Protesto: vários músicos e bandas estão em silêncio para homenagear George Floyd
Por Igor Miranda
Postado em 02 de junho de 2020
A indústria musical dos Estados Unidos, representada por uma série de gravadoras, empresas de turnês, músicos e outros, está em silêncio durante toda esta terça-feira (2). A iniciativa tem o objetivo de demonstrar solidariedade às manifestações relacionadas à violência contra a população negra no país, que estouraram após a morte de George Floyd, que, mesmo algemado, foi sufocado por minutos por um policial que colocou os joelhos no pescoço dele em Minneapolis.
Desde o último dia 25 de maio, data em que George Floyd morreu, os Estados Unidos vivenciam uma onda de protestos. O vídeo que mostra a ação do policial Derek Chauvin, que pressionou o joelho sobre o pescoço de Floyd, circulou a internet e deu gás para as manifestações contra o racismo que estão sendo realizadas em todo o país.
Diante disso, a indústria musical também resolveu mostrar sua indignação com a campanha silenciosa nesta terça-feira (2). Hashtags como #blackouttuesday (algo como "terça-feira do blecaute") e #theshowmustbepaused (algo como "o show deve ser pausado") foram usadas para representar a iniciativa, além de #blacklivesmatter ("vidas negras importam"), tag que já existe há algum tempo.
Inicialmente, gravadoras como Atlantic, Universal, Sony, Warner, Interscope Geffen, Capitol, Elektra e outras aderiram à campanha. Depois, uma série de bandas e músicos confirmaram que também iriam participar.
Entre os nomes que aderiram, estão alguns pesos pesados do rock, como os Rolling Stones, The Who, Guns N' Roses, Aerosmith, Rush e Foo Fighters, bem como a página que repercute o legado dos Beatles nas redes. Há, ainda, músicos que se posicionaram de forma individual, como Brian May (Queen), Mike Shinoda (Linkin Park), Derrick Green (Sepultura), Mike Portnoy (Sons of Apollo, The Winery Dogs, ex-Dream Theater), Charlie Benante e Scott Ian (ambos Anthrax), Steve Vai, Lzzy Hale (Halestorm).
Veja, abaixo, uma lista com bandas e músicos que integram a campanha #blackouttuesday / #theshowmustbepaused.
Beatles
Rolling Stones
Guns N' Roses
The Who
Aerosmith
Joe Perry (Aerosmith)
Rush
Geddy Lee (Rush)
Brian May (Queen)
Foo Fighters
Derrick Green (Sepultura)
Journey
[an error occurred while processing this directive]Offspring
Matt Sorum (ex-Guns N' Roses, Velvet Revolver)
Simone Simons (Epica)
Tarja Turunen (ex-Nightwish)
[an error occurred while processing this directive]Mike Portnoy (Sons of Apollo, The Winery Dogs, ex-Dream Theater)
Mike Shinoda (Linkin Park)
Phil Campbell (Motörhead)
Charlie Benante (Anthrax)
Scott Ian (Anthrax)
Lzzy Hale (Halestorm)
Steve Vai
Mark Morton (Lamb of God)
Keith Richards (Rolling Stones)
U2
Ozzy Osbourne
Kiss
Geezer Butler (Black Sabbath)
Jimmy Page (Led Zeppelin)
Bon Jovi
Kiko Loureiro (Megadeth, ex-Angra)
Red Hot Chili Peppers
Alice in Chains
Whitesnake
Felipe Andreoli (Angra)
Arctic Monkeys
George Floyd: As reações à morte por um policial nos EUA
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps