Kiko Loureiro: "é louco ver um país rico como os EUA com o mesmo problema do Brasil"
Por Igor Miranda
Postado em 02 de junho de 2020
O guitarrista Kiko Loureiro (Megadeth, ex-Angra) aderiu à campanha #blackouttuesday / #theshowmustbepaused, em que representantes da indústria musical dos Estados Unidos - e de outros países - optaram por ficar em silêncio durante toda esta terça-feira (2). A iniciativa tem o objetivo de demonstrar solidariedade às manifestações relacionadas à violência contra a população negra no país, que estouraram após a morte de George Floyd, que, mesmo algemado, foi sufocado por minutos por um policial que colocou os joelhos no pescoço dele em Minneapolis.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Pelas redes sociais, o músico disse: "Sou brasileiro e moro nos Estados Unidos há 8 anos. É uma loucura ver um país tão rico com o mesmo problema que o Brasil. É tão errado. Não importa se é um país poderoso ou em desenvolvimento. É evidente que toda desigualdade social, distorção social, todos os problemas com educação, saúde, falta de oportunidades iguais vêm do racismo aberto (a segregação racial nos EUA) ou do racismo velado como vemos no Brasil (pesquise pela palavra 'mulata' ou por qualquer foto de uma favela)".
Ele completa, fazendo referência à causa da morte de George Floyd após uma autópsia: "Hora de sufocar e matar o racismo com 'asfixia por pressão constante'. Repensar a sociedade. Gentileza e empatia por aqueles que sofrem há gerações". Por fim, são citadas as hashtags #blackouttuesday, #blacklivesmatter e #mariellepresente - a última, em menção à vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Gomes, em um crime onde parte da sociedade questiona quem seriam os mandantes.
Desde o último dia 25 de maio, data em que George Floyd morreu, os Estados Unidos vivenciam uma onda de protestos. O vídeo que mostra a ação do policial Derek Chauvin, que pressionou o joelho sobre o pescoço de Floyd, circulou a internet e deu gás para as manifestações que estão sendo realizadas em todo o país.
Diante disso, a indústria musical também resolveu mostrar sua indignação com a campanha silenciosa nesta terça-feira (2). Hashtags como #blackouttuesday (algo como "terça-feira do blecaute") e #theshowmustbepaused (algo como "o show deve ser pausado") foram usadas para representar a iniciativa, além de #blacklivesmatter ("vidas negras importam"), tag que já existe há algum tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps