Roger Waters, ex-Pink Floyd, conta como relação com Gilmour e Wright era tóxica
Por Igor Miranda
Postado em 14 de setembro de 2021
O vocalista e baixista Roger Waters deixou o Pink Floyd, em 1985, numa situação de conflito extremo com seus ex-colegas. A briga era, especialmente, com o guitarrista e também cantor David Gilmour e com o tecladista Richard Wright, falecido em 2008.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em entrevista ao podcast de Marc Maron, com transcrição via Ultimate Guitar, Waters relembrou os aspectos que transformavam, em sua visão, a relação entre ele e seus ex-colegas de Pink Floyd em algo "tóxico". O músico sempre se refere a Gilmour e Wright, sem críticas ao baterista Nick Mason, que completava a formação.
O tópico começou a ser discutido após Roger afirmar que sempre se sentia "insignificante e um tanto inepto" para trabalhar com a parte musical de uma banda. Ao longo dos anos, ele sempre esteve mais ligado ao desenvolvimento das letras, dos conceitos e das melodias iniciais das canções, sem envolver-se tanto com a parte instrumental ou de arranjos.
"A coisa musical... sempre me senti insignificante e um tanto inepto para fazer isso. Mais recentemente, ao longo dos anos, percebi que, na verdade, tenho um cérebro musical bastante sofisticado e que entendo muitas coisas que as outras pessoas não notam", afirmou.
O entrevistador, então, perguntou o que fez Waters perceber isso. "Acho que sair do Pink Floyd", respondeu. "Estou falando sério, acho que foi muito importante ter saído naquele momento", completou.
O músico declarou, então, que a banda oferecia a ele "um ambiente muito tóxico", devido às presenças de David Gilmour e Richard Wright. "Estava em um ambiente muito tóxico, onde estava perto de algumas pessoas... bem, David e Rick, principalmente, estavam sempre tentando me colocar para baixo. Estavam sempre tentando me derrubar", disse.
E como eles faziam isso? Roger explicou: "Eles alegavam que eu não tinha ouvido musical, que não entendia de música. 'Oh, ele é apenas um professor chato que nos diz o que fazer, mas não consegue afinar seu próprio instrumento'. Eles eram muito arrogantes porque sentiam que eram muito insignificantes, eu acho".
Sem desprezar, mas reconhecer visão
Ainda durante a conversa, Roger Waters deixou claro que não tem o intuito de menosprezar o trabalho feito ao lado dos integrantes do Pink Floyd. O músico reconhece que a banda era muito boa.
"Não os estou desprezando. Aqueles anos em que estivemos juntos, independente de como éramos socialmente... não há dúvida de que fizemos um trabalho realmente bom juntos", afirmou.
O apresentador do podcast, então, complementou: "E todos vocês compartilharam a visão". Roger tratou de corrigi-lo: "Não compartilhamos a visão, mas compartilhamos o trabalho".
Por fim, o entrevistador perguntou: "Foi a sua visão, a maior parte?". Waters respondeu: "Eu não diria isso. Mas, sim, era".
A entrevista completa, em inglês e sem legendas, pode ser conferida no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Gabriela Abud anuncia saída da banda Nervosa
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
Amazon com ofertas em vinil, CDs, celulares, acessórios e outros com até 62% de desconto
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire
Ted Nugent explica a bronca dele com a entrada de Joan Jett no Hall da Fama do Rock
Gene Simmons relembra filme do Kiss; "A gente não tinha a menor ideia do que estava fazendo"
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
David Gilmour gravou metade dos baixos nos álbuns do Pink Floyd, diz Guy Pratt
Por que o som do Pink Floyd ficou tão associado a ficar chapado? Waters comenta
Página do Pink Floyd parabeniza Roger Waters e, enfim, divulga DVD dele
"Não vejo David Gilmour e Roger Waters juntos", diz baterista do Pink Floyd
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Como uma treta com fãs bêbados deu origem a um dos maiores álbuns da história do Rock


