RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O membro do Pink Floyd que era o "Sid Vicious original", segundo John Lydon

O hit do "Quatro Coiotes" que é o ponto alto musical RPM, segundo Fernando Deluqui

A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi

O acidente quase fatal que inspirou canção do Lynyrd Skynyrd e era um presságio

Morre Sonny Curtis, parceiro de Buddy Holly e autor de "I Fought the Law"

Como uma simples moedinha decidiu o futuro de Jimi Hendrix e sua banda

O profundo significado do apelido "Wolverine Valadão" para Nasi, segundo o próprio

Para vocalista, Sabaton é a última banda de heavy metal clássico na cena

Por que Titãs não aderiu ao boicote contra o Rock in Rio em 2001? Sérgio Britto explica

Quando Cliff Burton fez besteira e Kirk Hammett temeu que o Metallica seria expulso

Produtor confirma que os Rolling Stones estão trabalhando em novas músicas

A resposta de Dinho Ouro Preto à primeira pergunta que Renato Russo lhe fez na vida

Ex-vocalista do Accept diz que Udo é seu único amigo no núcleo que envolve a banda

Justin Hawkins (The Darkness) reafirma críticas a Yungblud, mas pede paz

"Se eu consegui, qualquer um consegue", diz guitarrista do Judas Priest sobre ser famoso


70000TonsOfMetal

Quando Neil Young disse que "para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses"

Por
Postado em 22 de julho de 2025

Nos anos 1980, muita gente vivia dizendo repetidamente que o contexto do rock havia mudado pra pior. Neil Young não fugia dessa opinião, mas para ele havia um culpado bem claro: a MTV. Em entrevista concedida em 1990 para a Vox, Young disse que a popularização dos videoclipes foi responsável por tirar da música seu "mistério natural" e sua profundidade. Segundo ele, quando o público era exposto apenas à música, dependia da própria imaginação para interpretar. Com os vídeos, tudo ficou pronto e mastigado.

Neil Young - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Warner Music - DH Lovelife
Foto: Warner Music - DH Lovelife

"Foi isso que mudou o contexto. A MTV tentando visualizar a música acabou automaticamente tirando dela grande parte do seu mistério e profundidade natural. Antes do videoclipe, quando as pessoas tinham contato com a música, precisavam confiar na própria capacidade de imaginar... a não ser que estivessem em algum tipo de estado alterado por alguma droga", afirmou.

Young também comentou sobre o cenário do rock nos Estados Unidos no início dos anos 1990. Para ele, naquele momento, o rock americano era representado pelo Guns N' Roses, banda que muita gente dizia ser uma "má influência", mas que ele via de outro modo. "Hoje na América, para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses. As pessoas os chamam de maus, mas eles são apenas garotos. Ou pelo menos eram. É preciso lembrar que foram os (fãs) garotos que fizeram do Guns N' Roses o que eles são, e não o contrário", observou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na mesma conversa, Neil Young falou sobre a questão das drogas, que já aparecia como um tema inevitável nas letras da época. Ele chegou a mencionar o guitarrista Izzy Stradlin, com quem o entrevistador tinha conversado meses antes, e que dizia que a América parecia estar à beira de uma guerra contra as drogas. Para Young, essa guerra já tinha começado, e não era um assunto distante para ele.

"Eu acho que ele provavelmente está certo. Eu acho que isso já está acontecendo. As letras de 'Rockin' in the Free World' são só uma descrição dos fatos que acontecem todos os dias na América. Claro, eu me preocupo com meus filhos - especialmente com meu filho mais velho. E ele é fã do Guns N' Roses! Ele tem que encarar 'drogas' todos os dias no pátio da escola, drogas que são muito mais fortes do que qualquer coisa que me ofereceram em todos os meus anos como músico profissional."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda assim, Neil Young não via as drogas como um inimigo invencível. Para ele, o maior problema era outro. "Tenho que dizer, pela minha experiência, que as drogas são superáveis. Drogas são passageiras. O ambiente, esse é um problema completamente diferente. Nós simplesmente temos que encarar o fato de que causamos danos a este mundo que talvez não possamos reverter. Temos que tentar salvar este planeta. Para mim, é isso. De qualquer forma, as chances são de que ele exploda na nossa cara logo. E, comparado com essa realidade, 'drogas' são só drogas."

No fim das contas, Neil Young parecia muito mais preocupado com o futuro do planeta do que com o destino do rock ou com a fama de "perigosos" que cercava o Guns N' Roses. Para ele, as drogas eram um problema sério, mas passageiro - algo que as pessoas poderiam superar. Já a destruição do meio ambiente era um ponto sem volta, uma ameaça real que colocava em risco toda a humanidade. Young via o impacto das ações humanas no planeta como um desafio urgente, maior do que qualquer crise social ou musical. E, diante disso tudo, o debate sobre a influência das bandas ou as mudanças na indústria do entretenimento soavam como coisas menores, quase banais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS