Thrash Metal: livro de Martin Popoff disseca o surgimento do estilo
Por Mário Pescada
Fonte: Editora Denfire
Postado em 28 de agosto de 2019
Nota: 9
É provável que o leitor não conheça Martin Popoff ou, se o conhecer de nome, não tenha tido a oportunidade de ler alguma obra sua.
Para quem não sabe, Martin Popoff é provavelmente o maior produtor de material de rock/metal de todos os tempos - sem exageros. O cara tem mais de 80 livros publicados, 1.700 entrevistas, mais de 7.900 resenhas e já trabalhou em dezenas de zines, sites, revistas, rádios, etc.
Até então, suas obras só podiam ser adquiridas se importadas, em inglês. Porém, graças a Editora Denfire, enfim os headbangers têm acesso a uma pequena parte do seu vasto catálogo. No caso em questão, falo do ótimo "Hit The Lights: O Nascimento do Thrash (no original, Hit The Lights: The Birth of Thrash)".
Para contar como foi a história do surgimento dessa vertente do metal que até hoje faz muita gente bater cabeça. Popoff faz uma varredura desde os anos 70 com a poderosa e influenciadora bateria de Cozy Powell no disco do RAINBOW "Rising" (1976), o proto-thrash do MOTORHEAD que uniu punks e headbangers e o surgimento do punk e seu desdobramento com RAMONES, GBH, DISCHARGE, D.R.I., CORROSION OF CONFORMITY, EXPLOITED, etc. Depois, o autor continua a saga do desenvolvimento do estilo, ano a ano, de 1980 até 1983 onde, no dia 25 de julho, acontece o lançamento de "Kill ‘Em All", o primeiro disco do METALLICA e, segundo o autor, a pedra fundamental do estilo.
Nesse intervalo, Popoff faz uma transcrição extremamente detalhada, praticamente mês a mês, usando de forma cronológica, trechos de entrevistas suas com dezenas de músicos que ajudaram a criar o estilo (ainda que de forma inconsciente). Tem relatos de músicos do SLAYER, METALLICA, MEGADETH, OVERKILL, ANTHRAX, VENOM, EXCITER, TESTAMENT, DEATH ANGEL e muitos outros, além de duas figuras fundamentais para a consolidação da coisa toda: Johnny Zazula (Megaforce Records) e Brian Slagel (Metal Blade Records).
Popoff ainda passa por episódios interessantes, como a polêmica se a primeira composição 100% thrash seria "The Mechanics" pelo PANIC (antiga banda de Dave Mustaine) ou "Hit The Lights" pelo LEATHER CHARM (antiga banda de James Hetfield), a citação aos brazucas do STRESS e seu disco homônimo, considerado por Popoff como um dos primeiros discos de thrash, a perspicácia de Lars Ulrich para o sucesso do METALLICA e muitos, muitos outros.
Juntar tantos relatos de forma cronológica de forma que eles contassem uma história cronológica com um resultado tão bom deve ter gerado um trabalho monstruoso. É uma sensação ímpar ler relatos acontecidos há quase 40 anos atrás (!) e imaginar como que esses adolescentes, influenciados pelos seus ídolos, iriam fundar suas próprias bandas, fundir heavy metal, NWOBHM e punk para criar um dos estilos do metal mais fortes até hoje.
Tomara que esse seja só o começo da saga Popoff no Brasil. Seus livros são material feito por e para headbangers apaixonados.
Ficha
Título: Hit The Lights: O Nascimento do Thrash (Hit The Lights: The Birth of Thrash)
Autor: Martin Popoff
Conteúdo: 200 páginas
Editora: Denfire
Preço: R$ 49,90 (frete incluso)
https://editoradenfire.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps