Adrian Smith saiu do Iron Maiden por gerar irritação com desânimo por "No Prayer"
Por Igor Miranda
Postado em 11 de setembro de 2020
Após lançar dois álbuns mais elaborados e com presença de sintetizadores na sonoridade - "Somewhere in Time" (1986) e "Seventh Son of a Seventh Son" (1988) -, o Iron Maiden decidiu simplificar tudo em "No Prayer for the Dying" (1990), seu oitavo álbum de estúdio. O problema é que essa mudança de direcionamento custou a saída do guitarrista Adrian Smith.
Em entrevista a um programa de rádio, com transcrição do Ultimate Guitar, Smith relembrou sobre o período de sua saída do Maiden, onde discordou da orientação mais simplista que o então novo álbum da banda teria. O guitarrista queria manter a fórmula dos dois trabalhos anteriores e revelou, neste bate-papo, que estava sem entusiasmo para trabalhar em "No Prayer for the Dying" - embora uma de suas composições, "Hooks in You", co-assinada com o vocalista Bruce Dickinson, tenha sido mantida na tracklist.
"Estávamos com uma sonoridade mais produzida, talvez mais refinada. O que quis Steve queria fazer depois disso, talvez Bruce também, era um som mais 'direto e reto'. Ele estava com o estúdio móvel dos Rolling Stones, não tínhamos tantas músicas prontas e, para ser honesto, eu estava sofrendo", afirmou, inicialmente.
O guitarrista disse que estava "desesperadamente tentando compor algo brilhante", como os demais colegas também estavam procurando fazer. "Eu estava sofrendo, não sei o porquê, talvez por estar dando duro demais", disse.
Smith chegou a iniciar as gravações de "No Prayer for the Dying" com a banda. "Iniciamos a gravar, chegamos a trabalhar no início. Acho que minha falta de entusiasmo irritou o outro cara e foi isso, sério", concluiu.
Ouça à entrevista no player de vídeo a seguir, em inglês e sem legendas.
No fim das contas, a vaga de Adrian Smith foi ocupada por Janick Gers. Quando Smith retornou, em 1999, a banda optou por manter Gers. Desde então, o grupo se apresenta como um sexteto, trazendo três guitarristas: os dois já mencionados e Dave Murray.
Em entrevista à revista "Classic Rock", no ano 2000, Bruce Dickinson demonstrou não gostar muito de "No Prayer for the Dying". "Uma m*rda! É um disco que soa como m*rda e eu gostaria que não o tivéssemos feito dessa forma", comentou, na ocasião.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Por que Adrian Smith não entrou no Iron Maiden junto de Dave Murray
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
A música brutal do Machine Head inspirada em catástrofes reais e com influência de Iron Maiden
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A música "conceitual" que Bruce Dickinson já considerou a melhor canção do Iron Maiden
Bruce Dickinson revela qual a sua música favorita do Led Zeppelin


