Andre Matos, ex-Angra recusou participar de homenagem a "Angels Cry" em 2013
Por Igor Miranda
Fonte: Heavy Talk
Postado em 29 de outubro de 2020
O guitarrista Rafael Bittencourt revelou, em entrevista ao canal de YouTube "Heavy Talk", que o primeiro vocalista Andre Matos, falecido em 2019, não quis participar da homenagem que o Angra fez, em 2013, aos 20 anos do álbum de estreia, "Angels Cry". As declarações foram transcritas pelo Whiplash, com sutis adaptações para o texto escrito.
O assunto veio à tona em meio a uma longa declaração sobre os problemas que Rafael Bittencourt vem tendo com outro vocalista que passou pelo Angra, Edu Falaschi, que ocupou a vaga de Andre Matos. Durante sua fala, o guitarrista contou que busca enxergar a banda como uma "órbita enorme de artistas" e que busca interagir com todos, mas que nem sempre obtém respostas positivas.
Ele, então, citou a homenagem que seria feita ao disco "Angels Cry", em 2013, e que acabou acontecendo de uma forma diferente. Na época, o Angra chegou a gravar e lançar um DVD ao vivo, intitulado "Angels Cry 20th Anniversary Tour", mas com a formação atual, sem participação de Andre Matos, e convidados como Uli Jon Roth, Tarja Turunen e outros.
"Eu queria fazer uma homenagem ao 'Angels Cry' (1993), envolver o Andre (Matos, vocalista) - que não quis -, fazer o Angra Friends. E convidei o Edu Falaschi mais de uma vez para participar do Angra & Friends. Eu imaginava o Angra como uma órbita enorme de artistas, onde todos colaboram e se beneficiam de um sistema autossustentável", afirmou.
Após explicar a sua situação com Edu Falaschi e criticá-lo por suas entrevistas e declarações públicas expondo os problemas, Rafael Bittencourt comentou, novamente, que adota uma postura conciliadora, a ponto de convidar Andre Matos para a homenagem ao "Angels Cry". O guitarrista disse que a proposta foi negada pelo vocalista, em uma longa mensagem de e-mail.
"Não sou de briga, sou de conciliar. Dei a ideia do Angra & Friends, falei de relembrar o 'Angels Cry', falei para chamar o Andre... ele mandou um e-mail enorme falando: 'não, não temos que fazer nada juntos'. Ainda tenho a pretensão de fazer um show de 30 anos do Angra, no ano que vem, com todos juntos", comentou.
As razões de Andre Matos para não participar da homenagem e acreditar que não teria de fazer nada junto do Angra não foram apresentadas por Rafael Bittencourt. A entrevista pode ser vista na íntegra a seguir.
"Sinal verde" para reunião
Em um vídeo publicado em 2019, logo após a morte de Andre Matos, o outro guitarrista do Angra, Kiko Loureiro, disse que o vocalista havia dado "sinal verde" para uma reunião da banda dias antes de falecer. O fato teria ocorrido durante o Free Pass Metal Festival, quando o Shaman abriu para o Avantasia.
"Você acredita que no fim de semana passado, teve um show do Shaman com o Avantasia, em São Paulo, e estava o Paulo Baron, empresário do Angra. Eles conversaram e, pela primeira vez em 20 anos, o Andre falou: 'cara, acho que poderia ser legal voltar e tocar se o Kiko vier também'. E o Baron me ligou nessa semana falando isso para mim", afirmou.
Kiko reforçou que foi a primeira vez que Andre se mostrou mais maleável para uma possível reunião do Angra - o cantor já havia retornado com o Viper e com o Shaman nos últimos anos. "Sabe que foi um negócio emocionante até, porque ao longo desses 20 anos - cara, provavelmente é tua idade, é uma vida - ele não quis falar com ninguém. E eu também não. Algumas vezes aconteceu de mandar recado por alguém, de uma gravadora, empresário, o próprio Paulo Baron... comentarem e perguntarem pro Andre, que respondia: 'nunca vou tocar com esses caras de novo'", disse.
Angra: A bombástica entrevista de Rafael Bittencourt ao Heavy Talk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
O programa com a maior audiência da MTV Brasil de todos os tempos, segundo ex-diretor
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
At the Gates presta homenagem a Tomas Lindberg em seu novo clipe
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Rodolfo Abrantes: "É impressionante como você fica mais bonito quando faz sucesso"
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira

Andre Matos havia dado sinal verde para reunião do Angra, diz Kiko Loureiro
Rafael Bittencourt, do Angra, não recusa tocar com Aquiles, mas questiona seu caráter
Edu Falaschi, ex-Angra, interpretou "Temple of Shadows" errado, diz Rafael Bittencourt
Edu Falaschi, ex-Angra, explica erro que bloqueou direitos autorais de várias músicas
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato


