The Who: A opinião de John Entwistle sobre baixistas de heavy metal
Por André Garcia
Postado em 08 de setembro de 2022
Curiosamente, muitos músicos que influenciaram o heavy metal não são fãs do gênero, e até já chegaram a o esnobar. Ginger Baker, Jimmy Page, Geddy Lee e Ritchie Blackmore são alguns exemplos. Também está nessa lista o The Who, que tanto influenciou o rock pesado com seu seminal álbum ao vivo "Live at Leeds" (1970).
Por conta de seu impecável trabalho no fogo cruzado musical entre Pete Townshend e Keith Moon, o baixista John Entwistle inspirou nomes como Lemmy Kilmister, do Motörhead. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista na França para o Institut National de L’audiovisuel, em 1990, ele foi perguntado sobre as bandas de metal, e mostrou não admirar muito os baixistas daquele estilo.
"Heavy metal eu acho muito limitado, porque a maioria dos baixistas deixa tudo de lado e faz barulho com o dedão. A maioria dos baixistas se concentra no ritmo, então todo aquele baixo de caroneiro [imita um caroneiro erguendo o dedão] eu acho muito restritivo. É um som percussivo demais, que não percorre a plateia."
"Eu sinto que a essa altura tudo já foi feito. Quer dizer, eu posso aprender a tocar mais rápido ou de um jeito diferente… mas há apenas um número limitado de combinações de notas e acordes", concluiu.
Em 1981, enquanto promovia seu oitavo álbum, o primeiro sem Keith Moon, "Face Dances", Entwistle em entrevista para a Rolling Stone declarou: "É como estar em duas bandas diferentes. No palco, somos quase heavy metal; no disco é tão sem peso… Aquilo foi realmente uma falha. O único disco do The Who que eu ainda ouço muito é 'Live at Leeds'. Aquele foi o mais pesado que já fizemos. Talvez devêssemos gravar o próximo álbum ao vivo — pelo menos assim soaria como nós."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps