O jornalista brasileiro que apareceu no clipe de música do Nirvana - e só soube agora
Por Igor Miranda
Postado em 28 de outubro de 2021
O Nirvana fez história no ano de 1991, quando lançou o álbum "Nevermind" e fez alguns de seus shows mais antológicos. Um deles, realizado no Paramount Theatre em Seattle, nos Estados Unidos, em 31 de outubro de 1991, foi gravado em vídeo e rendeu o clipe de "Lithium", um dos grandes hits do disco.
A performance, também lançada oficialmente no álbum e DVD "Live at the Paramount", foi acompanhada de perto pelo jornalista André Barcinski. Participando da cobertura fotográfica do evento, o brasileiro chega a aparecer no corte final do clipe de "Lithium", com as cenas da noite em questão, mas só descobriu isso recentemente, após 30 anos.
A informação foi compartilhada pelo próprio Barcinski em seu perfil no Twitter. "Tava mostrando clipes do Nirvana pros filhos e reparei algo que não tinha percebido em 30 anos: apareço logo no início do clipe de "Lithium". Cenas do clipe foram tiradas do show de 31/10/91 em Seattle, que fotografei. Deu saudades do meu velho flash Metz 45 CT-1", afirmou o jornalista, ao compartilhar uma captura de tela onde aparece.
Alguns internautas apontaram que a imagem não estava com boa qualidade, portanto, não dava para conferir se o jornalista realmente aparecia no vídeo. Dessa forma, outra captura de tela, mais clara, foi divulgada.
O clipe de "Lithium" pode ser conferido abaixo.
Em um texto publicado no site da revista Lado B, André Barcinski se recordou da ocasião com carinho. O jornalista passou pouco mais de um mês nos Estados Unidos, entre o fim de setembro e o início de novembro de 1991, para entrevistar bandas e assistir a shows da emergente cena alternativa do país. O material rendeu o livro "Barulho - Uma Viagem pelo Underground do Rock Americano", lançado no ano seguinte.
"Quando marquei a entrevista com o Nirvana, a banda não era minha prioridade. Eu gostava muito do disco de estreia deles, 'Bleach', e queria ver in loco a tal cena 'grunge' de Seattle, da qual tanto se falava. Mas o Nirvana era mais uma entre dezenas de bandas 'indie'. 'Nevermind' saiu em 24 de setembro de 1991. Três dias depois, desembarquei em São Francisco, na Califórnia, acompanhado dos amigos Ângelo e Alexandre. E dali até o show que vi da banda, em 31 de outubro, no teatro Paramount, em Seattle, 'Nevermind' virou um fenômeno. Um disco que marcou uma era", compartilhou Barcinski no texto, que pode ser lido na íntegra clicando aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
Nirvana - o desejo de Kurt de voltar para sua infância feliz
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Nirvana: o grito de Kurt a plenos pulmões em "Where Did You Sleep Last Night"
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"


