O motivo pelo qual Neil Young tocou no Woodstock e achou "uma palhaçada"
Por André Garcia
Postado em 16 de outubro de 2022
A música folk andava em baixa até o começo dos anos 60, com o surgimento da cena de Greenwhich Village, em Nova Iorque. Lá uma nova geração de músicos, encabeçada por Bob Dylan e Joan Baez, que não apenas renovou o gênero como o levou ao topo das paradas de sucesso. Dessa forma, na segunda metade da década já havia diversos astros na música folk.
No final de 1967, o The Byrds demitiu David Crosby; no começo do ano seguinte, o Buffallo Springfield (de Stephen Stills e Neil Young) se separou; e no começo de 69 Graham Nash saiu do The Hollies. Juntos, eles decidiram formar o grupo Crosby, Nash & Stills, que naquele mesmo ano lançou seu álbum de estreia, autointitulado.
Neil Young, que flopou com seu primeiro álbum solo, se tornou um astro com o segundo, "Everybody Knows This is Nowhere" (1969), e pouco depois se juntou ao super trio folk, que mudou de nome para Crosby, Stills, Nash & Young. Já em sua segunda apresentação com a banda, ele tocou nada menos do que no lendário festival Woodstock.
No entanto, engana-se quem pensa que o canadense possui boas recordações do evento — muito pelo contrário. Conforme publicado pela Far Out Magazine, ele achou o Woodstock uma verdadeira m*rda, e detestou a experiência de fazer parte daquilo:
"O Woodstock foi uma palhaçada de show", cravou ele. "Uma bela m*erda. Nós tocamos mal pra c*ralho. Ninguém estava nem aí para a música. Para mim, Stephen [Stills] estava empolgado até demais com aquela multidão toda. Todo mundo estava em uma onda hollywoodiana com aqueles p*rras daquelas câmeras. Eles estavam tocando mais para as câmeras do que para a plateia! Eu via todo mundo mudando suas performances para as p*rras das câmeras, e achei aquilo uma palhaçada. Todos aqueles c*zões filmando, todo mundo se deixando levar por quão legais eles são… eu não estava nem aí."
Em entrevista para Howard Stern em 2014, Young corroborou: "Eu não gostei das p*rras das câmeras, elas não tinham que estar no palco. São câmeras! Usa o zoom, ô imbecil!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps