Iron Maiden: livro que cobre a fase anos 80 é espetacular
Por Mário Pescada
Fonte: Editora Denfire
Postado em 11 de março de 2020
"Lá vem mais um livro contando a história do IRON MAIDEN" pode pensar em um primeiro momento o(a) leitor(a) imediatista, porém, devo logo interromper tal pensamento e dizer que não: o que temos aqui é um baita livro sobre o IRON MAIDEN, isso sim!
Em "Where Eagles Dare - IRON MAIDEN nos Anos 80", mais uma vez o autor Martin Popoff marca outro golaço graças a sua forma magistral de contar uma história utilizando trechos de entrevistas passadas e relatos pessoais de quem estava envolvido e viveu diretamente a história, como os próprios músicos, agentes, músicos de outras bandas e até ele mesmo. Digo outro golaço, porque, para quem não sabe, seu livro anterior, "Hit The Lights: O Nascimento do Thrash", lançado ano passado também pela Editora Denfire, seguiu essa mesma fórmula e é outro que precisa ser lido.
Popoff, que é fã declarado da Donzela de Ferro e vivenciou o surgimento desse ícone do heavy metal, faz uso aqui da sua visão de fã, mas muito mais do jornalista especializado em rock/metal que se tornou - para quem não conhece, Popoff possui 90 (!) livros sobre rock/metal, 1.800 entrevistas e pasmem, mais de 7.900 resenhas, além de ter sido editor/colaborador em dezenas de revistas, sites, canais de TV, etc.
O autor vai desde os primórdios da fundação da banda com suas inúmeras mudanças de formação, analisando disco a disco, música por música, até terminar essa incrível história de sucesso em "Seventh Son Of The Seventh Son" (1987).
As 214 páginas podem parecer insuficientes à primeira vista para contar tanta história vivida desse período de 15 intensos anos, mas Popoff conseguiu de forma brilhante e, mais importante, cativante, inserir dezenas de detalhes no livro, como a influência de WISHBONE ASH sobre Steve Harris (chamado aqui de dono da banda), a inspiração no filme "The Man In The Iron Mask" (1939) para batizar a banda (e não em Margaret Thatcher), o furacão punk britânico que tomou o circuito londrino de shows, pinceladas no que foi a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), o surgimento e desaparecimento de várias bandas e sua relação com o IRON MAIDEN, o que foi a Soundhouse (de onde saiu o cartão de visitas da banda, o The Soundhouse Tapes), a obscura coletânea "Metal For Muthas" (1980), Eddie quase ter sido batizado como Bert (pensem nisso!), a saída "natural" de Di'Anno e as negociações com Bruce Dickinson, fatos por trás das memoráveis capas do ilustrador Derek Riggs, a quase desconhecida capa venezuelana de "Maiden Japan" (1981) e várias outras, muitas que mesmo fãs die-hard da banda não devem conhecer em detalhes.
Ao final, ainda tem a sessão Discografia com todos os detalhes de cada disco: data de lançamento, produtor, formação, faixas, singles da época e covers lançados para divulgação.
O livro foi confeccionado em papel couché de primeira qualidade e tem algumas fotos coloridas de divulgação da banda, de performances ao vivo, flyers, singles, etc.
Interessados nesse belíssimo relato podem fazer sua aquisição diretamente no site da Editora Denfire.
Up The Irons e boa leitura!
Ficha:
Título: Where Eagles Dare - Iron Maiden nos Anos 80
Autor: Martin Popoff
Páginas: 214
Idioma: português
Editora: Denfire
Nota: 9
Entrevista com Martin Popoff:
Resenha do livro "Hit The Lights: O Nascimento do Thrash":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Descubra a incrível história do cantor Seal sobre o Alice in Chains
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
O motivo pelo qual George Harrison odiava o movimento hippie: "Vagabundos hipócritas"
"Love Hurts", a música que inspirou uma das canções mais tristes de todos os tempos
Slash explica porque o Guns N' Roses faz shows de 3 horas e meia

Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
A música "conceitual" que Bruce Dickinson já considerou a melhor canção do Iron Maiden
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"



