A resposta de Keith Richards quando perguntado se ele foi o pai do punk
Por André Garcia
Postado em 19 de setembro de 2022
O rock nasceu nos Estados Unidos em meados da década de 50 como algo simples e divertido. Na Inglaterra, na década seguinte, bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who elevaram o rock ao status de obra de arte, o que abriu espaço para o surgimento das primeiras bandas de rock progressivo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Nomes como Yes e Genesis ficaram conhecidos por músicas longas, complexas e pretensiosas, combinando influências de blues com jazz, música clássica e muito mais. Em 1977, o punk surgiu com tudo para acabar com aquela "chatice" e tornar o rock simples e divertido novamente. O movimento punk rompeu com as antigas bandas, consideradas vendidas, como The Who e Rolling Stones — embora, paradoxalmente, tivesse seus antigos álbuns como maiores influências.
Em entrevista do final dos anos 70, disponível no YouTube, Keith Richards foi perguntado se ele se considerava o pai do punk:
"Eu nem lá estava, cara [risos]! É, sei lá... Eu nem posso falar muito bem porque eu não estava na Inglaterra naquela época. Eu só sei dos ataques que recebemos ao longo dos anos. Algumas coisas [do punk] eu curti, outras não. Acredito que o que eles estavam tentando fazer era soar como aquilo que eles ouviam quando eram moleques, sabe? O que calhou de ser nossos álbuns das antigas. Eles curtiam aquilo. Eu só não acho que eles tiveram tempo o bastante para pensar nas músicas, era mais como um teatro. Aquela coisa de punk era como atores."
O punk surgiu nos Estados Unidos, em Nova Iorque, com bandas como New York Dolls e Ramones. Pouco depois, chegou à Inglaterra com Sex Pistols, The Clash, Damned, Buzzcocks e muitos outros. Tratou-se de um movimento efêmero, que chegou com tudo e logo implodiu — no começo dos anos 80 a maioria das bandas já não existia mais, ou partiram para outros estilos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
O fenômeno britânico que é o atual ditador das regras do metal, segundo Lucas Inutilismo
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Dave Grohl fala pela primeira vez sobre traição e filha fora do casamento
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal


Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince


