A resposta de Keith Richards quando perguntado se ele foi o pai do punk
Por André Garcia
Postado em 19 de setembro de 2022
O rock nasceu nos Estados Unidos em meados da década de 50 como algo simples e divertido. Na Inglaterra, na década seguinte, bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who elevaram o rock ao status de obra de arte, o que abriu espaço para o surgimento das primeiras bandas de rock progressivo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Nomes como Yes e Genesis ficaram conhecidos por músicas longas, complexas e pretensiosas, combinando influências de blues com jazz, música clássica e muito mais. Em 1977, o punk surgiu com tudo para acabar com aquela "chatice" e tornar o rock simples e divertido novamente. O movimento punk rompeu com as antigas bandas, consideradas vendidas, como The Who e Rolling Stones — embora, paradoxalmente, tivesse seus antigos álbuns como maiores influências.
Em entrevista do final dos anos 70, disponível no YouTube, Keith Richards foi perguntado se ele se considerava o pai do punk:
"Eu nem lá estava, cara [risos]! É, sei lá... Eu nem posso falar muito bem porque eu não estava na Inglaterra naquela época. Eu só sei dos ataques que recebemos ao longo dos anos. Algumas coisas [do punk] eu curti, outras não. Acredito que o que eles estavam tentando fazer era soar como aquilo que eles ouviam quando eram moleques, sabe? O que calhou de ser nossos álbuns das antigas. Eles curtiam aquilo. Eu só não acho que eles tiveram tempo o bastante para pensar nas músicas, era mais como um teatro. Aquela coisa de punk era como atores."
O punk surgiu nos Estados Unidos, em Nova Iorque, com bandas como New York Dolls e Ramones. Pouco depois, chegou à Inglaterra com Sex Pistols, The Clash, Damned, Buzzcocks e muitos outros. Tratou-se de um movimento efêmero, que chegou com tudo e logo implodiu — no começo dos anos 80 a maioria das bandas já não existia mais, ou partiram para outros estilos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Iron Maiden adia pausa e estende turnê "Run for Your Lives" até 2027
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon
Os clássicos que nem os próprios autores do Iron Maiden e do Metallica poupam
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
5 cantoras que poderiam substituir Floor Jansen no Nightwish sem problemas
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
O clássico de Raul Seixas que é tão agudo que até Xororó pediu para baixar o tom


Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
O lendário músico que Keith Richards lamenta nunca ter conseguido ver ao vivo
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A "banda de merda" com quem Mick Jagger odiava ser comparado, e que o tempo sepultou
Tina Turner revela o rockstar pelo qual ela "sempre teve um crush"


