Quando Neil Young disse que "para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses"
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2025
Nos anos 1980, muita gente vivia dizendo repetidamente que o contexto do rock havia mudado pra pior. Neil Young não fugia dessa opinião, mas para ele havia um culpado bem claro: a MTV. Em entrevista concedida em 1990 para a Vox, Young disse que a popularização dos videoclipes foi responsável por tirar da música seu "mistério natural" e sua profundidade. Segundo ele, quando o público era exposto apenas à música, dependia da própria imaginação para interpretar. Com os vídeos, tudo ficou pronto e mastigado.

"Foi isso que mudou o contexto. A MTV tentando visualizar a música acabou automaticamente tirando dela grande parte do seu mistério e profundidade natural. Antes do videoclipe, quando as pessoas tinham contato com a música, precisavam confiar na própria capacidade de imaginar... a não ser que estivessem em algum tipo de estado alterado por alguma droga", afirmou.
Young também comentou sobre o cenário do rock nos Estados Unidos no início dos anos 1990. Para ele, naquele momento, o rock americano era representado pelo Guns N' Roses, banda que muita gente dizia ser uma "má influência", mas que ele via de outro modo. "Hoje na América, para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses. As pessoas os chamam de maus, mas eles são apenas garotos. Ou pelo menos eram. É preciso lembrar que foram os (fãs) garotos que fizeram do Guns N' Roses o que eles são, e não o contrário", observou.
Na mesma conversa, Neil Young falou sobre a questão das drogas, que já aparecia como um tema inevitável nas letras da época. Ele chegou a mencionar o guitarrista Izzy Stradlin, com quem o entrevistador tinha conversado meses antes, e que dizia que a América parecia estar à beira de uma guerra contra as drogas. Para Young, essa guerra já tinha começado, e não era um assunto distante para ele.
"Eu acho que ele provavelmente está certo. Eu acho que isso já está acontecendo. As letras de 'Rockin' in the Free World' são só uma descrição dos fatos que acontecem todos os dias na América. Claro, eu me preocupo com meus filhos - especialmente com meu filho mais velho. E ele é fã do Guns N' Roses! Ele tem que encarar 'drogas' todos os dias no pátio da escola, drogas que são muito mais fortes do que qualquer coisa que me ofereceram em todos os meus anos como músico profissional."
Ainda assim, Neil Young não via as drogas como um inimigo invencível. Para ele, o maior problema era outro. "Tenho que dizer, pela minha experiência, que as drogas são superáveis. Drogas são passageiras. O ambiente, esse é um problema completamente diferente. Nós simplesmente temos que encarar o fato de que causamos danos a este mundo que talvez não possamos reverter. Temos que tentar salvar este planeta. Para mim, é isso. De qualquer forma, as chances são de que ele exploda na nossa cara logo. E, comparado com essa realidade, 'drogas' são só drogas."
No fim das contas, Neil Young parecia muito mais preocupado com o futuro do planeta do que com o destino do rock ou com a fama de "perigosos" que cercava o Guns N' Roses. Para ele, as drogas eram um problema sério, mas passageiro - algo que as pessoas poderiam superar. Já a destruição do meio ambiente era um ponto sem volta, uma ameaça real que colocava em risco toda a humanidade. Young via o impacto das ações humanas no planeta como um desafio urgente, maior do que qualquer crise social ou musical. E, diante disso tudo, o debate sobre a influência das bandas ou as mudanças na indústria do entretenimento soavam como coisas menores, quase banais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


O solo de uma nota que Eddie Van Halen elegeu como um dos maiores; "um tapa na cara dos virtuoses"
Em protesto contra Trump, Neil Young libera acervo de graça para moradores da Groenlândia
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"


