Quando John Bonham socou Robert Plant na boca por grana de gasolina
Por Igor Miranda
Postado em 01 de outubro de 2021
Um incidente curioso envolvendo o saudoso baterista John Bonham e o vocalista Robert Plant, ambos consagrados com o Led Zeppelin, foi revelado em um trecho de uma nova biografia. Escrita por CM Kushin e intitulada "Beast: John Bonham and the Rise of Led Zeppelin", a obra narra como o batera socou a boca do cantor em uma discussão ligada a dinheiro de gasolina.
Conforme apresentado pelo site Music Radar, a história ocorreu em 1971, quando o Led Zeppelin já era uma das maiores bandas do mundo. Na ocasião, John Bonham abasteceu um carro com gasolina durante uma viagem de férias com Robert Plant pela Escócia. A conta ficou em 30 libras - e Bonzo queria porque queria que Plant devolvesse o valor a ele.
A situação se desenrolou por dias, com o baterista reclamando constantemente do não-reembolso, e chegou ao limite no dia 23 de setembro daquele ano, quando o Led Zeppelin se apresentaria no Budokan Hall, em Tóquio. Mesmo no auge da carreira e certamente ganhando muita grana, Bonzo não perdoou o que considerava ser uma dívida - e questionou o colega de banda sobre o assunto momentos antes de eles subirem ao palco.
Citando tensões da turnê e efeitos causados pelo álcool, CM Kushin revelou que Robert Plant reagiu de forma incrédula: ele negava qualquer débito com John Bonham e ficou chateado com o assunto ser retomado às vésperas do show. A discussão foi ficando acalorada até o baterista socar o vocalista na boca - justamente a região do corpo que ele mais utilizaria naquela noite, para cantar diante de dezenas de milhares de fãs japoneses.
O livro afirma que Plant ainda estaria enxugando o sangue da agressão quando o Led Zeppelin foi chamado para o palco. O vocalista, então, teve que realizar sua performance com o ferimento. Os jornalistas que cobriam o show perceberam a lesão e tentaram abordar o cantor para saber o que havia ocorrido, ouvindo como resposta: "Não é da conta de vocês, é entre Bonzo e eu".
Por sua vez, Bonham disse ao tour manager do Led, Richard Cole: "Robert e eu nos conhecemos há tanto tempo que não há malícia nessas brigas. Apenas perdemos a paciência às vezes". Naquela mesma noite, o músico usou uma espada Samurai recém-comprada para cortar todos os móveis de um quarto do hotel Tokyo Hilton, onde estava instalado. A porta do quarto do baixista John Paul Jones também não escapou e foi picada em pedaços por Bonzo.
E o dinheiro da gasolina? No fim das contas, ninguém sabe se Plant devolveu a grana ao amigo, que nos deixou em 1980, aos 32 anos.
O livro "Beast: John Bonham and the Rise of Led Zeppelin" foi lançado no exterior pela editora Hachette Books. Ainda não foi revelado se a obra será disponibilizada em edição nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps