Iron Maiden: livro que cobre a fase anos 80 é espetacular
Por Mário Pescada
Fonte: Editora Denfire
Postado em 11 de março de 2020
"Lá vem mais um livro contando a história do IRON MAIDEN" pode pensar em um primeiro momento o(a) leitor(a) imediatista, porém, devo logo interromper tal pensamento e dizer que não: o que temos aqui é um baita livro sobre o IRON MAIDEN, isso sim!
Em "Where Eagles Dare - IRON MAIDEN nos Anos 80", mais uma vez o autor Martin Popoff marca outro golaço graças a sua forma magistral de contar uma história utilizando trechos de entrevistas passadas e relatos pessoais de quem estava envolvido e viveu diretamente a história, como os próprios músicos, agentes, músicos de outras bandas e até ele mesmo. Digo outro golaço, porque, para quem não sabe, seu livro anterior, "Hit The Lights: O Nascimento do Thrash", lançado ano passado também pela Editora Denfire, seguiu essa mesma fórmula e é outro que precisa ser lido.
Popoff, que é fã declarado da Donzela de Ferro e vivenciou o surgimento desse ícone do heavy metal, faz uso aqui da sua visão de fã, mas muito mais do jornalista especializado em rock/metal que se tornou - para quem não conhece, Popoff possui 90 (!) livros sobre rock/metal, 1.800 entrevistas e pasmem, mais de 7.900 resenhas, além de ter sido editor/colaborador em dezenas de revistas, sites, canais de TV, etc.
O autor vai desde os primórdios da fundação da banda com suas inúmeras mudanças de formação, analisando disco a disco, música por música, até terminar essa incrível história de sucesso em "Seventh Son Of The Seventh Son" (1987).
As 214 páginas podem parecer insuficientes à primeira vista para contar tanta história vivida desse período de 15 intensos anos, mas Popoff conseguiu de forma brilhante e, mais importante, cativante, inserir dezenas de detalhes no livro, como a influência de WISHBONE ASH sobre Steve Harris (chamado aqui de dono da banda), a inspiração no filme "The Man In The Iron Mask" (1939) para batizar a banda (e não em Margaret Thatcher), o furacão punk britânico que tomou o circuito londrino de shows, pinceladas no que foi a New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), o surgimento e desaparecimento de várias bandas e sua relação com o IRON MAIDEN, o que foi a Soundhouse (de onde saiu o cartão de visitas da banda, o The Soundhouse Tapes), a obscura coletânea "Metal For Muthas" (1980), Eddie quase ter sido batizado como Bert (pensem nisso!), a saída "natural" de Di'Anno e as negociações com Bruce Dickinson, fatos por trás das memoráveis capas do ilustrador Derek Riggs, a quase desconhecida capa venezuelana de "Maiden Japan" (1981) e várias outras, muitas que mesmo fãs die-hard da banda não devem conhecer em detalhes.
Ao final, ainda tem a sessão Discografia com todos os detalhes de cada disco: data de lançamento, produtor, formação, faixas, singles da época e covers lançados para divulgação.
O livro foi confeccionado em papel couché de primeira qualidade e tem algumas fotos coloridas de divulgação da banda, de performances ao vivo, flyers, singles, etc.
Interessados nesse belíssimo relato podem fazer sua aquisição diretamente no site da Editora Denfire.
Up The Irons e boa leitura!
Ficha:
Título: Where Eagles Dare - Iron Maiden nos Anos 80
Autor: Martin Popoff
Páginas: 214
Idioma: português
Editora: Denfire
Nota: 9
Entrevista com Martin Popoff:
Resenha do livro "Hit The Lights: O Nascimento do Thrash":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O gênero musical que faz sucesso com as massas mas é "satânico", segundo Billy Corgan
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem

A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Regis Tadeu e a música do Iron Maiden que serviu pra encher linguiça mas se tornou clássico


