A cínica reação de Bob Dylan ao ouvir o "Sgt. Pepper's", dos Beatles, pela primeira vez
Por André Garcia
Postado em 28 de agosto de 2022
Em 1964, quando se encontraram pela primeira vez, os Beatles e Bob Dylan estavam no topo, mas cada um vivia em um mundo diferente: enquanto os ingleses era uma febre da música pop e arrastavam hordas de adolescentes histéricas por onde passavam, o americano era o herói da contracultura folk para universitários e intelectuais.
Depois daquele encontro, os Beatles ficaram mais Bob Dylan, fazendo música mais introspectiva, e buscando explorar novas sonoridades. E Bob Dylan também ficou mais Beatles, trocando o violão pela guitarra elétrica e adotando o uso de uma banda de apoio.
Dessa forma, em 1967, apenas três anos depois, eles já haviam se transformado em versões evoluídas de si mesmos: Dylan ainda promovia o "Blonde on Blonde", lançado no ano anterior, enquanto os Beatles em 26 de maio lançaram "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, pouco antes do lançamento McCartney encontrou Bob Dylan em um hotel para tocar para ele o disco — recebedo um cínico comentário em resposta. Segundo Joshua M. Green no livro Here Comes The Sun: The Spiritual And Musical Journey Of George Harrison, após ouvir o álbum, o trovador americano se limitou a dar um sorriso sarcástico e dizer: "Ah, entendi. Vocês não querem mais ser bonitinhos."
"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi o oitavo álbum dos Beatles, o primeiro produzido após o quarteto abandonar os shows ao vivo para se dedicar exclusivamente às gravações. E, como mordazmente observado por Dylan, naquele momento eles estavam realmente querendo se livrar da imagem de boy band para serem reconhecidos como artistas sérios. Objetivo esse que alcançaram, afinal de contas, o disco é até hoje considerado umas das maiores e mais importantes obras musicais de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps