Red Hot Chili Peppers: negociando para voltar ao Rock in Rio 2021, diz jornalista
Por Igor Miranda
Postado em 13 de fevereiro de 2021
A organização do festival Rock in Rio negocia para trazer o Red Hot Chili Peppers, agora reunido com o guitarrista John Frusciante, para sua edição de 2021. A informação é de Ancelmo Gois, em coluna publicada pelo jornal "O Globo".
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
A nota publicada por Gois não traz outras informações - aponta-se, apenas, que "o Rock in Rio negocia para trazer a banda norte-americana Red Hot Chili Peppers para a próxima edição do evento". O colunista afirma, ainda, que o festival está marcado para setembro, mas as datas "podem mudar dependendo da evolução da Covid-19".
Caso confirmada, a passagem do Red Hot Chili Peppers seria a quinta pelo Rock in Rio em sua edição brasileira - e a terceira em sequência. A banda se apresentou no festival carioca, anteriormente, nos anos de 2001, 2011, 2017 e 2019. Houve, ainda, performances nos eventos de Lisboa, Portugal, em 2006, e de Madri, Espanha, em 2012.
Das quatro performances realizadas pela banda no Rock in Rio "original", brasileiro, apenas a primeira, de 2001, trouxe John Frusciante na guitarra. O músico ficou fora do grupo na última década, tendo seu retorno anunciado no fim de 2019.
Red Hot Chili Peppers e novo álbum
Desde a volta de John Frusciante, o Chili Peppers trabalha em um novo álbum de estúdio - o primeiro com o guitarrista desde "Stadium Arcadium", de 2006. Em entrevista à "Double J", no fim de 2020, o músico declarou que não tentará inserir na banda as influências eletrônicas que tanto usa em seus trabalhos solo.
"Estamos avançando com o que estamos fazendo e compondo músicas novas. Ensaiamos por alguns meses, daí veio a quarentena e paramos por um tempo, mas voltamos em seguida. Estou envolvido com a bateria de um jeito diferente. Chad (Smith, baterista) e eu estamos tendo uma coisa interativa, diferente de antes. Estou muito confortável com eles. É como se o tempo não tivesse passado quando começamos a tocar, com algumas pequenas exceções, como a forma em que Chad e eu estabelecemos comunicação de um jeito novo", declarou, na ocasião.
Chad Smith, citado por John Frusciante na entrevista em questão, havia feito elogios à "nova fase" do guitarrista, meses antes, à revista Modern Drummer. "Entramos e saímos das vidas um do outro desde 1988, e fazia 10 anos que não tocava com John, mas durante esse período, todos continuamos crescendo como músicos. É novo, mas é familiar. Ele mudou como pessoa e músico e será diferente, mas ao mesmo tempo, temos essa coisa de tocarmos e soar como a gente. [...] Ele está mais ciente dos compromissos de uma banda, eu acho. Ele quer estar em uma banda de novo", afirmou o baterista.
Sobre o Rock in Rio 2021
O Rock in Rio 2021 está marcado para 24, 25, 26 e 30 de setembro e 1°, 2 e 3 de outubro. Jornalistas publicaram anteriormente que o evento seria adiado, mas os responsáveis do festival publicaram uma nota dizendo que estão "confiantes" na possibilidade de realizar o festival em 24 de setembro, caso as condições sanitárias e de saúde se confirmem seguras para todos: público, artistas e equipe". O comunicado menciona que os organizadores estão "vendo o progresso das vacinas" e "trabalhando diariamente para viabilizar o evento".
Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth, Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira e Living Colour + Steve Vai são as atrações confirmadas, até o momento, para o Rock in Rio 2021. Todos eles são previstos para 24 de setembro, o então primeiro dia de festival, o que comporia o "dia do metal".
Para as outras datas do evento, o jornalista José Norberto Flesch já havia informado que Post Malone, Queen + Adam Lambert, Khalid, Avril Lavigne, Marshmello e Justin Bieber fariam parte do line-up - além do Red Hot Chili Peppers, agora mencionado por Ancelmo Gois. Essas atrações ainda não foram anunciadas oficialmente pelo evento. O DJ Alok, confirmado ainda em 2019, também estará na escalação.
Expectativas sobre pandemia e vacinação
No jornal "O Globo", Ancelmo Gois publicou recentemente que a organização do Rock in Rio estava na expectativa de que 50% da população brasileira estaria vacinada contra o coronavírus até setembro. Gois informou, na ocasião, que Post Malone seria anunciado para o line-up do evento nos próximos dias.
Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", o criador do Rock in Rio, Roberto Medina, afirmou que existe a possibilidade de construir uma ideia de "festival sanitariamente responsável" caso a vacinação atrase por aqui. Uma reportagem também do "Estadão" aponta que o governo federal estima imunizar toda a população brasileira até a metade de 2022.
"Sim, existe (o conceito de um festival sanitariamente responsável). Vamos fabricar muitas máscaras, distribuir álcool em gel e seguir os protocolos", declarou, inicialmente, revelando o planejamento do Rock in Rio para ocorrer, de fato, em 2021.
O idealizador do festival destacou, ainda, que o "poder da música" pode ser usado "para chegar a um lugar que as autoridades não chegam com essas plateias". "Podemos fazer essa discussão com mais eficiência", disse o empresário, sem detalhar como esse debate aconteceria.
A perspectiva de Roberto Medina para tirar do papel o Rock in Rio 2021 é, conforme apontado pela reportagem, "convencer um mundo em colapso pandêmico de que um festival de rock será, mais do que diversão, uma necessidade em 2021". "As pessoas estarão cansadas, elas vão precisar muito disso. Só precisam ser responsáveis", declarou o presidente da organização do evento.
Rock In Rio 2021
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
A recomendação da gravadora na hora de entrevistar Mike Portnoy, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"

Red Hot Chili Peppers: Frusciante não tentará colocar música eletrônica na banda
Megadeth: "Marcamos Rock in Rio para setembro, mas ainda depende da Covid"
Iron Maiden vai tocar no Rock in Rio 2021, diz jornalista
Rodrigo Flausino: Iron Maiden no Rock in Rio 2021 - de novo!? (vídeo)
Jornalista revela em qual data o Iron Maiden tocará no Rock in Rio 2021
Rock in Rio 2021: Iron Maiden aceitou imediatamente voltar após 2019, diz Bruce
Rock in Rio 2021: Living Colour e Steve Vai farão show juntos no Palco Sunset
Rock in Rio: Coldplay vai participar do festival, diz jornalista
Membros do Public Enemy e Red Hot Chili Peppers discordam de Gene Simmons
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Red Hot Chili Peppers afirma que documentário da Netflix é sobre Hillel Slovak
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
A opinião de Renato Russo sobre o fato de o Sepultura cantar em inglês
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Metal: por que os metalheads vivem presos no passado?
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy


