A resposta sarcástica de Rafael Bittencourt para quem critica timbre de sua guitarra
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de janeiro de 2023
Rafael Bittencourt é guitarrista do Angra e único membro remanescente da formação original. Embora a banda colecione muitos fãs, há aqueles que não curtem o timbre de sua guitarra.
Em entrevista no Amplifica com o músico Bruno Luiz, o assunto de como timbrar guitarras utilizando técnicas digitais surgiu.
"A dica que eu dou para timbrar guitarra com equipamento digital é tentar ser o mais prático possível nisso. É importante entender o fundamento básico do que é tirar um som de guitarra antes de começar a pensar em compressão, equalização e tudo mais. Tem que pensar na fonte do som. Obviamente, a mão faz uma diferença total. Ter mão direita boa, com dinâmica legal. Controlar os momentos em que tem que tocar mais forte ou mais fraco. Tem que pensar as combinações de pedal também. São vários caminhos e hoje temos simulações, plugins etc. Falta para as pessoas a base", disse Bruno Luiz.
Foi então que Rafael Bittencourt completou o raciocínio. "Eu sempre busquei a praticidade, às vezes até demais. Muitas vezes, falam para mim: ‘Por que você está usando essa pedaleira? O som está ruim!’. Eu falo: ‘Mas cabe na mala, né amigo?’ [risos]", disse.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps