The Who: A opinião de John Entwistle sobre baixistas de heavy metal
Por André Garcia
Postado em 08 de setembro de 2022
Curiosamente, muitos músicos que influenciaram o heavy metal não são fãs do gênero, e até já chegaram a o esnobar. Ginger Baker, Jimmy Page, Geddy Lee e Ritchie Blackmore são alguns exemplos. Também está nessa lista o The Who, que tanto influenciou o rock pesado com seu seminal álbum ao vivo "Live at Leeds" (1970).
Who - Mais Novidades
Por conta de seu impecável trabalho no fogo cruzado musical entre Pete Townshend e Keith Moon, o baixista John Entwistle inspirou nomes como Lemmy Kilmister, do Motörhead. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista na França para o Institut National de L’audiovisuel, em 1990, ele foi perguntado sobre as bandas de metal, e mostrou não admirar muito os baixistas daquele estilo.
"Heavy metal eu acho muito limitado, porque a maioria dos baixistas deixa tudo de lado e faz barulho com o dedão. A maioria dos baixistas se concentra no ritmo, então todo aquele baixo de caroneiro [imita um caroneiro erguendo o dedão] eu acho muito restritivo. É um som percussivo demais, que não percorre a plateia."
"Eu sinto que a essa altura tudo já foi feito. Quer dizer, eu posso aprender a tocar mais rápido ou de um jeito diferente… mas há apenas um número limitado de combinações de notas e acordes", concluiu.
Em 1981, enquanto promovia seu oitavo álbum, o primeiro sem Keith Moon, "Face Dances", Entwistle em entrevista para a Rolling Stone declarou: "É como estar em duas bandas diferentes. No palco, somos quase heavy metal; no disco é tão sem peso… Aquilo foi realmente uma falha. O único disco do The Who que eu ainda ouço muito é 'Live at Leeds'. Aquele foi o mais pesado que já fizemos. Talvez devêssemos gravar o próximo álbum ao vivo — pelo menos assim soaria como nós."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant


O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
A banda mais insana ao vivo para Jack Black, pois os caras alopravam no palco
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
A lenda do rock que Pete Townshend odeia: "Nos copiaram e ficaram maiores que nós"


