Como a história do Pink Floyd mudou com "Sgt. Pepper's", dos Beatles
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 27 de abril de 2020
O baterista Nick Mason, do Pink Floyd, relembrou da ocasião em que sua banda gravava o álbum de estreia, "The Piper at the Gates of Dawn", no mesmo local e período em que os Beatles trabalhavam no lendário disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Ambos os discos foram registrados em sua maioria e lançados em 1967.
Em entrevista a uma rádio, transcrita pelo Ultimate Guitar, o músico pontuou que sem "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", o Pink Floyd não poderia trabalhar da forma que trabalhou no futuro. O trabalho dos Beatles em questão mudou a forma que o mercado via os discos - antes, os singles eram bem mais importantes. Além disso, os registros anteriores do quarteto de John Lennon e Paul McCartney inspiraram a criação do grupo de Nick Mason - que, na época, era comandado por Syd Barrett.
"Gravamos nosso primeiro álbum no Abbey Road Studios e, no final do corredor, os Beatles faziam 'Sgt. Pepper's'. Fomos convidados para visitar os 'deuses' e eles estavam gravando a música 'Lovely Rita'. Foi um momento crucial, porque, sem os Beatles, nós talvez não existiríamos", afirmou.
Em seguida, Mason explicou: "Pois 'Sgt. Pepper's' foi o álbum que mudou a cara da indústria fonográfica. Até então, o foco era nos singles. Esse foi o primeiro álbum que vendeu mais que singles e permitiu que bandas como nós tivessem mais tempo e liberdade em estúdio, para fazer o que queríamos".
O baterista também refletiu sobre a magia de coexistir ao lado dos Beatles naquele momento. "'Sgt. Pepper's' era extraordinário e havia a importância de se ter um álbum dos Beatles. Não se tem algo assim atualmente. A música era importante, pois havia menos competição naquela época. Não existiam videogames e só tinham alguns filmes e programas de TV. A música era importante, era notícia de primeira página", afirmou.
Durante o bate-papo, Nick Mason ainda citou a música "My Generation", do The Who, como outro trabalho muito influente para o Pink Floyd. "Essa música nos inspirou muito, especialmente a mim. Você muda depois de conhecer Keith Moon (baterista do The Who). Não o conhecia tão bem, mas passamos algum tempo juntos, fizemos alguns shows abrindo para o The Who e alguns programas de rádio juntos. Era um evento extraordinário ter Keith conosco. Era como ter o circo em um homem só", disse.
Por fim, Mason fez elogios a outra banda, que surgiu após o Pink Floyd: o Toto. "Sempre gostei do Toto, das músicas deles, o que faziam. Jeff Porcaro era um grande baterista. Percebi isso quando meu neto me contou o que estava aprendendo em uma aula de bateria: uma música do Toto, 'Rosanna'. Então, são três gerações de fãs por aqui", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos
A música emocionante dos anos 2000 que foi considerada a nova "Bohemian Rhapsody"
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
U.D.O. anuncia o álbum "Voodoo Ranger" e lança o single "I'll Die Trying"
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"

O álbum do Pink Floyd que quase impediu Humberto Gessinger de ser músico
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour gostaria de apagar completamente da memória
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
O sujeito que se passou por David Gilmour para escapar de uma conta de 500 mil
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock


