RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Sepultura cancela shows que seriam realizados em Manaus e São Luís; leia comunicado oficial

Os dois álbuns do Wings que Paul McCartney acha que não ficaram tão bons

A canção mais seminal do The Who, segundo Pete Townshend, nunca saiu em um álbum da banda

Clapton sobre fama nos anos 60; "Sim, eu achei justo me chamarem de Deus"

O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário Lemmy Kilmister do Motörhead

Por que o Pink Floyd não era tão bom assim, segundo Ian Anderson do Jethro Tull

Saxon foi um dos pioneiros do thrash metal, na opinião de Biff Byford

Mark Knopfler revela quais guitarristas o fizeram querer seguir carreira na música

Max Cavalera aparentemente não está nem aí para o fim do Sepultura

Sepultura é MPB? Em 1996, Iggor Cavalera respondeu o que pensava sobre esse rótulo

Cinco músicas escritas em homenagem a Layne Staley (Alice in Chains)

O vocalista em que Robert Plant teria se inspirado para criar seu visual e atitude no palco

Ao ouvir Beatles, Caetano Veloso achou "bobinho"; coube a Gilberto Gil mostrar o caminho

Saxon quebra silêncio e explica por que deveria estar no último show do Black Sabbath

Helloween anuncia novo álbum, "Giants & Monsters"


Bangers Open Air
Linkin Park

Led Zeppelin: como eles mudaram a indústria da música evitando singles e TVs

Por Igor Miranda
Postado em 13 de janeiro de 2021

O Led Zeppelin representou não apenas uma revolução musical: a banda também apresentou formas diferenciadas de se fazer negócios no meio fonográfico. Um dos detalhes mais curiosos da trajetória do grupo era evitar lançar suas canções como singles, privilegiando os álbuns, e não participar de programas de TV.

Led Zeppelin - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A revista Classic Rock entrevistou Phil Carson, que trabalhava na operação internacional da Atlantic Records, gravadora do Led Zeppelin, na época em que a banda estava na ativa. Posteriormente, Carson se tornou vice-presidente da empresa - e certamente aprendeu com o grupo e seu empresário, Peter Grant.

O executivo detalhou como era trabalhar com o Zeppelin no âmbito dos negócios. "O acordo com eles mudava a forma como as coisas eram feitas, porque eles demandavam enorme controle. Eles controlavam quais singles seriam escolhidos de cada álbum, controlavam a capa dos discos, controlavam o processo de masterização - o próprio Jimmy Page (guitarrista) masterizava cada álbum. A Atlantic não tinha voto algum nessas questões", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Curiosamente, sem o consentimento da banda, algumas músicas eram editadas e lançadas como singles em outros países, como nos Estados Unidos. No Reino Unido, terra natal dos músicos, a proibição era expressa: nada de compactos, já que a ideia era que os fãs comprassem e ouvissem os álbuns inteiros.

"A ideia de Jimmy era que você deveria ouvir o álbum inteiro. Na época, eu ia a uma rádio com Jimmy e o DJ colocava um lado inteiro do 'Led Zeppelin II' (álbum de 1969) para tocar. Outros DJs escolhiam faixas diferentes. Às vezes, havia consenso sobre lançar uma música como single. Foi assim que 'Whole Lotta Love' se tornou o primeiro grande single deles: ela foi editada para ficar mais curta, o que gerou muita confusão. No fim, eles concordaram que o single poderia sair, mas não ser vendido nas lojas", contou Phil Carson.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outra decisão curiosa do Zeppelin era evitar aparecer em programas de TV. O motivo? Na visão deles, os fãs deveriam vê-los nos shows, não em atrações televisivas onde geralmente faziam playback ou não tinham a estrutura necessária para uma boa performance ao vivo.

"Eles fizeram algumas aparições no começo, mas não gostavam de como soavam na TV. Eles achavam que se você queria ver a banda, deveria ir a um show. Em 1970, um ano e meio depois de eles assinarem com a Atlantic, eles já haviam feito cinco turnês na América e encontraram tempo para um segundo álbum. Era incrível", disse o executivo da gravadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dessa forma, qual era o papel da Atlantic Records ao trabalhar com o Led Zeppelin? "Espectadores inocentes", respondeu Carson. "Garantíamos que os discos estariam nas lojas e conseguíamos espaço nas rádios, mas não interferíamos em nada nos shows. Os ingressos para shows vendiam sem precisar de publicidade. Às vezes, era anunciado apenas em uma rádio. Na maioria das vezes, era 'boca a boca'. O interessante é que ainda é assim, só que na geração da internet", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tudo isso colaborou para uma mudança de mentalidade na indústria musical, especialmente no rock, na década de 1970. Os álbuns, que ganharam importância com os Beatles, se tornaram seminais para bandas como o Led Zeppelin.

"Eles mostraram que estávamos errados sobre os singles, por exemplo, pois qualquer música rodando na rádio fazia com que as pessoas procurassem o disco. Depois de um tempo, você se perguntava se as bandas de rock realmente precisavam de singles. No caso do Zeppelin, eles realmente não precisavam", disse o profissional da Atlantic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS