Cavern Club: casa que revelou os Beatles pode fechar para sempre devido à pandemia
Por Igor Miranda
Postado em 17 de agosto de 2020
O Cavern Club, casa de shows lendária de Liverpool (Inglaterra) notável por revelar os Beatles, pode fechar para sempre. O motivo é a pandemia do novo coronavírus, que afetou o funcionamento de locais destinados ao entretenimento em todo o mundo.
A informação foi confirmada pelos proprietários do local em contato com representantes do poder público. Mesmo autorizada a funcionar com uma série de restrições, a casa de shows depende de um fundo de recuperação cultural oferecido pelo governo da Inglaterra - os responsáveis pelo pub enviaram um pedido para obter o recurso, que pode ou não ser aprovado.
Em entrevista ao site Liverpool Echo, um dos gestores do Cavern Club, Bill Heckle, contou que o local tem perdido 30 mil euros (quase R$ 200 mil, na cotação atual) por semana desde o início da pandemia. Cerca de 20 funcionários tiveram de ser dispensados e há mais demissões pela frente. A "sorte" é que os administradores guardaram bastante dinheiro, o que viabilizou a sobrevivência da casa noturna até agora.
O prefeito de Liverpool, Joe Anderson, também falou sobre o assunto em depoimento ao site. "Esse fato mostra o quanto a nossa indústria musical está em perigo. Esse vírus causou dor e sofrimento inimagináveis aos afetados diretamente, mas está provando ser uma ameaça existencial à nossa cena cultura como um todo", disse.
Fundado em 1957, o Cavern Club recebeu cerca de 300 shows dos Beatles antes da chamada "Invasão Britânica", que consolidou a banda mundialmente. O local fechou em maio de 1973, sendo reaberto em 1984. Cinco anos depois, voltou a encerrar atividades, que foram retomadas em 1991 até os dias de hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps