Matérias Mais Lidas


Como os Rolling Stones produziram seu primeiro grande hit com "Satisfaction"

Por André Garcia
Postado em 19 de julho de 2022

Rolling Stones foi formado pelo guitarrista Brian Jones com um anúncio procurando por músicos que levou até ele Mick Jagger e Keith Richards. No entanto, originalmente a banda se limitava a fazer sua versão de clássicos do blues, foi só com o passar do tempo que eles começaram a escrever as próprias músicas.

Rolling Stones - Mais Novidades

Fonte: Divulgação - Totally Stripped DVD
Fonte: Divulgação - Totally Stripped DVD
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1963, o grupo fez sucesso com "I Wanna Be Your Man", mas se tratava de uma composição de Lennon & McCartney. O primeiro grande hit autoral chegou em 1965 com "(I Can't Get No) Satisfaction", de seu quarto álbum, "Out of Our Heads".

Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, para a Rolling Stone Keith Richards revelou que o riff principal chegou através de um sonho: "Eu acordei no meio da noite. Tinha um gravador de [fitas] cassette ao lado da cama e um violão, na manhã seguinte, eu acordei e a fita estava lá no final. Então eu a rebobinei e lá estava 30 segundos daquele riff — 'Da-da da-da-da, I can't get no satisfaction' — e o resto da fita era eu roncando."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No dia 6 de maio de 1965, Mick Jagger pegou aquele título e, inspirado em "I Can't Be Satisfied", de Muddy Waters, escreveu a letra em 10 minutos na piscina do hotel. Em entrevista à Rolling Stone ele contou que ela sintetizava "minha visão de mundo, minha frustração com tudo" e "uma mera agressividade adolescente". "Ela era sobre os Estados Unidos", disse o vocalista, "a síndrome da publicidade, a constante barreira."

Na edição de dezembro de 1992 da revista Guitar Player, Richards disse: [Em 'Satisfaction'] eu estava sedento por mais distorção: 'Esse riff tem que soar realmente pesado e marcante! Queimamos amplificadores tentando", prosseguiu, "mas não estava rolando. Foi aí que [o tecladista] Ian Stewart foi na esquina [numa loja de instrumentos] e voltou com uma caixinha de distorção: 'Experimenta isso'." A tal "caixinha" era nada menos que o primeiro pedal lançado pela Gibson, o Maestro FZ-1 Fuzz-Tone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em sua autobiografia, ele completou: "Eu tinha metais em mente, tentando imitar o som deles para botar na faixa depois que gravamos. Mas não tínhamos nenhum instrumento de sopro, e eu ia fazer apenas um retoque. A distorção veio bem a calhar, para que eu pudesse dar forma ao que era para os metais terem feito. Mas aquela distorção nunca tinha sido ouvida antes, e aquele foi o som que chamou a atenção de todo mundo."

Charlie Watts em entrevista para a NPR comentou a batida da música: "Eu não sei se Pretty Woman [de Roy Orbison] veio antes, e tinha outra também de Stevie Wonder ['Uptight (Everything's Alright)', de 1966] que tinha aquele tipo de batida. Foram na mesma época, talvez. Muitas musicas pop, como você pode chamá-las, são construídas ao redor do ritmo do momento. Sabe, disco [music], algo assim. E aquela era a batida do momento na época."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"(I Can't Get No) Satisfaction" foi gravada em 12 de maio; e lançada como single nos Estados Unidos em 5 de junho e na Inglaterra em 20 de Agosto. Chegando ao topo das paradas em ambos os países (e em muitos outros), vendeu 400 mil cópias no Reino Unido e passou de 1 milhão na terra do Tio Sam.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Garcia

Sou redator e tradutor freelancer e escritor, autor do livro de contos Liber IMP. Ouço rock desde pequeno, leio coisas sobre bandas desde sempre e escrevo sobre ela já tem anos. Cresci como fã de Iron Maiden e paladino do rock, mas já me tratei. Hoje sou fã de nomes como Beatles, David Bowie, The Cure, Kraftwerk e Velvet Underground, e de cenas como a Londres psicodélica, a Nova Iorque proto-punk e a Manchester pós-punk. Escrevo notas e notícias rápidas para o Whiplash.Net visando compartilhar conteúdo relevante sobre música e cultura pop.
Mais matérias de André Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS