Alien Weaponry: Vídeo promocional para o álbum de estreia, Tū
Por Ricardo Cunha
Fonte: esteriltipo
Postado em 05 de junho de 2018
"Em 1820, o grande chefe da Guerra do Norte, Hongi Hika, partiu da Nova Zelândia para a Inglaterra. Em seu retorno, trouxe consigo a palavra de Deus e centenas de mosquetes (armas). As coisas nunca mais seriam as mesmas..."
... assim começa o vídeo do novo single do Alien Weaponry, "Kai Tangata".
O título literalmente se traduz em "comer gente" e refere-se à antiga tradição maori de comer a carne de seus inimigos após a batalha, a fim de insultá-los. É também um termo antigo para um momento de guerra.
Em sua canção épica de 7 minutos, o trio neo zelandês recria a memória das guerras dos mosquetes do início do século XIX, onde tribos Ngapuhi (do norte), armadas atacaram e dizimaram Te Arawa (Ilha Central Norte). Os vitimados, na época, ainda usavam armas tradicionais (arco/flecha e lanças).
O riff de condução que carrega a canção ecoa nos passos da celebração de guerra, enquanto o coro traça as partes do corpo como uma tatuagem, tradicionalmente usada pelos guerreiros maori. As imagens são de combate brutal entre escravos e brancos lembrando-nos do destino final daqueles desafortunados prisioneiros.
"Algumas pessoas podem achar brutal", diz o vocalista e guitarrista Lewis de Jong. "Mas são coisas que ocorreram de fato mas que ninguém gosta de falar sobre. Não estamos dizendo que é certo ou errado, estamos apenas contando uma parte da nossa história. "
A música se refere a "nga tohu a Tūmatauenga" (os símbolos de Tūmatauenga - o deus maori da guerra), e é dessa divindade que o primeiro álbum da banda, Tū, leva o seu nome.
"Algumas das músicas do álbum são sobre batalhas ou conflitos", diz o baterista Henry de Jong, que foi o grande responsável pelas letras de Kai Tangata. "Então nós pensamos depois que era apropriado nomear o álbum de Tūmatauenga (o que não ocorreu). Tū também significa permanecer forte e sentir orgulho de si, de representar algo - o que achamos importante como banda e como pessoas ".
O vídeo tem um significado especial para a banda devido aos locais e pessoas envolvidas. Partes do clipe foram filmadas nas Waipu Caves, não muito longe de onde os membros da banda vivem. O resto foi filmado no território tribal Te Arawa dos irmãos de Jong. E muitas das pessoas em destaque no vídeo - incluindo o grupo de kapa haka Te Matarae i Orehu - são membros de sua família (Ngati Pikiao whanau) e de sua tribo (Te Arawa iwi).
Referências: Alien Weaponry, Napalm Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
O hit rock'n'roll de Elton John que ele não aguenta mais tocar ao vivo
Nightwish: a sincera opinião da ex-vocalista Anette Olzon sobre atual som da banda
O álbum clássico do Pearl Jam que o próprio Eddie Vedder diz que não consegue mais ouvir
Por que "Angraverso" incomoda tanto se na gringa isso é mais normal que andar pra frente?

Ozzy Osbourne: Ultimate Sin é um álbum injustiçado?
Silverchair: a história por trás da capa de Freak Show
Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA
Dupla sertaneja desvirtua clássico do Pink Floyd
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida
Andre Matos declara: "O Angra tinha que acabar!"



