Estudo sugere que cirurgiões que ouvem AC/DC são "mais rápidos e precisos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de abril de 2022
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, identificou que cirurgiões que ouvem músicas do AC/DC durante as intervenções cirúrgicas apresentam melhor desempenho das atividades médicas.
Conforme transcreveu o site da 89 Rádio Rock, o estudo se chama "Efeito do Gênero e amplitude da música durante a cirurgia laparoscópica" e analisou a performance de cirurgiões em procedimentos de laparoscopia – operação no abdômen ou pélvis com pequenas incisões.
"A música é frequentemente tocada em centros cirúrgicos. Na literatura, os efeitos da música sobre cirurgiões são controversos. Nosso objetivo foi investigar o efeito de diferentes gêneros musicais e amplitudes na performance laparoscópica", diz a publicação.
Os pesquisadores realizaram testes em que o médico não ouvia nenhuma música ou era exposto a músicas dos Beatles e AC/DC. "Em músicas como ‘Whole Lotta Rosie’ e ‘Back in Black’, do AC/DC, eles quase dobraram sua velocidade em certas tarefas e conseguiram ser 5% mais precisos. A música dos Beatles também teve efeitos positivos, no entanto, esse resultado não causou impacto com o volume alto", completa o texto.
"Nossos resultados mostram que tanto o soft rock quanto o hard rock podem melhorar o desempenho do cirurgião. Para o hard rock, o efeito positivo foi especialmente perceptível quando a música foi tocada em volume alto", concluíram os pesquisadores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps