A opinião de John Frusciante sobre Eddie Van Halen e Randy Rhoads
Por André Garcia
Postado em 04 de setembro de 2022
O Red Hot Chili Peppers surgiu no começo dos anos 80, e foi gradualmente ganhando popularidade com seu efervescente caldeirão musical. No final da década se juntou ao grupo o guitarrista John Frusciante, que como poucos era capaz de dominar e misturar punk, funk, experimentalismos e belas melodias. Com ele, a banda chegou ao topo e passou a rodar o mundo lotando estádios.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Frusciante, notoriamente fanático por Jimi Hendrix, tem nele possivelmente sua maior influência. Entretanto, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em recente entrevista para a Guitar World, ele revelou também possuir grande admiração por guitarristas mais técnicos, como Eddie Van Halen e Randy Rhoads.
"Eu realmente amo guitarristas como Randy Rhoads e Eddie Van Halen, pelo jeito como eles faziam o instrumento explodir com a mão e técnicas com a alavanca. Mas eu também curto como caras como Greg Ginn ou Kurt Cobain tocam, sem ligar muito para técnica — por mais que haja todo tipo de técnicas não-convencionais lá. Mas o foco era certamente uma coisa mais visceral."
"Eventualmente, quando estávamos gravando, meu conceito era encontrar uma ponte entre aquelas duas concepções: a ideia de fazer [a guitarra] explodir com a eletricidade da energia humana chegando pelas cordas. Além disso, explorando todas as possibilidades do instrumento em termos técnicos, Eddie Van Halen e Randy Rhoads contribuíram muito para o desenvolvimento delas. Eu vejo eles com as raízes no que Jeff Beck fez com 'Blow By Blow' e 'Wired'."
Em 2006, o Red Hot lançou o clipe de "Dani California", onde aborda a história do rock parodiando o clássico rock de Elvis Presley, o glam rock de David Bowie, o horror punk dos Misfits, o grunge do Nirvana em seu álbum acústico, e por aí vai. Na parte em que a banda brinca com o metal farofa dos clones do Mötley Crüe, Frusciante chamou atenção com uma guitarra muito parecida com as do Van Halen. No making of do vídeo ele falou sobre ela:
"Na verdade, é minha. Eu comprei a pouco tempo. Foi feita com base na guitarra que Eddie Van Halen usa na capa do 'Van Halen I'. Eu não diria [que sou um] headbanger, mas curto os melhores dos guitarristas que tocam rápido, com um estilo chamativo, como Randy Rhoads, Steve Vai e esses caras."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
O baixista que fez Geezer Butler entender o que queria fazer no Black Sabbath
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"

O baixista que fez Flea sentir alegria, dor e sofrimento em cada nota
Nada de "give it away": Red Hot Chili Peppers fatura alto com venda de catálogo
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Red Hot Chili Peppers transformam décadas de hits em negócio bilionário ao vender catálogo
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
O baixista que fez teste com o Metallica por insistência de Flea, do Red Hot Chili Peppers
O cultuado vocalista que Gastão Moreira acha que deixa a desejar: "Seria eliminado do The Voice"


