Eddie Van Halen fez vários fãs queimarem amplificadores ao mentir sobre truque
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 21 de janeiro de 2021
Um aspecto curioso na sonoridade de Eddie Van Halen estava na forma de usar os amplificadores. Inclusive, demorou muito tempo até que músicos e pesquisadores de guitarra descobrissem como ele usava seus amplis, já que ele próprio mentia sobre isso nas entrevistas.
Um artigo especial sobre Eddie Van Halen, ídolo da guitarra que nos deixou em 6 de outubro de 2020, é a matéria de capa da revista Guitarload, em sua edição de janeiro de 2021. Inovações e "truques" do músico são explorados no texto - e um de seus trechos será reproduzido a seguir.
Antes, uma breve explicação sobre amplificadores de guitarra. Como vários músicos, Eddie Van Halen utilizava amplis valvulados, onde válvulas são usadas para amplificar o som. A saturação dessas válvulas gera aquele "drive", sonoridade distorcida tão comum no rock.
Pois bem: em uma célebre entrevista à revista americana "Guitar World", em 1978, Eddie contou que aumentava a tensão de seus amplificadores para saturar ainda mais as válvulas e chegar ao som desejado. Era mentira - e isso fez com que muita gente queimasse suas válvulas na tentativa de emular a sonoridade.
A tática era justamente o contrário: ele diminuía a tensão para chegar àquela sonoridade. O próprio conta, em entrevista ao instituto Smithsonian, em 2017, como tudo aconteceu.
"Eu trabalhava em uma loja de música entregando pianos e órgãos. Um dia, um amplificador Marshall apareceu e eu só tinha visto fotos deles, apenas Eric Clapton tocava isso! Eu precisava daquele amplificador, então trabalhei durante todo o verão para comprar um daqueles. Já éramos barulhentos demais, agora estava com um Marshall de 100 watts! Era tão barulhento que eu fiz de tudo, desde deixá-lo de costas até deitado no chão. Era muito alto!", contou, inicialmente.
Ao descobrir que havia outro amplificador Marshall à venda em sua região, ele pensou que poderia ser diferente, então, comprou o produto. "Bem, certamente era diferente, porque quando eu liguei, não funcionou. O que não percebi foi que o produto era da Inglaterra e estava ajustado em 220 volts. Demorou muito para aquecer as válvulas em meia-voltagem, então, quando comecei a tocar, achei incrível o som, mas era muito silencioso. Dessa forma, notei que dava para controlar o amplificador com a voltagem", disse.
Com isso, veio a descoberta: com um transformador Variac, ele poderia controlar a voltagem. "Abaixei a voltagem de 110v lentamente para 100. O mais baixo que já cheguei foi 60. Dependia de onde tocávamos, ficava entre 60 e 100, a depender do ambiente. O ponto ideal era 89 volts", afirmou.
Por isso, a sonoridade de seu clássico "brown sound", nome dado a seu timbre peculiar, passa diretamente por um amplificador Marshall (geralmente modelo Plexi) quase ficando sem energia, obtendo sua saturação natural (drive) mesmo em um volume mais baixo. Isso deixava o som de Eddie incrivelmente limpo, mas ainda assim agressivo.
Aliás, foi daí que veio o nome "brown sound". As lâmpadas antigas, quando estavam em uma tensão menor ou acabavam de voltar após uma queda de energia, ficavam na cor marrom (brown).
O artigo completo sobre Eddie Van Halen pode ser conferido na edição 110 da revista Guitarload. O texto apresenta explicações detalhadas sobre as inovações e os "truques" do guitarrista, além de listar seus principais equipamentos. A revista está disponível para leitura no site, de forma gratuita, até o fim do mês de janeiro/2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


O mecânico que ajudou a mudar a trajetória de uma das maiores bandas da história do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
Cinco solos subestimados de Eddie Van Halen - mas um deles não é bem assim...
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
Van Halen anuncia edição expandida do álbum "5150"
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm


