A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
Por André Garcia
Postado em 06 de novembro de 2024
Fundador, frontman, líder e compositor do Nirvana, Kurt Cobain é lembrado não só como um dos maiores rockstars dos anos 90, como o último grande rockstar e até mesmo como um dos maiores de todos os tempos. E não foi para menos: por mais que tenha tido uma trajetória tragicamente curta, teve um impacto mais profundo do que muita banda por aí com meio século de estrada.
"É melhor queimar de vez do que se apagar aos poucos", diz uma música de Neil Young citada por Cobain em sua carta testamento.
A real é que, fora todo o endeusamento promovido pela mídia, Kurt era antes de mais nada e acima de tudo um baita nerd musical — por mais que ele não expusesse essa sua faceta tão frequentemente quanto gostaríamos. Todo nerd musical quando descobre uma nova banda favorita quer fazer cover dela, e com Cobain não era diferente.
Em entrevista de 1994 para a Rolling Stone ele confessou: "Quando ouvi Pixies pela primeira vez me identifiquei tanto com aquela banda que deveria ter feito parte dela — ou pelo menos uma banda cover. [...] [Quando compus 'Smells Like Teen Spirit'] eu estava tentando fazer a cançao pop definitiva. Basicamente, eu estava tentando copiar os Pixies, confesso [risos]. [...] Usamos o senso de dinâmica deles, com músicas começando lentas e calmas e depois ficando barulhentas e pesadas. 'Teen Spirit' era um riff baita clichê... tipo 'More Than a Feeling' do Boston ou 'Louie, Louie'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps