A cínica reação de Bob Dylan ao ouvir o "Sgt. Pepper's", dos Beatles, pela primeira vez
Por André Garcia
Postado em 28 de agosto de 2022
Em 1964, quando se encontraram pela primeira vez, os Beatles e Bob Dylan estavam no topo, mas cada um vivia em um mundo diferente: enquanto os ingleses era uma febre da música pop e arrastavam hordas de adolescentes histéricas por onde passavam, o americano era o herói da contracultura folk para universitários e intelectuais.
Beatles - Mais Novidades
Depois daquele encontro, os Beatles ficaram mais Bob Dylan, fazendo música mais introspectiva, e buscando explorar novas sonoridades. E Bob Dylan também ficou mais Beatles, trocando o violão pela guitarra elétrica e adotando o uso de uma banda de apoio.
Dessa forma, em 1967, apenas três anos depois, eles já haviam se transformado em versões evoluídas de si mesmos: Dylan ainda promovia o "Blonde on Blonde", lançado no ano anterior, enquanto os Beatles em 26 de maio lançaram "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, pouco antes do lançamento McCartney encontrou Bob Dylan em um hotel para tocar para ele o disco — recebedo um cínico comentário em resposta. Segundo Joshua M. Green no livro Here Comes The Sun: The Spiritual And Musical Journey Of George Harrison, após ouvir o álbum, o trovador americano se limitou a dar um sorriso sarcástico e dizer: "Ah, entendi. Vocês não querem mais ser bonitinhos."
"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi o oitavo álbum dos Beatles, o primeiro produzido após o quarteto abandonar os shows ao vivo para se dedicar exclusivamente às gravações. E, como mordazmente observado por Dylan, naquele momento eles estavam realmente querendo se livrar da imagem de boy band para serem reconhecidos como artistas sérios. Objetivo esse que alcançaram, afinal de contas, o disco é até hoje considerado umas das maiores e mais importantes obras musicais de todos os tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
A pergunta do Ibagenscast a Dave Mustaine que fez André Barcinski parabenizar o podcast
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Rock in Rio 2026 revela palco com Diogo Defante, João Gordo e Supercombo; veja lista
O Rappa abandonou Marcelo Yuka? Baixista nega e esclarece os fatos
Por que Geddy Lee não queria "Tom Sawyer" em álbum do Rush? O próprio explica
Slayer e Dimmu Borgir juntos no Brasil? Site mexicano afirma que sim.
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Malevolent Creation e Mystic Circle anunciam show exclusivo no Brasil
O solo super simples mas que George Harrison via como uma aula de guitarra
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
As 18 expressões e referências britânicas em hits dos Beatles que muita gente não entende
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
O álbum dos Beatles que todos amam e John Lennon elogiou, mas depois ficou com um pé atrás
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
O hit dos Beatles que Paul McCartney odiou: "Ninguém me perguntou o que eu achava"


