Porcupine Tree: Steven Wilson não ficou afetado com morte de Eddie Van Halen
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de fevereiro de 2021
A morte de Eddie Van Halen foi um dos acontecimentos mais tristes do ano de 2020. O falecimento do lendário músico mexeu com muitas pessoas, principalmente as que fazem parte do universo da música pesada. No entanto, Steven Wilson, vocalista da banda britânica de rock progressivo PORCUPINE TREE, não faz parte desse grupo de pessoas.
Porcupine Tree - Mais Novidades
Durante entrevista concedida ao FaceCulture, que teve trechos transcritor e publicados pelo Blabbermouth, Steven foi questionado se a morte de Eddie o afetou de alguma forma. "Honestamente, não, porque eu nunca fui um fã. Sei que ele é um músico extraordinário, e é sempre triste quando um artista extraordinário morre, mas eu nunca fui fã da chamada mentalidade ‘shredder’ [estilo de tocar guitarra que prioriza a velocidade].E acho que, de várias maneiras, ele foi o pai de todo esse tipo de movimento".
Steven continuou sua explicação, alegando que Eddie não era só alguém que tocava muito rápido. "Eu nunca entendi essa coisa de 'tocar o mais rápido possível. E eu sei que não foi tudo o que ele fez - eu sei que ele era um músico mais flexível do que isso - mas acho que o legado que ele tem, Eddie Van Halen, é criar o fenômeno shredder, que é algo tão vil para mim. Esse tipo de ideia de que você toca música quase como se estivesse praticando um esporte olímpico é uma espécie de anátema para o meu tipo de ideias sobre criatividade e música", finalizou.
Reação de Wolfgang Van Halen
A opinião de Steven gerou comentários por parte de Wolfgang Van Halen, que foi até seu Twitter para se pronunciar. O filho de Eddie Van Halen não se mostrou muito feliz, porém, entendeu que a fala de Steven não foi ofensiva. "Droga, isso me deixa muito chateado. Eu sou um grande fã dele há anos. ‘Deadwing’ [álbum do PORCUPINE TREE lançado em 2005] é um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos.
Embora... o título seja um pouco clickbait, porque o que ele disse realmente não foi tão rude"
Em outra postagem, Wolf afirmou que fica triste pelo fato de Steven achar que Eddie era apenas alguém que tocava rápido demais. "O que dói é que ele parece ver Pop apenas como um "triturador", quando em minha opinião ele era tudo menos isso.
Claro, ele PODERIA ‘triturar’, mas Pop tinha melodia e sutileza como nenhum outro ‘triturador’ que nadou em seu rastro jamais teve (na minha opinião) e além disso ele era um compositor incrível".
Por fim, Wolfgang fez questão de ressaltar que sua opinião sobre Steven e sua obra não mudará. "Para tornar as coisas CLARAS, gostaria de acrescentar que isso de forma alguma muda como eu me sinto sobre Steven Wilson ou sua música.
Acho que é uma chatice que um músico estelar que tenho em tão alta consideração não veja o que eu vejo quando se trata de meu pai e sua forma de tocar. Fim do discurso".
Eddie Van Halen foi um dos maiores e mais inovadores guitarristas em todos os tempos. Ao lado de seu irmão Alex, fundou o VAN HALEN, banda que fez e faz muito sucesso. Enquanto esteve em atividade, Eddie gravou excelentes álbuns e criou músicas que até hoje figuram entre os grandes hits do rock, como "Jump", "Panama", "Dreams" e "Can´t Stop Lovin’ You".
O guitarrista faleceu no dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, após anos lutando contra o câncer. Leia mais sobre a morte de Eddie Van Halen nos links a seguir.
FONTE: Blabbermouth
https://www.blabbermouth.net/news/steven-wilson-wasnt-affected-by-eddie-van-halens-death-i-was-never-a-fan/
Morte de Eddie Van Halen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps