Roger Waters, ex-Pink Floyd, conta como relação com Gilmour e Wright era tóxica
Por Igor Miranda
Postado em 14 de setembro de 2021
O vocalista e baixista Roger Waters deixou o Pink Floyd, em 1985, numa situação de conflito extremo com seus ex-colegas. A briga era, especialmente, com o guitarrista e também cantor David Gilmour e com o tecladista Richard Wright, falecido em 2008.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast de Marc Maron, com transcrição via Ultimate Guitar, Waters relembrou os aspectos que transformavam, em sua visão, a relação entre ele e seus ex-colegas de Pink Floyd em algo "tóxico". O músico sempre se refere a Gilmour e Wright, sem críticas ao baterista Nick Mason, que completava a formação.
O tópico começou a ser discutido após Roger afirmar que sempre se sentia "insignificante e um tanto inepto" para trabalhar com a parte musical de uma banda. Ao longo dos anos, ele sempre esteve mais ligado ao desenvolvimento das letras, dos conceitos e das melodias iniciais das canções, sem envolver-se tanto com a parte instrumental ou de arranjos.
"A coisa musical... sempre me senti insignificante e um tanto inepto para fazer isso. Mais recentemente, ao longo dos anos, percebi que, na verdade, tenho um cérebro musical bastante sofisticado e que entendo muitas coisas que as outras pessoas não notam", afirmou.
O entrevistador, então, perguntou o que fez Waters perceber isso. "Acho que sair do Pink Floyd", respondeu. "Estou falando sério, acho que foi muito importante ter saído naquele momento", completou.
O músico declarou, então, que a banda oferecia a ele "um ambiente muito tóxico", devido às presenças de David Gilmour e Richard Wright. "Estava em um ambiente muito tóxico, onde estava perto de algumas pessoas... bem, David e Rick, principalmente, estavam sempre tentando me colocar para baixo. Estavam sempre tentando me derrubar", disse.
E como eles faziam isso? Roger explicou: "Eles alegavam que eu não tinha ouvido musical, que não entendia de música. 'Oh, ele é apenas um professor chato que nos diz o que fazer, mas não consegue afinar seu próprio instrumento'. Eles eram muito arrogantes porque sentiam que eram muito insignificantes, eu acho".
Sem desprezar, mas reconhecer visão
Ainda durante a conversa, Roger Waters deixou claro que não tem o intuito de menosprezar o trabalho feito ao lado dos integrantes do Pink Floyd. O músico reconhece que a banda era muito boa.
"Não os estou desprezando. Aqueles anos em que estivemos juntos, independente de como éramos socialmente... não há dúvida de que fizemos um trabalho realmente bom juntos", afirmou.
O apresentador do podcast, então, complementou: "E todos vocês compartilharam a visão". Roger tratou de corrigi-lo: "Não compartilhamos a visão, mas compartilhamos o trabalho".
Por fim, o entrevistador perguntou: "Foi a sua visão, a maior parte?". Waters respondeu: "Eu não diria isso. Mas, sim, era".
A entrevista completa, em inglês e sem legendas, pode ser conferida no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
Baterista da Lady Gaga ouve Death pela primeira vez e tenta tocar "Crystal Mountain"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
Quando o Deep Purple substituiu Ritchie Blackmore por um cantor de baladas
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
David Gilmour gravou metade dos baixos nos álbuns do Pink Floyd, diz Guy Pratt
Por que o som do Pink Floyd ficou tão associado a ficar chapado? Waters comenta
Página do Pink Floyd parabeniza Roger Waters e, enfim, divulga DVD dele
"Não vejo David Gilmour e Roger Waters juntos", diz baterista do Pink Floyd
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
O icônico riff de guitarra do Pink Floyd que Roger Waters considera como "estúpido"


