A resposta de Keith Richards quando perguntado se ele foi o pai do punk
Por André Garcia
Postado em 19 de setembro de 2022
O rock nasceu nos Estados Unidos em meados da década de 50 como algo simples e divertido. Na Inglaterra, na década seguinte, bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who elevaram o rock ao status de obra de arte, o que abriu espaço para o surgimento das primeiras bandas de rock progressivo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Nomes como Yes e Genesis ficaram conhecidos por músicas longas, complexas e pretensiosas, combinando influências de blues com jazz, música clássica e muito mais. Em 1977, o punk surgiu com tudo para acabar com aquela "chatice" e tornar o rock simples e divertido novamente. O movimento punk rompeu com as antigas bandas, consideradas vendidas, como The Who e Rolling Stones — embora, paradoxalmente, tivesse seus antigos álbuns como maiores influências.
Em entrevista do final dos anos 70, disponível no YouTube, Keith Richards foi perguntado se ele se considerava o pai do punk:
"Eu nem lá estava, cara [risos]! É, sei lá... Eu nem posso falar muito bem porque eu não estava na Inglaterra naquela época. Eu só sei dos ataques que recebemos ao longo dos anos. Algumas coisas [do punk] eu curti, outras não. Acredito que o que eles estavam tentando fazer era soar como aquilo que eles ouviam quando eram moleques, sabe? O que calhou de ser nossos álbuns das antigas. Eles curtiam aquilo. Eu só não acho que eles tiveram tempo o bastante para pensar nas músicas, era mais como um teatro. Aquela coisa de punk era como atores."
O punk surgiu nos Estados Unidos, em Nova Iorque, com bandas como New York Dolls e Ramones. Pouco depois, chegou à Inglaterra com Sex Pistols, The Clash, Damned, Buzzcocks e muitos outros. Tratou-se de um movimento efêmero, que chegou com tudo e logo implodiu — no começo dos anos 80 a maioria das bandas já não existia mais, ou partiram para outros estilos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política

A banda que vendeu 100 milhões de discos e Keith Richards chamou de poser
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard
Rolling Stones anuncia reedição do álbum "Foreign Tongues" com 5 faixas extras
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
A "banda de merda" com quem Mick Jagger odiava ser comparado, e que o tempo sepultou
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava


