Edu Falaschi, ex-Angra, nega ter mudado letras de "Temple of Shadows" e errado interpretação
Por Igor Miranda
Postado em 31 de outubro de 2020
Edu Falaschi não entendeu as letras que ele próprio canta no álbum "Temple of Shadows", lançado pelo Angra em 2004? Essa foi a alegação do guitarrista Rafael Bittencourt, que compôs todo o texto do disco, mas o vocalista garante que isso não é verdade.
Em uma recente entrevista ao empresário Paulo Baron, no canal de Regis Tadeu no YouTube, Edu Falaschi aceitou responder a algumas perguntas enviadas por Rafael Bittencourt. Em uma delas, o guitarrista afirma que o cantor interpretou equivocadamente o conceito de "Temple of Shadows" e que as letras foram modificadas no novo DVD solo do artista, "Temple of Shadows in Concert" - cujo lançamento teria sido bloqueado no Brasil devido a questões de direitos autorais, em um entrave entre os dois músicos.
"Eu, Rafael Bitencourt, sou autor de todos os textos de 'Temple of Shadows'. Digo que o Shadow Hunter é um personagem autobiográfico que contesta os dogmas da igreja na era medieval, sem nunca perder a fé. Essa história de fé trouxe muitos fãs evangélicos para a base do Angra. Por que você disse em entrevistas que 'Temple of Shadows' versa sobre a perda da fé? Por que você mudou trechos de letras?", perguntou Rafael Bittencourt, conforme lido por Paulo Baron.
"Acho que ele está equivocado", respondeu Edu Falaschi, inicialmente. "Existe até um vídeo no YouTube do Moita (Heavy Talk), que tem um programa sobre leituras de temas de discos, interpretando os temas. Não sou eu quem estou falando. O personagem perdeu a fé, se decepcionou com a igreja e perdeu a fé em Cristo. Isso o disco conta. O cara fez a interpretação das letras e fez a matéria falando isso. Então, é isso", afirmou.
Edu, em seguida, completou: "Eu vi, parece que depois apagaram, mas o Rafa deu alguns depoimentos de que o texto do 'Temple of Shadows' é uma lista negra. Não sou eu quem estou falando. É um tema polêmico, sobre fé. Eu, como cantor, fui a voz daquilo tudo. Para mim, na época, foi horrível. Fiquei na minha, pois eu trabalhava no Angra, e precisava cantar. Eu fingia como um ator, interpretando as letras. É um contexto de fé diferente do que eu acredito".
Falaschi garantiu que não fez qualquer alteração nas letras das músicas de "Temple of Shadows" em seu novo DVD, que traz o álbum sendo tocado na íntegra junto de uma orquestra e outros convidados. "No meu DVD, as letras estão exatamente como no álbum. Não houve mudança. Pode conferir. Coloco o teleprompter para as letras. Minha memória é atrapalhada mesmo, mas no meu DVD, não tem mudança nenhuma", disse.
Em outra pergunta lida por Paulo Baron, Rafael Bittencourt diz: "Autorização de letra sem aprovação prévia do autor é crime, assim como a distorção de um conteúdo artístico. Você sabia disso ou foi um ato ingênuo?".
Falaschi, então, respondeu: "Assista ao DVD todo e veja se há alguma mudança de letra. Se eu mudei alguma letra, ele que prove. Mando o DVD, ele assiste e vê se eu mudei uma frase".
Angra: A bombástica entrevista de Rafael Bittencourt ao Heavy Talk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Rafael Bittencourt, do Angra, não recusa tocar com Aquiles, mas questiona seu caráter
Andre Matos, ex-Angra recusou participar de homenagem a "Angels Cry" em 2013
Edu Falaschi, ex-Angra, explica erro que bloqueou direitos autorais de várias músicas
Criação do Angra passa por influências que vão de Helloween a Tom Jobim
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
Teoria aponta que hiato do Angra pode ter sido estratégia para impulsionar show no Bangers


