Roger Waters diz qual era a pior música de cantar do Pink Floyd: "Destruía minha garganta"
Por André Garcia
Postado em 21 de maio de 2025
A obra-prima do Pink Floyd, "Dark Side of The Moon" (1973), é o álbum de estúdio de uma banda de rock mais vendido de todos os tempos (perdendo apenas para o "Back in Black" do AC/DC). Depois daquele disco eles foram alçados a um dos maiores gigantes do rock inglês.
É claro que depois disso a música da banda e a vida de seus integrantes nunca mais foi a mesma. Antes disso, no entanto, o Pink Floyd era bem diferente.
Álbuns como "Ummagumma" (1969) e "Atom Heart Mother" (1970) mostravam uma banda sem direção. Eles queriam se afastar do rock espacial psicodélico de Syd Barrett, mas ainda não tinham encontrado uma nova identidade, e torciam o nariz para algo mais pop e acessível.

Nessa fase uma das músicas que eles mais tocavam em seus shows era "Careful With That Axe Eugene" (do "Ummagumma"). Sua dinâmica musical é similar à de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, com verso calmo e refrão barulhento e berrado. O destaque fica para o grito de Roger Waters, que lembra até os de Kurt Cobain.

Em sessão de perguntas e respostas em seu canal no YouTube Roger Waters foi perguntado quando foi a última vez que ele tocou 'Careful With That Axe Eugene' — e se ele ainda conseguia dar aquele grito:
"Não, eu não consigo [risos]! Sabe, aquele grito que eu dava [quando a gente tocava essa música no Pink Floyd] antigamente era tão prejudicial para toda a parte fisiológica das minhas cordas vocais, garganta e tal… Eu que simplesmente não sabia disso na época. Eu era ignorante feito um porco. Não que porcos sejam tão ignorantes assim… mas eu era."

Em 1972, querendo ser do-contra e fazer um "anti-Woodstock" o Pink Floyd fez um show sem plateia, filmado nas ruínas da Pompéia (destruídas em 79 d.C por um vulcão). Lá eles tocaram, entre outras músicas populares em seu repertório pré-Dark Side of the Moon, "Careful With That Axe Eugene". Confira abaixo o trecho onde Roger Waters dava seu grito de filme de terror:
Essa música foi lançada em 1969 no álbum "Ummagumma", mas já era tocada ao vivo desde o ano anterior. Segundo o site Setlist.fm, ela foi obrigatória no repertório da banda de 68 a 73, mas depois disso foi esquecida por ela (exceto por algumas raras apresentações em 74 e 77).

O tal grito de Waters acabou sendo aposentado (para alívio de sua garganta); mas, se você prestar atenção vai ouvir ele em meio a efeitos sonoros no final da faixa "Run Like Hell", do "The Wall" (1979):
Se você prestar atenção, esse grito está presente também em "Another Brick in the Wall" (Part II), logo antes da entrada do vocal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps