Por que o som do Pink Floyd ficou tão associado a ficar chapado? Waters comenta
Por Igor Miranda
Fonte: HuffPost
Postado em 22 de março de 2021
Muitos fãs de rock associam a sonoridade do Pink Floyd, uma das grandes bandas de rock da história, ao uso de drogas. Especialmente no exterior, ir a um show do grupo era praticamente sinônimo de "sair para ficar doidão", como referenciado até mesmo por alguns filmes e séries, no geral, dos Estados Unidos.
Curiosamente, os integrantes do Pink Floyd não eram tão drogados assim. A única exceção é o vocalista original Syd Barrett, que saiu da banda em 1968 após ter problemas com a dependência química, responsável por agravar seu quadro de doença mental. Os outros músicos tiveram seus experimentos, porém, segundo eles próprios, não se ancoravam nas drogas para compor, gravar ou performar.
Até daria para atribuir essa "fama" ao fato de que o Pink Floyd surgiu em meio ao movimento hippie, com a psicodelia em voga, no fim da década de 1960. Entretanto, a banda só ficou realmente popular ao longo dos anos 1970, quando já não explorava mais essa vertente musical.
Por que, então, o som da banda ficou tão associado ao uso de drogas? Em 2013, o vocalista e baixista Roger Waters tentou responder a essa pergunta em entrevista ao HuffPost.
Inicialmente, o músico apontou que os trabalhos iniciais do grupo, com Syd Barrett, traziam frequentemente o espaço sideral como temática das letras. Geralmente, a ambientação das melodias também dava esse tom "viajado" às canções.
"Não cabe a mim responder sobre isso. Eu não sei. Como os fãs do Pink Floyd chegaram a formular a filosofia de que, de alguma forma, tudo tinha a ver com o espaço sideral... o que aconteceu no início da banda", disse.
Waters mencionou duas composições de Barrett que ficaram conhecidas naquele período. "Acho que tem a ver com o fato de que uma música se chamava 'Interstellar Overdrive' (algo como 'overdrive interestelar') e outra se chamava 'Astronomy Domine' ('domínio da astronomia'), ambas composições de Syd", declarou.
Evidentemente, na fase mais famosa do Pink Floyd, sem Syd Barrett, era ainda mais errado pensar que a banda fazia som "para chapados". Porém, na visão de Roger Waters, até mesmo o período com Syd não se limitava a trazer apenas músicas com essa temática "espacial" e "viajada".
"As músicas de Syd lá no começo tinham mais a ver com a relação dele com a literatura britânica, com Hilaire Belloc, além de suas experiências pessoais. Não tem nada a ver com o firmamento. Não posso explicar isso, lamento", concluiu.
O trecho da entrevista em que Roger Waters fala sobre o assunto pode ser assistido a seguir, em inglês e sem legendas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
A música do Queensryche que inspirou um dos maiores clássicos do Megadeth
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"


A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A canção do Pink Floyd que fazia Ozzy Osbourne lembrar de seus dias de loucura
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Jim Root explica semelhança do novo álbum do Slipknot com Pink Floyd
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
A opinião de Noel Gallagher sobre o Pink Floyd: "Morreria feliz se escrevesse essa"
A sincera e entusiasmada opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, fundador do Pink Floyd


