Matérias Mais Lidas

imagemO álbum que chocou colégio de freiras de Rafael Bittencourt e foi "libertador"

imagemHá 20 anos, Frejat explicava como Raimundos não se dobrava perante gravadora

imagemRegis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta

imagemAxl Rose faz piada de gosto duvidoso sobre incidente com microfone

imagemA música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira

imagemDez bandas de rock e metal que gravaram versões para músicas de outros estilos

imagemEmpresária do Judas Priest conta como foi o encontro de K.K. Downing com ex-companheiros

imagemRaimundos: A surpreendente maneira como Digão conheceu Rodolfo, segundo o próprio

imagemB. B. King sobre John Lennon ter dito que queria tocar como ele

imagemA visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett

imagemSlash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou

imagemOs curiosos dois significados da expressão "Eu quero ver o oco", segundo Digão

imagem"Nenhuma banda está a fim de ajudar a outra, isto é utopia", diz Regis Tadeu

imagemEric Clapton relembra como era ser chamado de Deus nos anos 60

imagem"Raimundos nunca quis ser manual de conduta para ninguém", diz Digão


Stamp
Summer Breeze

Aquiles Priester: o que ele diz a quem o critica por erro no teste do Dream Theater

Por Igor Miranda
Fonte: Podihhcast
Postado em 02 de abril de 2021

Em 2011, Aquiles Priester (Dragonforce, W.A.S.P., Edu Falaschi, ex-Angra) participou de uma audição para baterista do Dream Theater, realizada após a saída de Mike Portnoy. O teste foi divulgado em vídeo na internet e a filmagem chamou atenção por trazer o músico errando a complexa instrumental "The Dance of Eternity".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar das críticas, o baterista seguiu com sua carreira e passou a se envolver com outros artistas e bandas de fama internacional. Entre eles, há trabalhos recentes com W.A.S.P., Dragonforce, Primal Fear e Tony MacAlpine.

Em entrevista ao Podihhcast, com transcrição do Whiplash.Net, Priester se recordou de sua audição para o Dream Theater e refletiu sobre as portas que se abriram para sua carreira após o teste. O músico também deixou um recado bem claro àqueles que o criticam pelos erros cometidos naquela ocasião.

Inicialmente, todos caíram na risada assim que o nome do Dream Theater foi citado. O motivo, claro, tem a ver com os erros cometidos por Aquiles Priester. O próprio baterista riu da situação na entrevista, mostrando que leva na brincadeira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Filho da p*ta! (risos) [...] Sabe o que eu gostaria de colocar agora? O depoimento que o senhor Mike Portnoy deu sobre a minha pessoa para o meu documentário", disse ele, inicialmente.

O baterista disse que não iria falar muito sobre aquela audição porque pretende abordá-la em seu documentário. Porém, após insistência dos apresentadores, ele compartilhou sua visão sobre tudo aquilo.

"O que eu posso falar é: somente sete pessoas do mundo inteiro estavam lá para fazer essa audição. E eu era um deles. Eu era o único da América do Sul que foi chamado. Todos os outros caras já tinham tocado no Modern Drummer, nos maiores festivais de bateria, já tinham sido capa de revista. Fui como o único representante de uma banda de metal de verdade, além do Peter (Wildoer), que também tinha gravado com o James LaBrie e tocava no Darkane - e é um p*ta de um batera. Eu e ele éramos bateristas de metal", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Priester apontou que os brasileiros têm "um problema de baixa autoestima", de "não aceitar as coisas", e que "não tem problema" em ter errado naquela situação. "É só você ver o documentário. Tem partes de outros bateristas tentando tocar a mesma parte da música por três vezes. Mas não importa. Eles são eles e eu, Aquiles, errei", disse.

Mesmo antes do vídeo da audição ter sido divulgado, Aquiles já lidava com críticas de internautas. "A audição foi feita em outubro de 2010 e o vídeo só saiu em março ou abril de 2011. Quando eles soltaram os primeiros trailers [...], um site no Brasil publicou e eu lembro de ler os comentários. Antes da audição sair, os caras diziam: 'o Aquiles não pode entrar, ele é um robô, não gosto dele tocando'. Antes das pessoas assistirem, já tinha gente contra", declarou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apoio de Thomas Lang e Mike Mangini ao trabalho dele

Ainda durante a entrevista, Aquiles Priester contou que, futuramente, outros dois bateristas que participaram da audição demonstraram apoio ao trabalho dele: Mike Mangini, que acabou ficando com a vaga, e Thomas Lang. O segundo chegou a elogiá-lo em uma entrevista.

"Antes de eu fazer uma live com o Thomas Lang, vi uma entrevista que algum fã me mandou: 'olha, o Thomas Lang falou de você'. E é um p*ta de um batera, um amigo meu. A audição foi há 11 anos. E o Thomas falou: 'o baterista que tinha que ter entrado na banda, para mim, era o Aquiles, pois era o cara certo, que tinha o perfil para aquele tipo de coisa'", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com relação a Mike Mangini, Aquiles comentou: "Eu me dou muito bem com o Mike Mangini. Somos amigos, trocamos mensagens por telefone. É um cara que respeita meu trabalho. Ele usou minha camiseta em um show do John Petrucci em São Paulo. É um respeito. O cara sabe que um baterista tocar o que eu toco em um nível de performance, tem que ter dedicado a vida dele - assim como ele dedicou a vida para tocar o que toca. Existe esse respeito lá fora".

Priester ainda contou que, na época em que o vídeo da audição foi divulgado, recebeu uma mensagem de "força" de Marcelo Barbosa, guitarrista do Almah que entraria para o Angra futuramente. "Depois que ele viu a audição, me mandou uma mensagem dizendo: 'fiquei muito orgulhoso de você ter estado lá representando o Brasil'. Isso é algo que eu nunca mais vou me esquecer", comentou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Portas abertas

De acordo com Aquiles Priester, a audição com o Dream Theater ofereceu, indiretamente, outras oportunidades para sua carreira.

"Fico feliz de ter sido chamado. No ano seguinte, saí dividindo uma história de capa com o Gene Hoglan na revista Modern Drummer americana, com oito páginas de entrevista. No outro ano, fui chamado para tocar no Modern Drummer Festival", contou, de início.

Em seguida, ele comentou que foi recomendado por John Petrucci, guitarrista do próprio Dream Theater, para um trabalho com Tony MacAlpine. "O Tony MacAlpine estava procurando um baterista para uma turnê na Europa em 2012, ele ligou para o John Petrucci e disse: 'já toquei com o Virgil (Donati), já toquei com o Marco Minnemann, que fizeram a audição, você acha que teria alguém legal para a minha banda?'. O Petrucci falou: 'pega o Aquiles porque o som de bateria dele é incrível'", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Surgiram, em seguida, outras oportunidades. "Toquei muito com ele até 2017, quando fiz uma audição com o W.A.S.P., uma das maiores bandas de metal dos anos 1980, e comecei a fazer turnês com eles. Mas ano passado ele me chamou de novo para fazer turnê, também me chamaram para o Dragonforce", destacou.

Por fim, Aquiles deixou um recado mais direto aos que o criticam pelo erro na audição do Dream Theater. "O que posso falar sobre todas essas pessoas que falam que eu errei é: olha a história. Mostra outra pessoa que tenha catado lixo para tocar seu primeiro chimbal, que tenha catado ferro velho para comprar seu primeiro pedal, que tenha montado uma bateria de lata no fundo do quintal e, hoje, seja um dos bateristas mais reconhecidos no mundo do metal", concluiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O trecho em que Aquiles Priester fala sobre o assunto pode ser conferido no vídeo abaixo, em um corte feito pelo canal Dona Dina Cortes.

A entrevista completa ao Podihhcast pode ser conferida a seguir.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Siga Whiplash.Net: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Receba as novidades do Whiplash.Net por WhatsApp


Lift Detox
Stamp


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Cinco discos de heavy metal para ouvir sem pular nenhuma faixa

Mike Portnoy comenta o impacto que Keith Moon teve sobre ele aos 10 anos

Dream Theater: James LaBrie fica feliz por músicas malucas ainda serem aceitas

"Eu avisei..." diz Regis Tadeu ao replicar post de Mike Portnoy

Megadeth, Ozzy Osbourne e Ghost são indicados ao Grammy

Dez músicas para apresentar sua banda favorita para quem não manja de metal

Dream Theater lança álbum ao vivo gravado em 1996; ouça aqui

James LaBrie diz que "Machine Head" é o maior álbum de metal de todos os tempos

Cinco separações entre bandas e músicos que foram muito marcantes

Rock e Futebol: e se as seleções da Copa do Mundo fossem bandas?

Maratona: músicas com mais de 10 minutos (e nenhuma é do Dream Theater)

Dia de Finados: 10 músicas para relembrar pessoas queridas que se foram

Dez músicas gravadas por bandas de rock e heavy metal que tocam no fundo da alma

Mike Portnoy celebra aniversário do álbum que "revigorou" o Dream Theater

"Metropolis Pt. 2", o álbum que recolocou o Dream Theater nos trilhos

Dream Theater: por que eles não perderam só um baterista com a saída de Mike Portnoy

Dream Theater: os piores momentos da banda foram nos anos 90, diz Portnoy

Dream Theater: fãs queriam Pull Me Under fora dos shows, crê James LaBrie

Doors - Perguntas e Respostas

Iron Maiden: quanto tem de patrimônio cada um dos integrantes da banda?


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.