A opinião de John Frusciante sobre Eddie Van Halen e Randy Rhoads
Por André Garcia
Postado em 04 de setembro de 2022
O Red Hot Chili Peppers surgiu no começo dos anos 80, e foi gradualmente ganhando popularidade com seu efervescente caldeirão musical. No final da década se juntou ao grupo o guitarrista John Frusciante, que como poucos era capaz de dominar e misturar punk, funk, experimentalismos e belas melodias. Com ele, a banda chegou ao topo e passou a rodar o mundo lotando estádios.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Frusciante, notoriamente fanático por Jimi Hendrix, tem nele possivelmente sua maior influência. Entretanto, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em recente entrevista para a Guitar World, ele revelou também possuir grande admiração por guitarristas mais técnicos, como Eddie Van Halen e Randy Rhoads.
"Eu realmente amo guitarristas como Randy Rhoads e Eddie Van Halen, pelo jeito como eles faziam o instrumento explodir com a mão e técnicas com a alavanca. Mas eu também curto como caras como Greg Ginn ou Kurt Cobain tocam, sem ligar muito para técnica — por mais que haja todo tipo de técnicas não-convencionais lá. Mas o foco era certamente uma coisa mais visceral."
"Eventualmente, quando estávamos gravando, meu conceito era encontrar uma ponte entre aquelas duas concepções: a ideia de fazer [a guitarra] explodir com a eletricidade da energia humana chegando pelas cordas. Além disso, explorando todas as possibilidades do instrumento em termos técnicos, Eddie Van Halen e Randy Rhoads contribuíram muito para o desenvolvimento delas. Eu vejo eles com as raízes no que Jeff Beck fez com 'Blow By Blow' e 'Wired'."
Em 2006, o Red Hot lançou o clipe de "Dani California", onde aborda a história do rock parodiando o clássico rock de Elvis Presley, o glam rock de David Bowie, o horror punk dos Misfits, o grunge do Nirvana em seu álbum acústico, e por aí vai. Na parte em que a banda brinca com o metal farofa dos clones do Mötley Crüe, Frusciante chamou atenção com uma guitarra muito parecida com as do Van Halen. No making of do vídeo ele falou sobre ela:
"Na verdade, é minha. Eu comprei a pouco tempo. Foi feita com base na guitarra que Eddie Van Halen usa na capa do 'Van Halen I'. Eu não diria [que sou um] headbanger, mas curto os melhores dos guitarristas que tocam rápido, com um estilo chamativo, como Randy Rhoads, Steve Vai e esses caras."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
A pior faixa do clássico "Led Zeppelin IV", de acordo com a Classic Rock
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O cantor que Brian Johnson considera tudo o que um vocalista de rock deveria ser



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O músico que voltou do fundo do poço para salvar o Red Hot Chili Peppers
Anthony Kiedis afirma que ficava nervoso quando conversava com Kurt Cobain


