A nostálgica canção de Raul Seixas que propõe abolir a divisão entre o bem e o mal
Por Bruce William
Postado em 01 de fevereiro de 2023
Neste vídeo da série "Segundou com Raul", Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, destrincha a canção "O Trem das Sete", lançada por Raul Seixas em seu álbum de 1974, "Gita".
Raul Seixas - Mais Novidades
O título da música cita o trem, que é um elemento recorrente nas canções de Raul e que faz parte da nostalgia, das memórias de infância do cantor. Júlio explica no vídeo como e onde estas lembranças de fato aconteceram. "Mas essa letra não é só um punhado de lembranças de infância", explica Júlio. "Ela também é inspirada no ocultismo". O jornalista explica que anos antes de cantar sobre a Sociedade Alternativa, Raul já era influenciado pelo ocultista Aleister Crowley, e esta influência aparece em "O Trem das Sete" no trecho em que ele fala do bem e do mal: "Ói, olhe o mal / Vem de braços e abraços / Com o bem num / Romance astral". Júlio explica que Crowley já dizia isso, que uma nova espiritualidade deveria abolir esta divisão entre o bem e o mal, eram dois lados da mesma moeda.
Não apenas o Crowley dizia isto, mas na verdade este é meio que um padrão das religiões orientais. Neste ponto Júlio mostra no vídeo um trecho do livro "Raul Seixas - Uma Antologia" de Sylvio Passos & Toninho Buda: "É interessante observar que na cultura oriental a Divindade é composta da União entre o Bem e o Mal. Bem diferente da nossa cultura, que busca eliminar o Mal, o lado negativo da vida. Deus para os Orientais não é somente composto das coisas boas. Mas também do medo, da cegueira, da visão, da miséria, da dor, do sofrimento, etc. No final da música 'O Trem das Sete' nós temos novamente essa belíssima imagem da Unidade da Divindade".
Outros aspectos da canção descritos por Júlio, incluindo a ligação com o Novo Aeon ("Nova Era") e o que isto significa podem ser vistos no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Nazareth: um elogio à pertinácia

A versão original em inglês de "Maluco Beleza", segundo parceiro de Raul Seixas
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas


