O dia que Jeff Beck e Jimmy Page ajudaram o Metallica a tocar Yardbirds com Joe Perry
Por André Garcia
Postado em 02 de novembro de 2022
Na ficção, chama-se crossover reunir dois ou mais personagens de diferentes universos em uma única história. Nos cinemas, um exemplo disso são os filmes dos Vingadores, que colocaram lado a lado os mais diversos personagens do Universo Marvel.
Dessa forma, podemos dizer que foi um verdadeiro crossover do rock o dia em que o Metallica aprendeu com Jimmy Page e Jeff Beck uma música do Yardbirds para tocar com Joe Perry, guitarrista do Aerosmith. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, essa história aconteceu na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame de 2009.
"Quando o Metallica foi introduzido ao [Rock and Roll] Hall of Fame, se não me engano, Jimmy Page e Jeff Beck estavam sendo introduzidos também", contou Joe Perry em entrevista para a A Sides, em 2015. "[Em seguida] toquei com o Metallica. A música era 'Train Kept A Rollin'', mas o Metallica não sabia [tocar ela]. Eles não sabiam tocar 'Train Kept A Rollin''! Aquilo era como um baterista não saber 'Wipeout' [The Surfaris]. Jimmy e Jeff olharam um para o outro, tipo, 'Vamos ter que mostrar a eles como é'."
"Eles usaram o teleprompter, e foi uma batida de trem, mas conseguimos chegar ao fim. Aquilo mostrou como uma geração no rock n roll muda em dois anos. Como disse Alice [Cooper], nós aprendemos com esses caras, mesmo eles sendo poucos anos mais velhos que nós (ou até mais novos)."
Em sua biografia, Rocks: My Life In And Out Of Aerosmith, Perry voltou ao assunto para deixar claro que aquela declaração não teve a intenção de menosprezar o James Hetfield e companhia:
"O Metallica fez grandes músicas, e construiu uma grande reputação. O som deles é original. Eles fizeram por merecer estarem no [Rock and Roll] Hall of Fame. Aquela parada [que eu disse sobre eles] não foi para botar eles para baixo. Eu espero que não tenha soado dessa forma. Não foi a minha intenção."
"Aquilo foi mais uma observação de que cada geração parece ir se distanciando da coisa original. Também que cada geração tem que encontrar uma inspiração. O pessoal ouve algo e fica, tipo, 'eu gosto disso' ou 'eu não gosto disso'. Pode ser aquela coisa de sentir algo faltando ali, e sentir que você poderia ter feito melhor", concluiu.
A apresentação do Rock and Roll Hall of Fame reuniu, além de Metallica, Jimmy Page, Jeff Beck e Joe Perry, o rolling stone Ron Wood. Confira abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps