Edu Falaschi, ex-Angra, nega ter mudado letras de "Temple of Shadows" e errado interpretação
Por Igor Miranda
Postado em 31 de outubro de 2020
Edu Falaschi não entendeu as letras que ele próprio canta no álbum "Temple of Shadows", lançado pelo Angra em 2004? Essa foi a alegação do guitarrista Rafael Bittencourt, que compôs todo o texto do disco, mas o vocalista garante que isso não é verdade.
Em uma recente entrevista ao empresário Paulo Baron, no canal de Regis Tadeu no YouTube, Edu Falaschi aceitou responder a algumas perguntas enviadas por Rafael Bittencourt. Em uma delas, o guitarrista afirma que o cantor interpretou equivocadamente o conceito de "Temple of Shadows" e que as letras foram modificadas no novo DVD solo do artista, "Temple of Shadows in Concert" - cujo lançamento teria sido bloqueado no Brasil devido a questões de direitos autorais, em um entrave entre os dois músicos.
"Eu, Rafael Bitencourt, sou autor de todos os textos de 'Temple of Shadows'. Digo que o Shadow Hunter é um personagem autobiográfico que contesta os dogmas da igreja na era medieval, sem nunca perder a fé. Essa história de fé trouxe muitos fãs evangélicos para a base do Angra. Por que você disse em entrevistas que 'Temple of Shadows' versa sobre a perda da fé? Por que você mudou trechos de letras?", perguntou Rafael Bittencourt, conforme lido por Paulo Baron.
"Acho que ele está equivocado", respondeu Edu Falaschi, inicialmente. "Existe até um vídeo no YouTube do Moita (Heavy Talk), que tem um programa sobre leituras de temas de discos, interpretando os temas. Não sou eu quem estou falando. O personagem perdeu a fé, se decepcionou com a igreja e perdeu a fé em Cristo. Isso o disco conta. O cara fez a interpretação das letras e fez a matéria falando isso. Então, é isso", afirmou.
Edu, em seguida, completou: "Eu vi, parece que depois apagaram, mas o Rafa deu alguns depoimentos de que o texto do 'Temple of Shadows' é uma lista negra. Não sou eu quem estou falando. É um tema polêmico, sobre fé. Eu, como cantor, fui a voz daquilo tudo. Para mim, na época, foi horrível. Fiquei na minha, pois eu trabalhava no Angra, e precisava cantar. Eu fingia como um ator, interpretando as letras. É um contexto de fé diferente do que eu acredito".
Falaschi garantiu que não fez qualquer alteração nas letras das músicas de "Temple of Shadows" em seu novo DVD, que traz o álbum sendo tocado na íntegra junto de uma orquestra e outros convidados. "No meu DVD, as letras estão exatamente como no álbum. Não houve mudança. Pode conferir. Coloco o teleprompter para as letras. Minha memória é atrapalhada mesmo, mas no meu DVD, não tem mudança nenhuma", disse.
Em outra pergunta lida por Paulo Baron, Rafael Bittencourt diz: "Autorização de letra sem aprovação prévia do autor é crime, assim como a distorção de um conteúdo artístico. Você sabia disso ou foi um ato ingênuo?".
Falaschi, então, respondeu: "Assista ao DVD todo e veja se há alguma mudança de letra. Se eu mudei alguma letra, ele que prove. Mando o DVD, ele assiste e vê se eu mudei uma frase".
Angra: A bombástica entrevista de Rafael Bittencourt ao Heavy Talk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps