecer forte e sentir orgulho de si, de representar algo - o que achamos importante como banda e como pessoas ".
O vídeo tem um significado especial para a banda devido aos locais e pessoas envolvidas. Partes do clipe foram filmadas nas Waipu Caves, não muito longe de onde os membros da banda vivem. O resto foi filmado no território tribal Te Arawa dos irmãos de Jong. E muitas das pessoas em destaque no vídeo - incluindo o grupo de kapa haka Te Matarae i Orehu - são membros de sua família (Ngati Pikiao whanau) e de sua tribo (Te Arawa iwi).
Referências: Alien Weaponry, Napalm Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps