George Harrison sobre a participação de Elton John em seu álbum de 1987
Por André Garcia
Postado em 22 de dezembro de 2022
Quando os Beatles se separaram, em 1970, John Lennon e Paul McCartney levaram algum tempo para emplacar como artistas solo. Durante esse período, George Harrison foi o ex-beatle mais bem-sucedido, com o álbum "All Things Must Pass" (1970), embalado por hits como a faixa-título e "My Sweet Lord".
"My Sweet Lord", aliás, que rendeu a ele um longo e desgastante processo de plágio, pelo qual foi condenado a pagar uma verdadeira fortuna. Como consequência, sua relação com a música jamais voltou a ser a mesma, e ele foi se mostrando cada vez mais desinteressado nela.
George Harrison - Mais Novidades
Após anos sem um novo lançamento, em 1987 ele finalmente fez seu tão esperado retorno em grande estilo com o álbum "Cloud #9", considerado um dos melhores trabalhos solo de um ex-beatle. E não era para menos, já que contou com participações para lá de especiais, como seu ex-colega Ringo Starr, Eric Clapton e Elton John. Além disso, possui seus primeiros hits em muito tempo, como "Got My Mind Set on You" e "When We Was Fab".
Em shorts disponível no YouTube, Harrison relembrou como aconteceu a parceria com John:
"Elton é divertido, ele é ótimo. É um cara muito engraçado. Um amigo meu que toca bateria, que até tocou em uma das faixas [de meu novo disco], chamado Ray Cooper. Ele toca na banda de Elton há anos. Quando estávamos em turnê na Austrália, eu decidi gravar esse álbum, e Elton me enviou umas mensagens por Ray dizendo 'Qualquer coisa, se você quiser, posso fazer alguma coisa no álbum'. Então, de volta à Inglaterra, ligamos para ele e dissemos: 'Você está dentro. Amanhã às duas em ponto [risos].' Ele apareceu e... ele é um grande pianista de rock n roll! Ele é bom."
Elton John tocou piano nas faixas "Devil's Radio" e "Wreck of the Hesperus". "Cloud #9" acabou sendo o último álbum de George Harrison, já que "Brainwashed" (2002) foi finalizado após sua morte e lançado postumamente.
George Harrison
Nascido em Liverpool em 1943, foi o integrante mais jovem e calado dos Beatles. Apesar do pouco espaço que tinha na banda, cujo núcleo criativo era a dupla Lennon e McCartney, escreveu alguns de seus maiores sucessos, como "Something" e "Here Comes The Sun".
Em carreira solo, já estreou com o pé direito com o o álbum duplo "All Things Must Pass" (1970) — considerado por muitos o melhor trabalho solo de um ex-Beatle. Na década de 70, foi levado aos tribunais com uma acusação de plágio por "My Sweet Lord". Uma imensa dor de cabeça, aquilo mudou a relação de George com a música, e sua carreira nunca mais foi a mesma.
Recluso e discreto, lançou álbuns esporadicamente ao longo dos anos 80 e 90. Morreu em 2001 após uma batalha contra o câncer de garganta, enquanto gravava seu disco de despedida. Seu filho Dhani concluiu as gravações e lançou "Brainwashed" no ano seguinte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Vocalista Silje Wergeland anuncia saída do The Gathering
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica

O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
A avaliação brutal de George Harrison sobre "Knockin' On Heaven's Door" do Guns N' Roses


