Dio: ele se chateou após Vivian Campbell pedir para fazer backing vocals
Por Igor Miranda
Fonte: Planet Rock / Ultimate Guitar
Postado em 19 de dezembro de 2019
O guitarrista Vivian Campbell relembrou seu período ao lado de Ronnie James Dio e sua banda, Dio, em entrevista ao Planet Rock Live transcrita pelo Ultimate Guitar. Além de recontar a história de sua saída, o músico destacou uma situação curiosa em que o cantor ficou chateado.
Campbell contou que sempre quis trabalhar seus backing vocals, o que não era aprovado por Dio. "Sempre quis cantar um pouco, sabe? Nunca quis ser um cantor de fato, mas eu queria desenvolver minha voz. E lembro que quando estava no Dio, perguntei a Ronnie se poderia fazer backing vocals. Ele se chateou, enfiou o dedo na minha cara e disse: 'Não! Ritchie Blackmore nunca canta, Tony Iommi nunca canta. Guitarristas não cantam, eles tocam guitarra!'", relatou.
A reação inicial de Vivian foi lembrar-se de outros guitarristas que cantam. "Daí, eu penso... uou... Rory Gallagher, outros tantos guitarristas que cantam e me influenciaram. Talvez não sejam grandes cantores, mas tinham personalidade", afirmou.
Logo após deixar o Dio, em 1986, Vivian Campbell integrou o Whitesnake. Embora tenha ficado para apenas uma turnê, o músico aprendeu muito sobre vocais ao lado de David Coverdale.
"Em contraste, David sempre apoiou muito. Ele curtia soul music, costumávamos cantar nos chuveiros antes dos shows... chuveiros separados (risos). Tinham aqueles vestiários, tocando em arenas na América, então, nem dava para ver um ao outro. Ele estava em outro chuveiro, porém, cantávamos harmonias de músicas de Sam Cooke e outras", comentou.
Campbell reforçou que, em sua visão, Coverdale não é exatamente um vocalista de som pesado. "Esses cantores de soul influenciaram a mim e a David. Acho que David é mais um cantor de blues/soul do que metal/rock, sabe? Ele tem um timbre muito rico em sua voz", afirmou.
O rompimento com Dio
Vivian Campbell deixou de integrar o Dio em 1986. Três anos depois, saíram o baixista Jimmy Bain e o baterista Vinny Appice. O guitarrista definiu essa situação como o rompimento completo da formação original.
"Ronnie nos fez uma promessa quando começamos. Trabalhamos a troco de quase nada, não ganhamos pelas vendas de discos, merchandising ou ingressos. E a banda fazia sucesso. O acordo de Ronnie era: 'não posso pagar muito, quero que a gente se apresente como banda'. Chamava Dio por causa do nome dele, mas compúnhamos e nos apresentávamos como banda. E havia uma química, magia nos primeiros discos", afirmou.
A promessa, segundo Vivian, era que a situação ficaria mais igualitária a partir do terceiro álbum, que foi "Sacred Heart" (1985). "O álbum chegou e eu era o que cobrava. Na época, Ronnie estava em um momento obscuro, foi quando ele e Wendy (Dio, esposa e empresária dele) se separaram. Ele não estava feliz. A gente se divertiu com os dois primeiros álbuns, mas no terceiro, ninguém queria mais estar no estúdio", disse.
Ao mesmo tempo, Campbell pressionava para que suas exigências fossem atendidas, já que, entre todos, ele era o músico mais jovem e de carreira menos consolidada no passado. "Fiz a primeira parte da turnê americana, voltei para visitar minha família porque estávamos para seguir para o Reino Unido, e recebi uma correspondência dizendo que eu seria demitido se eu não assinasse um contrato, em que eu deveria trabalhar a troco de nada. Foi ruim quando isso aconteceu. Ronnie e eu acabamos tomando a decisão errada de trocar farpas pela imprensa", afirmou.
Somente após o falecimento de Ronnie James Dio, em 2010, Vivian Campbell perdoou a situação. "Deixei para trás e, como resultado, pude voltar e ouvir aqueles discos, tendo uma apreciação diferente e o celebrando. O melhor é que tudo isso foi um legado tanto de Jimmy Bain, Vinnie e meu quanto de Ronnie. Era uma banda, por isso, fico feliz de tocar essas músicas (com a banda Last In Line)", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano


A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
Bruce Dickinson teve em "Number Of The Beast" o mesmo problema de Dio em "Heaven And Hell"


