O jornalista brasileiro que apareceu no clipe de música do Nirvana - e só soube agora
Por Igor Miranda
Postado em 28 de outubro de 2021
O Nirvana fez história no ano de 1991, quando lançou o álbum "Nevermind" e fez alguns de seus shows mais antológicos. Um deles, realizado no Paramount Theatre em Seattle, nos Estados Unidos, em 31 de outubro de 1991, foi gravado em vídeo e rendeu o clipe de "Lithium", um dos grandes hits do disco.
A performance, também lançada oficialmente no álbum e DVD "Live at the Paramount", foi acompanhada de perto pelo jornalista André Barcinski. Participando da cobertura fotográfica do evento, o brasileiro chega a aparecer no corte final do clipe de "Lithium", com as cenas da noite em questão, mas só descobriu isso recentemente, após 30 anos.
A informação foi compartilhada pelo próprio Barcinski em seu perfil no Twitter. "Tava mostrando clipes do Nirvana pros filhos e reparei algo que não tinha percebido em 30 anos: apareço logo no início do clipe de "Lithium". Cenas do clipe foram tiradas do show de 31/10/91 em Seattle, que fotografei. Deu saudades do meu velho flash Metz 45 CT-1", afirmou o jornalista, ao compartilhar uma captura de tela onde aparece.
Alguns internautas apontaram que a imagem não estava com boa qualidade, portanto, não dava para conferir se o jornalista realmente aparecia no vídeo. Dessa forma, outra captura de tela, mais clara, foi divulgada.
O clipe de "Lithium" pode ser conferido abaixo.
Em um texto publicado no site da revista Lado B, André Barcinski se recordou da ocasião com carinho. O jornalista passou pouco mais de um mês nos Estados Unidos, entre o fim de setembro e o início de novembro de 1991, para entrevistar bandas e assistir a shows da emergente cena alternativa do país. O material rendeu o livro "Barulho - Uma Viagem pelo Underground do Rock Americano", lançado no ano seguinte.
"Quando marquei a entrevista com o Nirvana, a banda não era minha prioridade. Eu gostava muito do disco de estreia deles, 'Bleach', e queria ver in loco a tal cena 'grunge' de Seattle, da qual tanto se falava. Mas o Nirvana era mais uma entre dezenas de bandas 'indie'. 'Nevermind' saiu em 24 de setembro de 1991. Três dias depois, desembarquei em São Francisco, na Califórnia, acompanhado dos amigos Ângelo e Alexandre. E dali até o show que vi da banda, em 31 de outubro, no teatro Paramount, em Seattle, 'Nevermind' virou um fenômeno. Um disco que marcou uma era", compartilhou Barcinski no texto, que pode ser lido na íntegra clicando aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps