Led Zeppelin e a fala que Robert Plant tem vergonha mas não tem como apagar da história
Por Bruce William
Postado em 28 de novembro de 2022
Uma das características mais marcantes dos shows do Led Zeppelin eram os improvisos, e não somente dos músicos que muitas vezes duelavam entre si nas longas jams que podiam ultrapassar meia hora de duração, mas também nas falas de Robert Plant.
Led Zeppelin - Mais Novidades
E uma dessas falas improvisadas de Robert Plant que passou para a história aconteceu durante a filmagem do "The Song Remains The Same" em 1973, lançado três anos depois nos cinemas. Foi no momento que a banda está tocando "Stairway To Heaven", e logo após o trecho da letra que diz: "And the forest will echo with laughter", Plant improvisa: "Does anybody remember laughter?"
Conforme relata o Dangerous Mind, a frase, que pode parecer não fazer sentido ("Alguém se lembra do sorriso?", em tradução literal) não soa estranha para quem assistiu no cinema, já que ela meio que adiciona uma vibe meio "psicodélica" naquele momento, fruto do otimismo que ainda florescia na juventude, ainda mais para quem estava nos cinemas lá nos anos setenta. E sem contar que ela combina perfeitamente com a própria letra de "Stairway to Heaven", que por si só já é repleta de referências meio alucinógenas e etéreas. E não foi somente nesta performance que Plant disse essa frase: há vários registros em bootlegs de shows ao vivo que mostram esta frase e também variações em torno dela (numa das mais engraçadas Plant diz "Does anybody remember forests?").
Seja como for, pelo visto Plant não gosta dessa fala pois tentou retirá-la da reedição em DVD e CD do "The Song Remains The Same", conforme contou Mick Wall no livro " When Giants Walked the Earth: A Biography of Led Zeppelin" ("Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra", no Brasil): "O planejamento foi meticuloso, com toda a remixagem do novo DVD e CD do 'The Song Remains The Same' e sequenciamento de faixas e arte gráfica para o 'Mothership' concluídos em maio (2007)".
Prossegue Mick: "Ao contrário do DVD e da arte do "How The West Was Won" de 2003, onde o Page ficou responsável por todos os aspectos da produção, desta vez era Plant quem assumiu a tarefa. E eis a história contada por Kevin Shirley, o talentoso produtor que havia trabalhado com Jimmy no HTWWW estava ajudando Plant no projeto: "Jimmy não se importava muito mas Plant ficava o tempo todo comigo. Quando chegamos naquela parte de 'Stairway' em que ele diz 'Does anybody remember laughter?', o vocalista estremece e pergunta se tem como excluir aquele trecho". "Eu disse pra ele que não, faz parte da história, é algo que todos lembram", conta Kevin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima


Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
A outra banda clássica do Rock que Pete Townshend abomina, além do Led Zeppelin
A extraordinária canção do Led Zeppelin onde Plant lamenta estar privado da liberdade


