Scorpions: Klaus Meine nega que "Wind of Change" tenha sido criada pela CIA
Por Igor Miranda
Fonte: Wind of Change podcast / UCR
Postado em 12 de maio de 2020
O vocalista Klaus Meine falou sobre um dos grandes hits do Scorpions, "Wind of Change", em entrevista a um podcast sobre a música". Foi por meio do entrevistador, o jornalista Patrick Radden Keefe, que ele descobriu, após tantos anos, a existência da teoria conspiratória de que a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) teria composto a canção.
Conspiracionistas afirmam que a CIA criou "Wind of Change" como uma espécie de uma campanha para acelerar o fim da Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética, além de infiltrar valores ocidentais na Europa oriental - até então, dominada pelo socialismo. A faixa foi lançada no álbum "Crazy World", em 1990, e saiu como single em 1991. Nessa época, a União Soviética estava em processo de dissolução.
Meine, creditado como o único compositor de "Wind of Change", ficou incrédulo com a teoria. "É bizarro. Nem em meus sonhos mais loucos, eu não poderia pensar em como essa música se conectaria com a CIA. Nunca ouvi falar disso. Estou muito surpreso. Alguém quis levar crédito pela música?", afirmou, em declaração transcrita pelo Ultimate Classic Rock.
De acordo com Patrick Radden Keefe, o rumor começou dentro da própria CIA: alguém que trabalhava na agência teria se gabado pelo fato da organização ter criado a música. "É uma teoria interessante, definitivamente. Uma boa ideia para um filme. Seria legal. Se a CIA tivesse uma música assim para mandar a um cantor, colocaria por trás da Cortina de Ferro, faria sentido. É estranho pensar nisso. Por outro lado, isso mostra o poder dessa música. Do nada, metade da Rússia está assobiando 'Wind of Change' e ninguém sabe o motivo", disse Klaus Meine, divertindo-se com a teoria.
O cantor reforçou que não só "Wind of Change", como a música como um todo, tem uma força que vai além de embalar festas, danças e transas. "Também há músicas que podem te tocar muito profundamente e, sim, provocar uma mudança. Mas acho que essa teoria toda é uma brincadeira. Não levo a sério", afirmou.
A série de podcasts que investiga a conexão entre "Wind of Change" e CIA pode ser ouvida na íntegra (em inglês, sem tradução para o português) via Spotify:
E como o Scorpions criou Wind of Change?
"Wind of Change" foi composta por Klaus Meine em 1989, durante uma passagem do Scorpions pela União Soviética para se apresentar no Moscow Music Peace Festival, que também contou com Ozzy Osbourne, Bon Jovi, Mötley Crüe e outros. Um ano antes, a banda fez uma série de 10 shows na região, todos na cidade de Leningrado, entre 17 e 26 de abril.
Meine teve a ideia da canção em um ônibus com a banda. Ele concebeu, inicialmente, a melodia do assobio. No dia seguinte, criou a letra e a harmonia principal.
A Guerra Fria como um todo teve um valor para o Scorpions, uma banda alemã. O país de origem deles estava dividido pelo Muro de Berlim, fazendo com que a Alemanha Oriental integrasse a União Soviética.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou


O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
Scorpions: a história por trás da música "Wind of Change"
A banda de hard rock dos anos 1970 que é a queridinha de Xande de Pilares


