Protesto: indústria musical dos EUA fará dia em silêncio em homenagem a George Floyd
Por Igor Miranda
Postado em 01 de junho de 2020
A indústria musical dos Estados Unidos, representada por uma série de gravadoras, empresas de turnês, músicos e outros, ficará em silêncio durante toda a próxima terça-feira (2). A iniciativa tem o objetivo de demonstrar solidariedade às manifestações relacionadas à violência contra a população negra no país, que estouraram após a morte de George Floyd, que, mesmo algemado, foi sufocado por minutos por um policial que colocou os joelhos no pescoço dele em Minneapolis.
Desde o último dia 25 de maio, data em que George Floyd morreu, os Estados Unidos vivenciam uma onda de protestos. O vídeo que mostra a ação do policial Derek Chauvin, que pressionou o joelho sobre o pescoço de Floyd, circulou a internet e deu gás para as manifestações que estão sendo realizadas em todo o país.
Diante disso, empresas como as gravadoras Warner Records, Universal, Sony, Interscope Geffen, Atlantic, Capitol, Elektra, Shady e Columbia; produtoras de turnês como a Live Nation; e músicos como Lzzy Hale (Halestorm), Tim Burgess (Charlatans) e o grupo Now United anunciaram que vão participar da campanha, chamada #TheShowMustBePaused (algo como "O show precisa ser pausado").
A imagem que tem sido compartilhada para representar adesão ao protesto silencioso traz o seguiete texto: "Devido aos recentes acontecimentos, junte-se a nós enquanto damos um passo para uma atitude urgente para gerar a responsabilidade e a mudança. Como guardiões da cultura, é nossa responsabilidade não apenas nos unirmos para comemorarmos as vitórias, mas também nos abraçarmos durante as perdas".
Outros músicos se pronunciaram de forma favorável aos protestos realizados em busca de justiça pela morte de George Floyd e da violência contra a população negra nos Estados Unidos. Veja, abaixo, algumas postagens:
Liam Gallagher (ex-Oasis): "Vidas negras importam".
Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour): "Vários caminhos nos levaram a esse ponto. Apenas um caminho vai nos tirar disso. Nós TEMOS que seguir esse caminho juntos. Lute contra a injustiça. Lute contra o racismo. Lute contra opressão".
Duff McKagan (Guns N' Roses): "Racismo contra os negros tem que acabar, mas é algo que já sabemos desde sempre. Fico atordoado e enojado quando vejo que isso ainda acontece. Não sou negro, então, não posso ter a pretensão de compreender como é ser um, porém, MAIS AINDA, não consigo entender como é ser um idiota branco racista. Não entendo, nunca vou entender. Felizmente, fui criado de forma diferente. O treinamento da polícia e a investigação de novos e antigos membros da corporação precisam mudar radicalmente. Para começar... paz para todos nós".
Mark Morton (Lamb of God): "Queridos brancos, direitos iguais e justiça igual para as pessoas de cor não significa que você precisará abrir mão de seus direitos e de sua justiça. Ninguém está tentando tirar nada de você".
Roger Waters (ex-Pink Floyd): "Silêncio branco é violência! Veja esse vídeo! Polícia e todos que servem a ela preferem intensificar a violência e incendiar a cidade a serem responsabilizados pela lei".
Jamey Jasta (Hatebreed): "Políticos corruptos e representantes corruptos são os verdadeiros saqueadores. Não se deixe enganar".
George Floyd: As reações à morte por um policial nos EUA
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
O clássico absoluto dos Raimundos que Rodolfo Abrantes não queria gravar
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde

Slipknot: "O racismo estrutural existe. O privilégio dos brancos é real", diz Weinberg
System of a Down: Serj Tankian critica Trump por se esconder em bunker durante protestos
Axl Rose, do Guns N' Roses, volta a criticar Trump e o chama de "repulsivo" e "doentio"
Slipknot: "O privilégio branco é real", afirma Jay Weinberg
Joan Jett: "Existe racismo sistêmico e desigualdade neste país"
Protesto: vários músicos e bandas estão em silêncio para homenagear George Floyd
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, elogia discurso de Trump contra protestos nos EUA
Angra: "Racismo e outros 'ismos' são um câncer à igualdade de direitos"
Esposa de Tom Araya, do Slayer, em polêmica envolvendo posts racistas
Paul McCartney: em 1964 os Beatles rejeitaram ato de racismo nos EUA
Living Colour: Novo vídeo de "This Is The Life", com cenas de protestos antirracismo
Rock e Metal: Bandas se colocam contra o racismo e surpreendem zero pessoas


