Adrian Smith saiu do Iron Maiden por gerar irritação com desânimo por "No Prayer"
Por Igor Miranda
Postado em 11 de setembro de 2020
Após lançar dois álbuns mais elaborados e com presença de sintetizadores na sonoridade - "Somewhere in Time" (1986) e "Seventh Son of a Seventh Son" (1988) -, o Iron Maiden decidiu simplificar tudo em "No Prayer for the Dying" (1990), seu oitavo álbum de estúdio. O problema é que essa mudança de direcionamento custou a saída do guitarrista Adrian Smith.
Em entrevista a um programa de rádio, com transcrição do Ultimate Guitar, Smith relembrou sobre o período de sua saída do Maiden, onde discordou da orientação mais simplista que o então novo álbum da banda teria. O guitarrista queria manter a fórmula dos dois trabalhos anteriores e revelou, neste bate-papo, que estava sem entusiasmo para trabalhar em "No Prayer for the Dying" - embora uma de suas composições, "Hooks in You", co-assinada com o vocalista Bruce Dickinson, tenha sido mantida na tracklist.
"Estávamos com uma sonoridade mais produzida, talvez mais refinada. O que quis Steve queria fazer depois disso, talvez Bruce também, era um som mais 'direto e reto'. Ele estava com o estúdio móvel dos Rolling Stones, não tínhamos tantas músicas prontas e, para ser honesto, eu estava sofrendo", afirmou, inicialmente.
O guitarrista disse que estava "desesperadamente tentando compor algo brilhante", como os demais colegas também estavam procurando fazer. "Eu estava sofrendo, não sei o porquê, talvez por estar dando duro demais", disse.
Smith chegou a iniciar as gravações de "No Prayer for the Dying" com a banda. "Iniciamos a gravar, chegamos a trabalhar no início. Acho que minha falta de entusiasmo irritou o outro cara e foi isso, sério", concluiu.
Ouça à entrevista no player de vídeo a seguir, em inglês e sem legendas.
No fim das contas, a vaga de Adrian Smith foi ocupada por Janick Gers. Quando Smith retornou, em 1999, a banda optou por manter Gers. Desde então, o grupo se apresenta como um sexteto, trazendo três guitarristas: os dois já mencionados e Dave Murray.
Em entrevista à revista "Classic Rock", no ano 2000, Bruce Dickinson demonstrou não gostar muito de "No Prayer for the Dying". "Uma m*rda! É um disco que soa como m*rda e eu gostaria que não o tivéssemos feito dessa forma", comentou, na ocasião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
O cara que conseguiu fazer Neil Peart aceitar dicas na bateria
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine

Por que Adrian Smith não entrou no Iron Maiden junto de Dave Murray
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Antes do "Reign in Blood" o Slayer já disse ser mais pesado que o Iron Maiden
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Empresário do Iron Maiden coloca 2 shows no Brasil entre os mais importantes da história da banda


