Edu Falaschi, ex-Angra, explica erro que bloqueou direitos autorais de várias músicas
Por Igor Miranda
Postado em 02 de novembro de 2020
O ex-vocalista do Angra, Edu Falaschi, explicou em uma entrevista conduzida pelo ex-empresário da banda, Paulo Baron, no canal de Regis Tadeu no YouTube, qual foi o erro que causou o bloqueio dos direitos autorais de várias músicas do grupo por pelo menos 5 anos. As declarações foram transcritas pelo Whiplash, com sutis adaptações para o texto escrito.
A situação foi revelada anteriormente pelo guitarrista Rafael Bittencourt, em entrevista ao canal Heavy Talk. "Ele fez um contrato com uma editora musical e em um anexo ao contrato, ele colocou as obras dele, com as autorias dele, só que completamente diferentes dos cadastros já feitos, ou seja, acordos existentes. Nessa lista, tem músicas que nem são dele. Tem músicas do Andre Matos, músicas até de outras bandas. Ele assinou para a editora constando, por exemplo, músicas do Iron Maiden e do Genesis", afirmou.
Bittencourt destacou que isso gerou duplicidade no cadastro, então, os pagamentos de direitos autorais aos músicos do Angra foram bloqueados. "Quando se cadastra uma obra autoral e você vai lá e faz outro cadastro, gera duplicidade. Se houver inconsistência, cadastros diferentes, nenhum autor recebe", disse.
Agora, nesta entrevista conduzida por Paulo Baron, Bittencourt enviou algumas perguntas para que sejam respondidas por Edu Falaschi. Uma delas dizia: "Eu, Rafael Bittencourt, não estou recebendo direitos autorais de quase 50 músicas desde 2015 por conta de um erro de cadastro que você fez junto a uma grande editora. O que você diz saber sobre isso?".
"Isso já foi resolvido", declara Falaschi. "O responsável do publishing do Angra entrou em contato. Aconteceu um erro que, inclusive, me prejudicou. Assinei com a Warner para tornar-se a editora e eles pegaram uma lista de direitos conexos e registraram como autorais", afirmou.
Em seguida, Edu disse: "Acho engraçado ele perguntar isso, pois eu me prejudiquei com isso. 'Nova Era' e 'Bleeding Heart', por exemplo, estava com o nome do Ricardo Confessori (baterista), que nem estava na banda. [...] Músicas minhas. E ele falou de 50 músicas. Eu tenho muitas autorias minhas. 'Nova Era', 'Spread Your Fire', 'Angels and Demons', 'Bleeding Heart', 'Wishing Well', 'Heroes of Sand'... do álbum 'Aqua', tem várias. Todas elas passaram para o nome de pessoas que nem estavam na banda".
O cantor afirmou que "foi um erro de cadastro da mulher que pegou a documentação". "Ela não sabia e fez errado. Por que eu mesmo iria me prejudicar? Passar o registro de música minha para outros caras? E parece que já resolveram", comentou.
Angra: A bombástica entrevista de Rafael Bittencourt ao Heavy Talk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Rafael Bittencourt, do Angra, não recusa tocar com Aquiles, mas questiona seu caráter
Andre Matos, ex-Angra recusou participar de homenagem a "Angels Cry" em 2013
Edu Falaschi, ex-Angra, interpretou "Temple of Shadows" errado, diz Rafael Bittencourt
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro


