Keith Moon, do The Who, em 1968 analisando os principais singles de julho
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2022
A Melody Maker é uma das mais tradicionais publicações musicais que já existiu. E na década de 60 ela tinha uma seção chamada Blind Date (encontro às cegas, em livre tradução), onde um convidado ouvia alguns dos lançamentos de singles do mês sem ver a capa, e atacava de crítico musical fazendo sua análise deles.
Conforme resgatado pelo canal do YouTube Yesterday’s Papers, numa das edições de julho de 1968, o quadro apresentou Keith Moon, o já lendário baterista do The Who, um ano antes do lançamento do clássico "Tommy" (1969).
"Days" - The Kinks
Memórias de Ray Davies… É a primeira vez que eu ouço isso. Soa como uma demo do Ray tocando violão. Deu para ouvir bateria, então Avory deve estar lá também… então é The Kinks. Eles soam bem datados, como uma daquelas músicas que Pete [Townshend] deixa escondidas. Eu curto o que The Kinks faz, mas não eles como banda.
"The Universal" - Small Faces
Bem, é legal. Soa como Small Faces num dia ensolarado. Revela um lado da banda que nós conhecemos quando tocamos com eles em turnê na Austrália — a mais agradável excursão que já fizemos. Tenho certeza que eles gravam isso com um sorriso. Eu sorri ouvindo, pelo menos! Tem tudo pra ser um sucesso. Tem mais força no cotovelo. Essa deve ser um hit.
"Last Night In Soho" - Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich
A linha de baixo é do John Entwistle. Essa música é do Howard Blaikely? Então deve ser Dave Dee. Acertei? Eu prefiro ouvir isso do que aqueles coros de bar húngaro que eles sempre fazem. Sem barulho de caixa registradora e botas no piso. É, eu acho que vai fazer sucesso.
"Voices In The Sky" - The Moody Blues
É uma boa música. Moody Blues? Eu vou ter esse em casa. Mas eles precisam de algo mais animado pra chamar atenção.
"Here Come the Judge" - The Magistrates
Bizarro! Essa música é bem louca. Eu tenho curtido bastante música assim ultimamente... não sei qual é o meu problema! Acho que vai ser tocado pelos DJs mais descolados, mas não será um hit.
"Haunted" - Peter Thorogood
Ele soa como se tivesse com os dentes caindo. Isso é Alan Bown? Pode ser qualquer um. Isso é um violino? Eu não consigo ouvir direito. Eu acho que violinista na música pop já deu. Não, não vai ser um hit.
"High In The Sky" - Amen Corner
Isso é The Foundations? É um grupo de Nothing Hill? Eu diria que são Britânicos. É o tipo de coisa que os americanos fazem muito melhor que nós. O que é isso? Amen Corner? Caras legais.
"Soul Thing" - Toni Newman
Eu não tenho ideia de quem seja, mas soa como trilha sonora de um filme ruim sobre um rebelde. Você poderia, por favor, tirar isso?
"Liverpool" - Gerry Marsden & Derek Nimmo
Isso é The Trad Lads? Eu nem estou ouvindo, estou dormindo... É uma música para shows. Suponho que centenas dançarão essa música pelas ruas de Liverpool. Infelizmente, não vejo isso fazendo sucesso. Legal, né?
"Let's Dance" - Chris Montez
Isso é um relançamento de Chris Montez? Essa é como voltar aos tempos das jukeboxes. Deve ser um revival. Eu costumava gostar disso, mas é absurdo. Assim como seria absurdo a gente relançar "Can't Explain". Soa como uma produção de Kit Lambert. Eu gostava de Everly Brothers e Beach Boys, mas essa nunca passou de fundo musical de baile. A melhor coisa em relançamentos é com um artista diferente de cada lado, para colecionadores. Todos os meus discos antigos estão arranhados.
"Love Story" - Alan Price Set
Essa é amigável. Não faço ideia de quem seja, deve ser um músico de rua. Eu imagino um velho empurrando um carrinho de compras cheio de músicos na rua passando pelo caixa. Quem é? Alan Price? Caramba, ele tem feito umas coisas esquisitas. Eu deveria ter imaginado que era ele. Não conheço mais ninguém que faria isso.
"Autumn Of My Life" - Bobby Goldsboro
[an error occurred while processing this directive]Isso é Bobby Goldsberg? Parece que ele está percorrendo o dicionário atrás de nomes de garotas. O último era sobre "Honey" e esse, se não me engano, é sobre Iona ou Irene. O hit açucarado favorito da família. Parece que ele está cantando para uma fotografia de sua esposa, com seu cachimbo e chinelos.
"One In A Million" - Giles, Giles & Fripp
Essa parece John Sebastian. Há centenas de músicas dessas, com o mesmo instrumental e letra parecida. Os violinos estão num banheiro. É adeus para esse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps