A opinião de John Frusciante sobre Eddie Van Halen e Randy Rhoads
Por André Garcia
Postado em 04 de setembro de 2022
O Red Hot Chili Peppers surgiu no começo dos anos 80, e foi gradualmente ganhando popularidade com seu efervescente caldeirão musical. No final da década se juntou ao grupo o guitarrista John Frusciante, que como poucos era capaz de dominar e misturar punk, funk, experimentalismos e belas melodias. Com ele, a banda chegou ao topo e passou a rodar o mundo lotando estádios.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Frusciante, notoriamente fanático por Jimi Hendrix, tem nele possivelmente sua maior influência. Entretanto, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em recente entrevista para a Guitar World, ele revelou também possuir grande admiração por guitarristas mais técnicos, como Eddie Van Halen e Randy Rhoads.
"Eu realmente amo guitarristas como Randy Rhoads e Eddie Van Halen, pelo jeito como eles faziam o instrumento explodir com a mão e técnicas com a alavanca. Mas eu também curto como caras como Greg Ginn ou Kurt Cobain tocam, sem ligar muito para técnica — por mais que haja todo tipo de técnicas não-convencionais lá. Mas o foco era certamente uma coisa mais visceral."
"Eventualmente, quando estávamos gravando, meu conceito era encontrar uma ponte entre aquelas duas concepções: a ideia de fazer [a guitarra] explodir com a eletricidade da energia humana chegando pelas cordas. Além disso, explorando todas as possibilidades do instrumento em termos técnicos, Eddie Van Halen e Randy Rhoads contribuíram muito para o desenvolvimento delas. Eu vejo eles com as raízes no que Jeff Beck fez com 'Blow By Blow' e 'Wired'."
Em 2006, o Red Hot lançou o clipe de "Dani California", onde aborda a história do rock parodiando o clássico rock de Elvis Presley, o glam rock de David Bowie, o horror punk dos Misfits, o grunge do Nirvana em seu álbum acústico, e por aí vai. Na parte em que a banda brinca com o metal farofa dos clones do Mötley Crüe, Frusciante chamou atenção com uma guitarra muito parecida com as do Van Halen. No making of do vídeo ele falou sobre ela:
"Na verdade, é minha. Eu comprei a pouco tempo. Foi feita com base na guitarra que Eddie Van Halen usa na capa do 'Van Halen I'. Eu não diria [que sou um] headbanger, mas curto os melhores dos guitarristas que tocam rápido, com um estilo chamativo, como Randy Rhoads, Steve Vai e esses caras."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso

Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O músico que voltou do fundo do poço para salvar o Red Hot Chili Peppers
Anthony Kiedis afirma que ficava nervoso quando conversava com Kurt Cobain


