A lenda do rock que George Harrison só gosta de uma música: "Tudo soa igual"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2025
George Harrison pode não ser o beatle mais famoso, mas suas opiniões sobre música sempre foram tudo, menos silenciosas. Por trás da imagem reservada, havia um artista de língua afiada, convicções firmes e uma sinceridade desarmante - qualidades que, de tempos em tempos, causavam constrangimento até entre amigos.
Um desses amigos era Elton John. Os dois se admiravam pessoalmente e compartilhavam o peso da fama, mas, musicalmente, Harrison nunca escondeu que não se impressionava com o autor de "Rocket Man". "O Elton é um cara legal, mas sua música... eu nunca achei grande coisa", disparou o guitarrista em entrevista à India Today em 1976.
George Harrison - Mais Novidades


Na mesma conversa, Harrison explicou que já não via brilho no pop contemporâneo e que seus interesses haviam mudado radicalmente desde os tempos dos Beatles. "Pessoalmente, acho que a música indiana é o que há de melhor. Se eu tivesse que escolher apenas um disco no mundo, escolheria Bismillah Khan, e só." Quando o assunto eram as estrelas do momento, ele preferia os clássicos do soul e do R&B: "Gosto de Tamla-Motown, de Chuck Berry. Meus favoritos são Smokey Robinson, Stevie Wonder e, claro, tudo que o Dylan faz" (via Far Out).

Mas foi ao falar de Elton John que George deixou escapar sua crítica mais dura. "A música de Elton John é algo de que nunca gostei muito. Todas soam iguais, embora ache que ele tenha escrito uma boa música - uma, há muitos anos, claro." E completou com ironia: "A fórmula é sempre a mesma: joga a letra, quatro acordes, sacode bem, e pronto - o novo super hit do Elton John!"
Ainda assim, Elton sempre manteve carinho por Harrison - especialmente depois de o Beatle ter sido uma das vozes que o ajudaram a enfrentar seu vício em drogas nos anos 1980. "Ele me deu várias broncas por causa do meu problema com drogas, e eu sou muito grato por isso", relembrou Elton à Rolling Stone (via Elton John Italy). "George era o sábio dos Beatles. Encontrou algo que valia mais do que fama ou fortuna. Isso o manteve firme até o fim."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps